TU ÉS O TEU PRÓPRIO WEDDING PLANNER!!! | O Nosso Casamento

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TU ÉS O TEU PRÓPRIO WEDDING PLANNER!!!

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#1 Segunda, 24/09/2012 - 10:21
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Silvana Faustino
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Desde: 17.07.2011 - 15:18

TU ÉS O TEU PRÓPRIO WEDDING PLANNER!!!

Olá minhas queridas, aqui têm um guia do que é necessário para o vosso dia de casamento e a sua organização, força miúdas!!!

FELICIDADES!!!

Se é uma noiva demasiado ocupada e não tem tempo para organizar o seu casamento, talvez o melhor seja contratar uma empresa que organize casamentos, ou seja, o seu wedding planner. Estas pessoas ou empresas ficam encarregues de organizar desde os convites, até à escolha de flores e marcação da lua-de-mel. O mais importante é escolher bem a especialista, pois é para os noivos sem tempo, esta é a solução para todos os problemas.

O que deve ter em conta:

1 - Para escolher a empresa, há que te em conta o seguinte: assegurar que a pessoa que iremos contratar inspira confiança total, seja recomendada por alguém e tenha experiência em organização de casamentos. Idealmente, deve ter uma taxa de quase 100% de satisfação dos seus clientes e, tão importante ainda é a sua lista de fornecedores. Devem ser de qualidade e com preços competitivos.

2 - Antes de contratar os seus serviços, descreva (por escrito, se possível) tudo aquilo com que sonhou para este grande dia. Não só facilita o trabalho da empresa, como será mais fácil corresponder às suas expectativas, sem ser decepcionada!

3 - É fundamental criar um bom entendimento entre a especialista que irá organizar o casamento e os noivos. Esta deve conhecer a personalidade dos noivos, de forma a criar uma festa que vá ao encontro do gosto dos noivos.

4 - Para que não haja grandes ilusões ou desilusões, lembre-se que as empresas organizadoras de casamentos trabalham sempre mediante um orçamento. Por isso, comece por estipular o valor que pretende gastar e apresente um orçamento, mediante o qual a empresa saberá até onde pode ir.

5 - Se está a pensar contratar uma empresa, faça-o com alguma antecedência, pelo menos seis meses antes do casamento. Desta forma, terá tempo de escolher entre vários fornecedores, negociar preços, e no final, ter aquilo com que sempre sonhou!

Como agradar aos convidados do casamento

Embora os noivos sejam os principais protagonistas do casamento, a festa é um momento para surpreender e agradar os convidados. Se quiser tornar este momento único e inesquecível, pense em todos os pormenores. Saiba aqui o que pode fazer para que tudo corra como imaginou.

1 - Durante a missa coloquem um missal para que os convidados possam seguir atentamente a cerimónia religiosa.

2 - Enviem um mapa de acesso ao local da festa juntamente com o convite. Ninguém gosta de andar perdido.

3 - Elaborem um plano de mesas e coloquem à entrada da sala onde será servida a refeição, para que os convidados saibam onde sentar-se.

4 - Coloquem um menu em todas as mesas para que os convidados saibam o que vai ser servido.

5 - Tenha um menu alternativo para vegetarianos e para as crianças.

6 - Mesmo que seja um casamento de grande dimensão, cumprimentem todos os convidados e agradeçam a presença de cada um, fazendo-os sentir parte da festa.

7 - Depois do casamento é habitual os noivos enviarem um cartão de visita a agradecer o presente dos convidados. Aproveitem este momento para personalizar o cartão, colocando o nome dos convidados, e fazendo referência ao presente dado por cada um.

8 - Lembre-se de colocar alguns remédios nas casas de banho, prevenindo assim determinados problemas que surjam. Noivos mais atentos aos detalhes podem optar por colocar outros produtos como: collants para as senhoras, verniz, kit de costura, escova de cabelo, baton, rímel e blush, entre outros.

9 - Se quiser surpreender os seus convidados, contrate um cabeleireiro para dar alguns retoques às senhoras.

10 - Antes de os convidados partirem, ofereça qualquer coisa que sirva de recordação da festa, tal como um cd, uma fotografia dos noivos, etc.
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Como elaborar a lista dos convidados do casamento

A lista de convidados

Elaborar a lista de convidados é, para a maioria dos noivos, um motivo de grande stress. As primeiras discussões surgem exactamente no momento em que os pais da noiva (tradicionalmente quem paga a festa) estabelece um número de convites à noiva e respectivo noivo. Começa a batalha: afinal de quem é a festa?

