Tenho razão para não comparecer? | O Nosso Casamento

Outros pormenores do casamento

Tenho razão para não comparecer?

15 entradas / 0 novo
Última
#1 Segunda, 01/10/2012 - 13:47
Retrato de topul
topul
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 01.10.2012 - 13:16

Tenho razão para não comparecer?

A situação é a seguinte,

O meu unico irmão, vai casar dentro de duas semanas,
sendo meu unico irmão, sempre achei que quando nos casasse-mos seriamos padrinhos de casamento um do outro, e que a situação seria igual quando tivesse-mos filhos,a nossa relação como irmãos sempre foi excelente, nunca tive motivos para acreditar que não seria assim.

No inicio do ano, quando soube que ele iria casar, manifestei o meu desejo de ser padrinho do casamento, apenas com uma pergunta, "devo comprar um fato melhor, em vez de comprar um fato comum, uma vez que tendo um papel de destaque, terei que acompanhar o nivel dos noivos?"

A pergunta ficou no ar, nunca mais ninguem me disse nada, nem o assunto veio ao de cima, pois eu vivo em lisboa e os meus pais e irmão vivem no minho,

Os meus pais e o meu irmão são testemunhas de jeova, no fim de semana passado, andava com a minha namorada, com quem vivo á quatro anos, á procura de um vestido, e acabei por telefonar á minha mãe para tirar uma duvida sobre a cor do vestido, e fiquei a saber, um bocado por acaso, que os noivos, o meu irmão e a namorada, escolheram um casal de padrinhos cada um, mas que eu não fazia parte do grupo dos escolhidos porque o coordenador do casamentos das testemunhas de jeova não achou conveniente que eu, não sendo testemunha de jeova, fosse padrinho.

Fiquei magoado por não ser padrinho, e por ninguem me ter dito nada, somos membros de uma familia muito grande, pois a minha avo teve onze filhos, todos casaram e tiveram filhos, e somos todos muito proximos uns dos outros, o meu avo morreu cedo e com isso toda a familia se juntou á volta da matriarca da familia,

eu sinto vergonha de comparecer em frente á minha familia toda, são quase 50 pessoas, encarando-os no dia do casamento do meu unico irmao, tendo ele escolhido dois casais estranhos á familia para padrinhos, enquanto eu me sento e participo na festa como um comum convidado,
apenas porque não foi conveniente que eu fosse padrinho.

devo acrescentar que na minha familia imediata, pai, mae, irmao, a questão de apadrinhar alguem sempre foi uma questão importante, pois o meu irmão, não é meu irmão de sangue, ele é filho de um irmão da minha mãe, em segundas nupcias, a mãe dele morreu no parto, e os meus pais eram para ser os seus padrinhos e por causa disso é que os meus pais o adoptaram.

A minha primeira reação foi ficar chateado e não querer ir ao casamento, mas quando falei nisso, toda a gente ficou contra mim, porque eu tava a ser injusto e tava errado.

tenho razão em ficar magoado?

não teriam que ter actuado de maneira diferente comigo?

tenho razão em sentir vergonha perante a minha familia completa por o meu irmão preferir por conveniencia escolher dois estranhos para padrinhos do que o unico irmão?

devo ir ao casamento ou manter-me firme na minha posição e não comparecer?

Segunda, 01/10/2012 - 14:01
Retrato de Raquel Bragança
Raquel Bragança
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 30.06.2012 - 11:06

E uma conversa franca com o seu irmão primeiro? Se conversou com ele a sós? Compreendo que se sinta muito magoado, mas não comparecer ao casamento só irá piorar a sua relação com o seu irmão.

Tenho dois irmãos de sangue, eles e a minha mãe são a minha família. O meu pai faleceu, tal como todos os meus avós e tios não tenho. Somos só nos os 4. Um deles irá levar-me ao altar e queria que o meu outro irmão fosse padrinho, mas sendo mais novo que eu não sei se fará sentido.

No seu caso, se sempre prometeram isso um ao outro, resta ter uma conversa.

