6 dicas para celebrar um casamento e um batizado em conjunto | O Nosso Casamento

6 dicas para celebrar um casamento e um batizado em conjunto

Inspiração
Recepção e Cerimónia

O casamento é um dia muito especial, tal como um batizado de um filho. E as duas festas reunidas? Certamente que resultam num dia muito bonito, que guardará para sempre na memória! Por vários motivos, há cada vez mais casais que optam por juntar estas duas celebrações num só dia. No entanto, ao começar o planeamento, a questão que surge é sempre a mesma: como conciliar as duas celebrações de forma a que ambas corram bem? E foi a pensar nesta questão que reunimos algumas dicas que vão facilitar a vida a quem está a planear um casamento e um batizado em conjunto. Preparada? J

1. Decoração

A decoração é um dos pontos mais difíceis de acertar quando se decide unir estas duas cerimónias. Afinal, deve ser uma decoração para casamento ou para batizado? Ou uma junção das duas? Esta decisão depende sempre das ideias do casal e se pretendem, ou não, dar mais relevância a uma das celebrações. No entanto, saiba que é perfeitamente possível criar uma decoração perfeita para ambos os eventos. Opte por uma palete de cores neutra, aposte em flores e iluminação com velas e complemente com pequenos complementos alusivos a ambas as cerimónias.

2. Convites

No que diz respeito aos convites, há duas opções: separados ou em conjunto. Caso opte por convites separados, deve seguir os padrões normais para cada cerimónia. Se optar por um convite conjunto, porque não ser a criança (caso já tenha idade) a fazer o convite? Ou então, pode optar por escrever o convite na voz da própria criança, como se fosse ela a convidar para o casamento dos pais e para o próprio batizado. Os convidados vão adorar!

3. Bolo

Opte por dois bolos, um para o casamento e outro para o batizado, sendo que um deles pode ser mais pequeno. Embora seja só uma festa, são duas comemorações diferentes e ambas merecem um bolo em forma de celebração. Abra os bolos em alturas separadas, criem uma atmosfera para romântica para o corte do bolo de casamento e um ambiente mais descontraído e divertido para abrir o bolo do batizado.

4. Entrada na igreja

A entrada na igreja é um momento muito especial e que todas as noivas guardam no coração. Entrar na igreja com um filho, só faz com que este momento seja ainda mais inesquecível. Há diversas formas de entrar na igreja quando se concretizam as duas cerimónias em conjunto. A noiva pode entrar com o pai e com a criança ao colo ou pela mão, pode entrar só com a criança ou, caso a criança já caminhe, esta pode abrir o caminho à noiva sendo menino ou menina das alianças.

5. Vestido de Noiva

O estilo do vestido escolhido só depende de uma coisa: o desejo da noiva! Cada noiva deve casar com o vestido com que sempre sonhou e com que realmente se sente bem. No entanto, é importante que não se esqueça que terá de se encarregar da criança ao longo do dia, pelo que será importante que o vestido seja confortável. Para quem sempre sonhou em casar com um volumoso vestido de princesa, o ideal talvez seja optar por dois vestidos: um para a cerimónia e outro, mais confortável, para a receção.

6. Espaço para as crianças

Visto que parte da festa é dedicada a uma criança, deve existir um espaço especial para que esta possa brincar com os seus amiguinhos. Providencie um espaço confortável e divertido e garanta que há alguém responsável por tomar conta das crianças. Casa que orçamento permita, contrate uma equipa de animadores de crianças – eles vão garantir a diversão da pequenada! Se o tempo estiver bom pode pensar em alugar insufláveis, pois todas as crianças gostam.

 

Imagem: Sara Constança – Life Photography