Os pais têm, normalmente, dois objectivos: convidar os seus amigos e limitar o número de convidados, já que o orçamento aumenta ou diminui consoante o número de convidados!

Para além do orçamento, é necessário ter em conta:

1 - Dimensão da igreja e do espaço.

2 - Estilo de casamento. Prefere um casamento mais intimista, com os amigos e a família mais próxima, ou um casamento de grande dimensão, onde convida amigos e conhecidos?

3 - Não é fácil decidir quem convidar ou quem deixar de fora, até porque existem obrigações e regras de protocolo.

4 - Não desespere nem faça disto uma batalha. Tenha calma e lembre-se de que o mais importante é estar rodeada das pessoas que mais gosta.

5 - Lembre-se que ninguém deve ficar ofendido. Envie uma participação às pessoas que mais gostaria de convidar mas não pode.

Antes de começar a guerra, converse com calma e tranquilidade, e tente convencer os seus pais de que esta é a festa dos vossos sonhos e que não gostaria de deixar de fora os seus amigos mais íntimos.

Aqui ficam alguns conselhos para elaborar a lista de convidados:

1 - Comece por fazer uma lista de grande dimensão e, sobre esta lista, escolha o número de pessoas que pode, de facto, convidar. Ponha de lado as pessoas menos intimas e com as quais não tem obrigações.

2 - Elabore a lista por ordem alfabética , de forma a evitar repetições de nomes. Coloque à frente o nome do par.

3 - Não é obrigatório o noivo e a noiva terem o mesmo número de convidados . Desde que haja bom senso, tudo é possível.

4 - Faça uma lista de suplentes para poder substituir as falhas. Existe uma percentagem de convidados que não pode ir (cerca de 20%).

5 - Faça a lista com tempo , pois quanto mais cedo tiver as confirmações, poderá ir refazendo a lista.

6 - Lembre-se que deve convidar quem a convidou e que nunca se convida marido sem mulher e vice-versa. Deve convidar-se namorados de longa data.

7 - Se tem uma grande família, convide apenas os primos mais velhos .

8 - Quando começar a cortar na lista, restrinja os amigos mais recentes e crianças . Convide apenas os seus sobrinhos (se tiver) e peça aos seus amigos que não levem os filhos.

9 - A família da noiva costuma definir o número de convites que oferece ao noivo e à sua família .

10 - É impossível convidar todas as pessoas que a convidaram para o seu casamento, sobretudo se casar tarde. Se tiver que escolher, opte pelos casamentos mais recentes ou pelos amigos mais íntimos .

11 - O chefe de trabalho ou os seus colegas de trabalho não têm que ser convidados, a não ser que se tenham estabelecido laços profundos de amizade. Se puder convidar uma ou duas pessoas da sua empresa, é simpático convidar a pessoa com quem trabalha directamente .

12 - Tente perceber que os seus pais também têm obrigações. Peça-lhes que convide apenas os amigos mais íntimos, pois não é nada simpático ter uma série de convidados no vosso casamento que não conhecem.

13 - Quando enviar os convites, telefone aqueles que não consegue convidar , e que poderão estar à espera de receber convite. Explique que se trata de um casamento íntimo e que tem um número limitado de convites!

14 - Quando enviar os convites, envie-os ao mesmo tempo , pois evita que uns recebam primeiro que outros. O ideal é enviar com dois meses de antecedência, de forma a dar tempo aos convidados de responderem, comprarem o presente e escolherem uma toilette!

O que deve ter em conta quando fizer a lista

1 - Não convide pessoas apenas porque que é politicamente correcto.

2 - Se tem um orçamento definido (que é o mais provável) não ultrapasse o número de convites pré-estabelecido.

3 - Lembre-se que cada pessoa que adicionar à lista, encarece o orçamento final. Convide os amigos por quem sente mais carinho e aqueles que estejam realmente envolvidos com a vossa história.
4 - Este é um momento muito especial, em que o mais importante é estar rodeado de familiares, amigos, amor e carinho.

