Como escolher os sapatos de noiva perfeitos

josefinas bride

Pensa no dia do seu casamento correr alguns quilómetros, dançar até que os seus pés não aguentem mais, ou exibir um pouco do seu estilo pessoal? Estas questões poderão leva-la a pensar no que deverá procurar nuns sapatos de noiva. As dicas seguintes irão ajudá-la a escolher os sapatos de noiva perfeitos.

Quando comprar

Os sapatos de noiva devem ser comprados na altura do vestido do casamento. Não tem de ser comprados no local onde se compra o vestido, mas deverão de estar presentes quando se decidir pelo vestido de casamento, pois quer o estilo quer a altura devem estar ajustados ao vestido de noiva. Se encomendou o vestido a um designer, peça-lhe uma amostra do tecido para procurar uns sapatos que estejam de acordo com a cor e com a textura do vestido; em alternativa leve uma imagem do vestido.

Combinar as cores e texturas   

A textura e cor dos sapatos deve combinar o mais possível com a textura e material do vestido de noiva, mas não entre em pânico por os sapatos não serem exactamente do mesmo tom que o vestido. Os sapatos de noiva não têm de ser exactamente iguais ao vestido. Se mesmo assim desejar que sejam exactamente iguais, pode sempre optar por mandar forrar os seus sapatos com o tecido do vestido.

Material

Não é obrigatório usar sapatos de tecido, ainda que seja recomendável se pretender uma uniformização do look com o vestido. Se encontrou uns sapatos que acha que combinem com o vestido e são de pele  ou de renda, desde que estes complementem o look, são perfeitamente viáveis.

Comprimento do vestido

Se usar um vestido mais curto pode sempre optar por sapatos abertos e mais arrojados, desde que não se esqueça de fazer uma excelente pedicura. Se optar por um vestido comprido e estiver indecisa quanto aos sapatos a usar, opte por sapatos fechados pois muitas vezes não é muito agradável quando a noiva se encontra em andamento verem-se os seus dedos dos pés por debaixo do vestido, dando muitas vezes a sensação que está descalça.

Estilo

Sapatos de noiva podem ser feitos de diversos materiais como a seda, veludo, cetim, brocado, e ter detalhes incorporados como contas, fitas, contas, cristais, ou flores. A forma do sapato pode ser muito variada, podem ser uns stilettos , pumps , abertos no calcanhar   ou até mesmo rasos . Os pumps podem ter uma abertura nos dedos redonda, ou quadrada, e podem ter saltos quadrados ou finos, é tudo uma questão de estilo. 

Conforto

Um dia tão especial não pode ser passado em desconforto. Se estiver habituada a saltos altos , possivelmente estes não serão um impedimento para desfrutar do seu dia especial. No entanto, por uma questão de conforto, há cada vez mais noivas a optarem por sapatos rasos  e sentirem-se nas nuvens do início ao fim da festa. Se por uma questão pessoal gostaria de aparecer nas fotografias de saltos altos, pode sempre optar por estes para a cerimónia e o início da receção e usar sabrinas  no resto da festa. Assim não terá a tentação de andar descalça e estará sempre impecável.
Não se esqueça de experimentar o par com algum tempo de antecedência e de andar com os sapatos em casa se achar que precisam de se adaptar ao seu pé.

Local em questão

O enquadramento do sapato não deve ser só pensado em termos do vestido que se vai usar, mas também do local onde vai decorrer o casamento; por exemplo se o casamento ocorrer numa praia os sapatos devem ser substituídos por sandálias rasas talvez decoradas com pequenos búzios.

Branco?

Os sapatos de noiva não têm de ser brancos. Para além de existirem uma variedade de brancos disponíveis, se quiser dar um toque pessoal aos seus sapatos, pode sempre optar por um toque menos convencional; pode por exemplo combinar uns sapatos prateados  com a restante joalharia que usar, ou pode simplesmente optar por uma outra cor simples e discreta, como por exemplo um rosa . O importante nos sapatos de noiva não é a cor, mas sim o estilo e o look total que ajudam a complementar.

Estilo próprio

O conforto é um elemento a ter em conta, mas não descuide o estilo. Escolher sapatos que complementam o vestido de noiva e mostrem o seu sentido de estilo é algo por vezes um pouco difícil. Muitas vezes a moda dita saltos altos , enquanto o seu estilo pessoal diz que deve escolher uns sapatos rasos . Tenha atenção a este impulso, pois se usar uns sapatos completamente distintos do seu vestido, atrairá toda a atenção para os pés, o que no caso de uma noiva não convém acontecer; o objectivo é que a noiva tenha um aspecto consistente e que brilhe na generalidade e não só num ponto específico.

O ideal

O par de sapatos de noiva ideal será um par de sapatos confortáveis e com estilo. Tente sempre encontrar um certo balanço entre o seu estilo pessoal e o look geral pretendido para o dia do casamento. Os melhores sapatos de casamento são os que a farão sentir linda e sexy.

Artigos relacionados

prenda noivo
Se recebeu o romântico anel de noivado, então talvez retribuir ao noivo, possa ser um gesto ainda mais romântico. O anel de...
Casamento Japonês
Costumes como a troca de alianças, o bolo de casamento, lua-de-mel complementam um casamento japonês.
noivos com o gato
Os animais de estimação são parte da família de cada um, por isso é muito comum que se desejem incluir num dia tão importante...

na galeria

  • decoração com flores

Ferramentas