Se o tempo não a condiciona, se gosta do frio e de chuva e de se aquecer numa boa lareira, bem uma decoração com cores suaves, embora quentes, a proximidade do Natal e menus à base de comida quente, então nem hesite em escolher o Inverno para marcar a festa do seu casamento. Leia as nossas dicas!

1 - Não fuja da cor: não deve sentir-se obrigada a decorar o casamento com cores triste de Inverno. Aproveite o contraste e use cores alegres e combinações que sempre tiveram êxito, como por exemplo branco e prateado. Estas duas cores misturadas conferem um toque e glamour.

2 - Crie um espaço acolhedor: existem inúmeras formas de tornar o espaço mais acolhedor. Como? Colocar muitas velas, o que lhe dará um ar romântico, fitas de diferentes cores atadas às cadeiras conferem um toque moderno!

4 - Surpreenda os convidados: a meio da noite, se estiver frio, sirva uma tigela de leite quente e distribua mantas para servir de agasalho.

5 - Contrate um grupo de música: porque não um grupo de Jazz que toque música de fundo?
6Se o casamento for próximo da época de Natal, pode ter algum pormenor que surpreenda os convidados, como por exemplo distribuir gorros de Natal a meio da dança!

7 - Se a sala onde decorre a festa tem uma lareira, não duvide em tê-la acesa e decorar com velas e flores. Verá como o ambiente se torna muito acolhedor.

8 - Flores: O Inverno permite flores brancas com enfeites prateados, rosas, lilás, violetas ou flores encarnadas com musgo verde.

9 - O menú: servir uma sopa quente mal chegam os convidados será muito bem vinda. Se estiver frio, todos agradecem.

10 - Lua de mel: a viagem de núpcias não tem sempre que ser rumo a destinos exóticos e quentes. Alugue uma cabana aconchegada numa estação de Ski. Haverá algo mais romântico?
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Dicas para escolher o local de casamento

Alugar um espaço implica uma selecção cuidada, pois é necessário garantir que este tem condições adequadas para uma festa. Na verdade, o sucesso de um evento passa sempre pela selecção do espaço, bem como a qualidade do catering e a forma como este é servido. Se quer garantir uma festa de sucesso, existem outros requisitos para além do preço e da qualidade. Leia as nossas dicas.

1 - É necessário ter em conta se o espaço está devidamente adaptado às condições, permitindo servir determinada refeição a um número elevado de pessoas.

2 - Verificar se o local tem acessos e estacionamento para os convidados

3 - É essencial que existam Wcs suficientes para o número de convidados

4 - Um casamento sem aparelhagens sonoras potentes, pode ser um fracasso

5 - Existem regras e condições para a cozinha funcionar em pleno, desde a potencia eléctrica a outros pormenores

6 - Seja no Verão ou Inverno, deve-se garantir que o espaço tenha aquecimento ou ar condicionado

7 - Se o espaço não tiver serviços de apoio, como por exemplo vestuários para os funcionários envolvidos no serviço, poderá limitar o funcionamento destes em boas condições

8 - É necessário garantir a entrada de viaturas de serviço, durante a festa

9 - A iluminação é tão importante como o aquecimento ou ar condicionado, pois determina o ambiente da festa

10 - A localização e a proximidade do local da festa do sítio onde se realizou a cerimónia religiosa é igualmente importante para a comodidade dos convidados.

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Protocolo da festa de casamento:

Regras e dicas para seguir na missa e depois

Com a aproximação da data do casamento, colocam-se algumas questões ligadas ao protocolo do evento. Sendo este um dos dias mais importantes da vida dos noivos, é possível tentar evitar falhas e/ou erros de etiqueta. Aqui ficam algumas dicas que poderão ajudar os noivos a agir em determinados momentos.

Os momentos mais importantes

Entrada da Igreja

A entrada da noiva na igreja é um dos momentos mais esperados e mais emocionantes do casamento e também de maior expectativa e solenidade. Faz parte da tradição do casamento esperar pela entrada da noiva. O atraso aconselhável ronda cerca de 15 minutos, o tempo necessário para que os convidados cheguem e se vão sentando nos seus lugares. Mais do que isso poderá ser confundido com desconsideração, sobretudo pelas pessoas mais velhas.

Nos casamentos em que existe celebração na igreja, a noiva deverá dar o braço direito ao seu pai (ou, na ausência deste, a um familiar) que a conduzirá ao altar, entregando-a depois ao noivo, ao som da marcha nupcial. Este é um momento solene, emocionante e cheio de simbolismo. O noivo – que deverá chegar à igreja cerca de 15/20 minutos antes da hora marcada, geralmente acompanhado pelos seus padrinhos - deverá aguardar a noiva em pé, do lado direito do altar, de forma a dar-lhe a sua esquerda. Quando a noiva chega finalmente ao seu lado (para os noivos mais ansiosos estes segundos podem parecer uma eternidade!) ficam os dois de pé, em frente do padre, de costas para os convidados.

Lugares dos convidados

Relativamente aos lugares dentro da igreja existem também algumas regras de protocolo. Uma vez que a noiva se senta do lado esquerdo da igreja (de quem está virado para o altar) este lado corresponde aos seus convidados e familiares. Seguindo a mesma lógica, o lado direito da igreja corresponde ao noivo e respectivos convidados e familiares.
Os pais da noiva devem sentar-se no primeiro banco da ala esquerda (a mãe costuma ocupar o segundo lugar do banco, enquanto o pai da noiva se senta ao seu lado, no lugar de fora) e os pais do noivo no primeiro banco da ala esquerda.
Se os pais dos noivos forem separados e tiverem, porventura, casado novamente, deverá manter-se a mesma ordem de lugares, desde que não exista qualquer inconveniente por parte do ex-marido/ex-mulher.

Os padrinhos da noiva deverão sentar-se a seguir aos pais da noiva e, os padrinhos do noivo, na ala onde estão os pais do noivo, logo a seguir a estes.

Habitualmente, os familiares e amigos mais próximos deverão sentar-se mais próximo dos noivos, deixando os restantes lugares para os convidados menos íntimos.

O véu e as alianças

O véu da noiva (nos casos em que a noiva leva véu a tapar a cara) é elevado depois da celebração, com a ajuda da mãe da noiva ou de uma das madrinhas. A bênção e a entrega das alianças - normalmente por um dos meninos do grupo das damas de honor, numa salva de prata ou numa caixinha - é outro dos momentos solenes da cerimónia– pois assinala que os noivos estão efectivamente casados. Segue-se o beijo dos noivos: uns preferem dar um beijo na boca, outros na testa ou na face.

Cortejo de saída da Igreja

No final da missa, os noivos e padrinhos deslocam-se ao sacrário para a assinatura do registo. Este momento costuma ser de maior descontracção, pois aproveita-se para tirar fotografias, trocar saudações de forma mais íntima e começar o ambiente de festa.
Concluída a cerimónia e assinados os papéis, o noivo sai com a noiva dando-lhe o braço direito, supostamente seguidos do pai da noiva de braço dado com a mãe do noivo, e o pai do noivo de braço dado com a mãe da noiva (as mulheres seguem sempre à esquerda dos homens), os padrinhos e damas de honor logo a seguir.

No entanto, raramente se assiste ao cortejo de saída, pois no final da missa os pais dos noivos acabam por sair da igreja ao mesmo tempo que os convidados, acabando por esquecer o formalismo instituído.

Os convidados deverão estar à entrada da igreja, preparados para a tradicional chuva de pétalas de rosa (significa sensibilidade e respeito mútuo) e arroz (significa felicidade e prosperidade) e desejar felicidades aos noivos.

Os noivos deverão ser os primeiros a sair da igreja, seguidos dos respectivos pais, de forma a chegarem em primeiro lugar ao local da festa onde irão receber e cumprimentar , pessoalmente, os convidados.

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Quanto custa o processo de casamento?

A organização do processo de casamento tem algumas despesas no Registo civil que os noivos têm que pagar e cuja tabela está afixada nas Conservatórias e pode ser consultada na Internet. No entanto, para simplificar a vida dos noivos, aqui ficam algumas informações mais comuns.

1 - Processo de Casamento - € 51

2 - Requerimento para a instauração do mesmo elaborado na Conservatória - €2,99

3 - Certidão de Registo civil - € 15

4 - Convenção antenupcial ou alteração de regime de bens - € 10

5 - Processo de alteração de nome - €196

Férias e Impostos

Após o casamento cada um dos membros do casal tem direito a gozar de 15 dias seguidos de férias.
O IRS – Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares – prevê a retenção na fonte do imposto relativo aos rendimentos do trabalho, ou seja, cada elemento do casal vê mensalmente retirado do seu salário uma parte do imposto devido.
Após o Casamento, os dois cônjuges deverão comunicar à entidade patronal a alteração do seu estado civil, de modo a que esta possa proceder ao desconto mensal do IRS de acordo com a nova situação.
A declaração do IRS do ano do casamento deverá ser única e entregue pelos dois cônjuges assinalando o estado civil de casado. Da declaração conjunta constam os rendimentos obtidos durante o ano, assim como despesas, nomeadamente as relacionadas com a educação e a saúde.

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Decorar a igreja: ideias e dicas

Uma das tendência para casamentos é dar cada vez mais importância à decoração da igreja. Os noivos que casam pela igreja dão cada vez mais importância à celebração e aos rituais, e querem por isso que a missa do seu casamento seja especial, tanto na decoração da igreja como na música que escolhem! Veja como decorar a igreja de uma forma especial.

Ideias para a decoração e as flores da igreja

1 - Para a decoraçãoda igreja coloque tule a ligar os bancos para fazer um corredor para a noiva passar. Em cada banco, agarrado ao tule, ponha um raminho, ou então apliques de flores falsas, borboletas, malmequeres...dependendo do gosto e do orçamento para a decoração da igreja.

2 - Se não quer gastar muito dinheiro, coloque na decoração da igreja pequenos raminhos de fores naturais.

3 - Opte por um horto ou mercado para comprar as flores, além de ter muita variedade, o preço é mais reduzido.

4 - Se a igreja for muito trabalhada e rica, faça uma decoração simples, pois caso contrário ficará demasiado pesado.

5 - Tenha atenção às flores que escolhe por causa do calor e das luzes. Informe-se com uma florista, pois algumas flores são mais sensíveis que outras ao calor. Por exemplo: plantas de bolbos, tulipas, frésias não resistem ao calor e com as luzes ficam com aspecto velhas. As rosas também sofrem muito com o calor.

6 - Se optar por essas flores, desde que tenha certos cuidados (manter no escuro, local fresco) verá como aguentam durante a igreja. Mas para o bouquet será difícil mantê-las com um aspecto fresco.

7 - Tente combinar a decoração da igreja com as outras noivas que casam nesse dia! Além de ser mais simples, é mais económico, pois pode dividir os custos e poupar!

8 - Coloque uma passadeira desde a entrada da igreja até ao altar, com geribérias ao longo da passadeira e um arranjo de flores no altar com uma ou várias velas.

9 - Algumas noivas gostam de colocar velas desde a entrada até ao altar. Tenha atenção, podem acontecer várias coisas: queimar o vestido de noiva, apagarem-se as velas, queimar-se alguém (sobretudo crianças).
10 - Na passadeira coloque pétalas e flores, verá como dão um toque muito especial à visual da passadeira vermelha.

11 - Se for um casamento no campo, coloque flores campestres (margaridas, dálias), na decoração da igreja e fios de hera ao longo dos bancos.

12 - Ponha uma flor, banco sim, banco não e igual mas a contrastar nos bancos do outro lado. No fundo da igreja, coloque uns jarros grandes ou uns arranjos em suporte alto.

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Filmes sobre casamentos: para descontrair e ter ideias

Se quer descontrair antes do casamento, aproveite para ver filmes inspiradores sobre o casamento. Além de poderem ser uma fonte de ideias para quem está a organizar este grande momento, poderá rever aqui aspectos com os quais se tem preocupado nestes últimos tempos: cerimónia religiosa ou civil, festa, decoração, convites de casamento, vestidos, catering, música e animação, e tudo o que diz respeito a esta fase da sua vida! Veja as nossas sugestões.

Lista de filmes; romances, comédia, drama, animação

1 - Jogo de Amor em Las Vegas (What happens in Vegas, EUA, 2008, de Tom Vaughan) – comédia romântica.

2 - Sex and the City – O Filme (Sex and the City, EUA, 2008, de Michael Patrick King) – drama.

3 - O Melhor Amigo da Noiva (Made of honor, EUA/Inglaterra, 2008, de Paul Weiland) – comédia romântica.

4 - Vestida Para Casar (27 dresses, EUA, 2008, de Anne Fletcher) – comédia romântica.

5 - A Minha Mãe Quer que Eu Case (Because I Said So, EUA, 2007, de Michael Lehmann) – comédia romântica.

6 - Antes Só Do Que Mal Casado (The Heartbreak Kid, EUA, 2007, de Bobby Farrelly, Peter Farrelly)- comédia.

7 - Licença para Casar (License To Wed, EUA, 2007, de Ken Kwapis).

8 - Depois do Casamento (Efter Brylluppet, Dinamarca/ Suécia, 2006, de Susanne Bier) – drama.

9 - Dois É Bom,Três É Demais (You, Me And Dupree, EUA, 2006, de Anthony Russo, Joe Russo) – comédia.

10 - Separados pelo Casamento (The Break-up, EUA, 2006, de Peyton Reed) – drama.

11 - O Casamento de Romeu & Julieta (Brasil, 2005, de Bruno Barreto) – comédia.

12 - A Noiva Cadáver (Corpse Bride, Reino Unido, 2005, de Tim Burton) – animação.

13 - Penetras Bons de Bico (Wedding Crashers, EUA, 2005, de David Dobkin) – comédia.

14 - A Sogra (Monster-in-law, EUA, 2005, de Robert Luketic) – comédia romântica.

15 - Muito Bem Acompanhada (The Wedding Date, EUA, 2005, de Clare Kilner)

16 - Recém-casados (Just Married, EUA, 2003, de Shawn Levy) – comédia.

17 - Cristina Quer Casar (Brasil, 2003, de Luiz Villaça) – comédia.

18 - American Pie: O Casamento (American Wedding, EUA, 2003, de Jesse Dylan) – comédia.

19 - Casamento Grego (My Big Fat Greek Wedding, EUA, 2002, de Joel Zwick) – comédia.

20 - Doce Lar (Sweet Home Alabama, EUA, 2002, de Andy Tennant) – comédia romântica.

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Decorar o casamento com as cores da Primavera

Uma vez que os noivos procuram constantemente ideias novas e casamentos temáticos, porque não organiza um casamento baseado em tons primaveris, alegres e coloridos? Cada vez mais as cores fazem parte da simbologia e evocam sentimentos diferentes. Veja a nossa galeria e inspire-se. Tire ideias para: Local Catering, Fotogafias, Decoraçãoe muito mais…

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Dicas para animar a festa de casamento

A alegria dos noivos deve ser contagiante e ditar a animação da festa de casamento. Uma boa música é um ingrediente essencial, mas não chega para encher a pista de dança. Se não tiver orçamento para contratar uma animação especial, distribua adereços iluminados pelos convidados, com diferentes cores! Vai ver o efeito na pista! Não só tem um efeito visual engraçado, como transmite uma grande animação da festa de casamento.

Dicas para animar a festa de casamento

1 - Com o objectivo de divertir os convidados e tornar a festa mais original, distribua acessórios luminosos, ou seja, fitas de cores variadas. Não só complementam o visual dos convidados, como dão um efeito engraçado nas fotografias. Para além disso, podem ser levados para casa como uma lembrança.

2 - Este e outros brindes servem para atrair os convidados e iniciar a animação no momento em que começarem as músicas na pista de dança. Normalmente dão um tom descontraído à festa! Pense em ideias criativas para animar o casamento, verá que o seu casamento fica na memória dos convidados.A melhor altura para distribuir
os adereços é depois da abertura da pista de dança"

3 - Para animar a festa de casamento, o ideal é calcular três peças por pessoas, de cores e tamanhos diferentes. Podem ser usados na cabeça, pescoço ou braço! Para os noivos e padrinhos, os adereços poderão ser a mesma cor, de forma a se diferenciarem dos restantes convidados.

4 - Contrate uma pessoa para distribuir os adereços, para que os noivos não tenham que se preocupar com isso e só pensem como manter a animação da festa.

5 - A melhor altura para distribuir os adereços é após a abertura da pista de dança, quando acabarem as músicas tradicionais (valsa) ou depois de acabarem as típicas músicas para abrir o baile

6 - Uma vez que os brindes são distribuídos para aumentar a animação da festa, todos os convidados deverão recebê-los, estando na pista de dança ou não e utilizá-los! Faz parte do protocolo dos convidados contribuir para a animação da festa de casamento!

7 - Algumas ideias para os brindes mais utilizados: óculos, chapéus, pulseiras néon, máscaras, materiais que piscam no escuro. Não se esqueça: o objectivo é animar a festa de casamento. Quanto mais adereços distribuir e melhor for a música, melhor!

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Preparar o casamento passo-a-passo

Planeie a organização do seu casamento

Preparar a festa de casamento exige tempo, dedicação e envolve muito trabalho. Planeie com antecedência as actividades que considera mais importantes e, se quer ter uma festa inesquecível, deite mãos à obra mal decida casar. Não deixe nada ao acaso!

Perante a lista infindável de tarefas, tente não entrar em pânico e mantenha a calma, pois esta é uma fase de grandes tensões e discussões. Para além da ansiedade causada pelo próprio evento, surgem as discussões típicas com os pais e com o noivo, sobre tudo e sobre nada.

Para que nada falte nem se esqueça de nenhum pormenor, aqui fica uma lista que os poderá ajudar a organizarem-se. Se não sabe por onde começar, guie-se pelas nossas sugestões.

Por onde começar: decida a data de casamento, o estilo da festa, e trate da papelada

1 - Escolha o estilo do casamento:

Decida a data de casamento, o estilo da festa, e trate da papelada. O casamento pode ser formal, informal, familiar, intimista, grande, pequeno, católico ou civil. Depois, comece por tratar dos papéis que dão início ao processo de casamento. É necessário conciliar a disponibilidade da conservatória, do pároco, da igreja, do espaço, e restantes fornecedores.
2 - Marque o pedido de casamento e a data de casamento:

Uma vez que decidiram casar, é altura de apresentar as respectivas famílias. O jantar de pedido de casamento é a primeira reunião entre famílias e marca o início do noivado. Aproveite para definir, em conjunto, um orçamento razoável da festa e para marcar a data de casamento com a família.
3 - Combine um encontro com o Padre:

Combine um encontro com o padre para marcar a data e a hora do casamento e falar sobre os aspectos relativos à cerimónia. Reserve a igreja com antecedência e inscreva-se num Curso Pré-Matromonial. Visite a igreja e veja as possibilidades de decoração, música, etc.

Não se esqueça que as igrejas mais bonitas são reservadas com alguma antecedência nos meses de Verão."

4 - Analise as vantagens em ter um organizador de casamentos:

Decida se quer ter um organizador de casamentos para a ajudar na preparação do grande evento. Para os noivos mais ocupados, existem enormes vantagens em ter alguém que, depois de conhecer o estilo de cada um, apresenta as melhores soluções.

5 - Escolha o sítio onde gostaria de casar:
Pesquise na Internet, visite locais, fale com amigos que tenham casado recentemente, consulte revistas da especialidade, etc. Não se esqueça que os Sábados de Junho, Julho, e Setembro são os dias mais requisitados e que nesta época os preços são mais caros. Reserve com um sinal.

6 - Seleccione o catering e a empresa de decoração:
Se o local escolhido não tiver serviço de catering e decoração de espaço, procure o que mais se adequa ao seu estilo e orçamento. Recolha ementas, prove alguns pratos e converse com os responsáveis. Negoceie os preços e reserve com um sinal. Assine, se possível, um contrato. Se o orçamento do catering for demasiado alto, existem uma série de alternativas para baixar o preço. Aproveite para personalizar o casamento ao seu gosto. Por vezes, mais vale uma ideia original, do que um menu muito sofisticado.
Escolha a decoração de acordo com o sítio escolhido. Visite o espaço com o decorador e analise as várias hipóteses, consoante se trate de Verão ou Inverno. Aproveite para ver a facilidade do parqueamento.

7 - Comece a pensar no vestido de noiva:
Cerca de seis meses antes do casamento deverá começara a pensar em escolher o vestido de casamento. Este é um dos passos mais importantes da noiva. Confeccionar um vestido exclusivo demora mais tempo do que comprar um vestido já feito, e de colecção. Comece por ver revistas, visite designers de moda e lojas especializadas. Se não tiver ideia do que quer não se assuste, pois acabará por descobrir o modelo de vestido que mais a favorece.

Cerca de seis meses antes do casamento
deverá começar a pensar em escolher
o vestido de casamento."

8 - O noivo deve começar a tratar do seu traje cerca de dois ou três meses antes do casamento:
Embora seja bastante mais fácil e simples do que a noiva, não deve deixar tudo para a última hora, pois se optar por mandar fazer um fraque ou fato (consoante a hora do casamento), são necessários, pelo menos, dois meses de antecedência.
Aproveite esse momento para escolher os restantes acessórios: escolha com cuidado e atenção a camisa, o colete, a gravata, os botões de punho (no caso de não terem sido oferecidos pela própria noiva), o cinto, as meias e sapatos. Prepare-se pois será, depois da noiva, o centro das atenções.

9 - Comece a pensar nas flores, música, fotografia e vídeo e transporte da noiva para a igreja:
Fale com amigos que casaram recentemente, pesquise na Internet, veja revistas da especialidade e tente conhecer o trabalho de cada um. Peça mais do que um orçamento e compare preços e condições. No final, não se esqueça de dar uma lista escrita sobre o que considera imprescindível, para que não haja surpresas finais. Escolha a música da festa e também a música da cerimónia religiosa.

10 - Impressão dos convites e lista de convidados:
Está na altura de mandar fazer os convites de casamento e restante material impresso (o ideal é que haja uma só imagem gráfica em todos os materiais impressos). Consulte dois ou três gráficos, actualize-se em termos de tendências e faça um convite de acordo com o tom que pretende dar à festa: mais conservador ou mais moderno. Faça a lista definitiva dos convidados e mande imprimir os convites. Marque alojamento para os convidados que vêm de longe. Recolha as respectivas moradas e envie os convites com, pelo menos, dois meses de antecedência. Escolha e mande fazer as lembranças que irão oferecer aos convidados.

11 - Mande fazer as alianças, escolha a lua-de-mel e faça a lista de casamento:
Aproveite para começar a pensar no destino para lua-de-mel e marque a viagem de núpcias (quanto mais cedo marcar, mais barato serão os voos). Verifique se tem malas suficientes para a lua de-mel. Aproveite para escolher as lojas onde gostariam de ter as listas de presentes.

12 - Escolha os acessórios que a tornaram uma noiva de sonho:
Cerca de três meses antes comece a escolher o véu, sapatos, jóias, lingerie, ramo de noiva… Escolha o cabeleireiro (de preferência alguém com experiência em penteados de noivas) e a maquilhadora. Faça o ensaio do penteado e da maquilhagem se possível no mesmo dia, para ver o resultado final e não se esqueça de levar o véu! Marque manicure e pedicure. Se puder, faça uma limpeza de pele quinze dias antes do casamento.

Poderá ser necessário fazer ajustes na lista
de convidados. Se houver desistências, aproveite
para convidar alguem que tenha ficado de fora."

13 - Distribua as mesas dos convidados e faça as últimas confirmações:
Uma semana antes do casamento, façam o plano de mesas (uma vez que os noivos têm já a totalidade das confirmações) e comecem a pensar na forma como vão indicar aos convidados o lugar nas mesas. Embora esta tarefa seja pouco divertida e trabalhosa, terão que ser os noivos a fazê-la. Poderá ser necessário fazer algumas confirmações de última hora ou ajustes na lista de convidados. Se houver desistências, aproveite para convidar quem ficou de fora.

14 - Faça um check list dos fornecedores:
Confirme com todos os fornecedores da festa que tudo irá correr como planeado (catering, decoração, fotógrafo, música, cabeleireiro, maquilhadora, etc). Comunique ao catering qual o número certo de convidados.

15 - Marque a despedida de solteiros:
Aproveite e divirta-se. Faça uma despedida de solteiros inesquecível. O ideal é marcar a despedida para uma semana antes do casamento.

Terça, 25/09/2012 - 19:32
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LHB
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Desde: 11.06.2012 - 18:57

muito útil... bjinhos

Terça, 25/09/2012 - 20:36
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Silvana Faustino
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Beijinhos Lúcia e Felicidades, eu sei que é algo extenso, mas a preparação de um casamento é isto mesmo, EXTENSO!!!
Desejos de um dia de ENCANTAR!!!

Segunda, 15/10/2012 - 00:04
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completissimo!! bjinhos e obrg

Terça, 23/10/2012 - 22:04
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trinquinhas
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Passos quase todos já elaborados hheee.

Obrigada
fernanda

Quarta, 24/10/2012 - 08:23
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Silvana Faustino
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Desde: 17.07.2011 - 15:18

Fico muito feliz que os preparativos estejam no bom caminho, e se por acaso estas referências vos ajudaram, melhor ainda >:D<
Um beijinho grande para todas e continuação de bons preparativos ;)