Segunda, 01/10/2012 - 14:14
Retrato de topul
topul
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 01.10.2012 - 13:16

nunca prometemos nada um ao outro, mas nunca vi nenhuma razão para não ser assim.

eu gostava de ter uma conversa com ele, mas acho que devia ser ele a telefonar e a iniciar a conversa,

porque é uma situação que é irreparavel, eu não me vou forçar a ser padrinho, não faz sentido,

e quando eu casar, ou tiver filhos, nunca o vou encarar como uma possibilidade para padrinho, acho que ele agiu mal e é sem duvida uma situação que quebra muita coisa na relação como irmãos,

se tivesse falado comigo á meses atras e me tivesse explicado as razões dele, mesmo que eu não fosse padrinho acho que me merecia que me dissessem alguma coisa, e talvez a situação se resolvesse doutra maneira,
desta maneira sinto que andaram a gozar comigo.

Segunda, 01/10/2012 - 14:15
Retrato de vandy
vandy
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 meses atrás
Desde: 30.09.2012 - 16:33

O que é mais importante é que vocês se amam e se respeitam e nesse respeito entra a decisão do seu irmão que em nada muda o amor e carinho que sente por si.

Não há lugar para vergonha uma vez que nenhum de vocês dois fez nada de errado um ao outro, o vosso lugar de irmão e o vosso lugar de amigos um do outro não muda em nada por serem ou não padrinhos de casamento.

Triste era se a diferença de opinião entre vocês neste assunto se reflectisse numa atitude que iria provocar tanta tristeza no seu irmão e em outros familiares caso não fosse ao casamento.

lembre-se o amor e o carinho que sentem um pelo outro são o mais importante! e sem dúvida alguma que não existe em nenhuma instância qualquer razão ou motivo para sentir algum tipo de vergonha! acredite!

q tudo corra bem e q a vossa relação de irmãos continue a crescer firme e forte num ambiente se amor, carinho e tolerância fruto da vossa história de toda uma vida e da vossa maturidade adquirida ao conseguirem ultrapassar diferenças e obstáculos!

muitas felicidades para vocês, de coração!

Segunda, 01/10/2012 - 14:15
Retrato de Elisabete António Pereira
Elisabete Antón...
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 06.04.2009 - 13:37

Tens razão em ficar magoado, sim. E Deveriam ter atuado contigo de maneira diferente. No entanto, não acho que tenhas razão nenhuma em sentir vergonha perante a tua familia. Acho que deves falar com o teu irmão porque, pelo que percebi, nem sequer falaste com ele... foi por outra pessoa que soubeste isso.
Seja como for, acho que NÃO deves, de todo, faltar a um dia tão especial para ele. Ele teria muito mais razões para ficar triste contigo por isso do que tu tens por não seres padrinho. Just my opinion...

Segunda, 01/10/2012 - 14:17
Retrato de Sofia Lo
Sofia Lo
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 2 meses atrás
Desde: 26.03.2011 - 11:57

O facto de sempre ter achado que seria padrinho de casamento do seu irmão, não quer dizer nem de perto nem de longe que ele efectivamente tenha de o escolher para padrinho, por muito próxima que seja a vossa relação...
E não acho que tenha de sentir vergonha, afinal é irmão do noivo!.. Vergonha seria na minha opinião, negar comparecer no casamento do irmão por uma expectativa sua que não se concretizou...

Eu vou ser muito pragmática...
Como noiva, não acho que um casal tenha de "agradar" com as suas próprias escolhas a quem quer que seja... Nem mesmo aos irmãos!..
Deve antes ficar feliz... Afinal é o casamento dele!.. O que importa ou devia importar em primeiro lugar é a felicidade dele...

E apesar de lhe terem dito que não foi escolhido porque o coordenador não achou adequado, tente perceber com uma conversa franca se efectivamente não há um outro qualquer motivo que tenha levado o casal a fazer essa escolha...

Mas e terminando, eu iria ao casamento... E faria um esforço para me centrar em "detalhes" maiores como o facto de ser um dos dias mais importantes da vida dele ;)

Segunda, 01/10/2012 - 16:50
Retrato de topul
topul
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 01.10.2012 - 13:16

Eu agradeço as opiniões...

mas a questão para mim, não deixa de ser, que o meu unico irmão,
que só é irmão porque os meus pais eram padrinhos dele,
tenha escolhido dois estranhos para padrinhos em vez de mim, por uma questão de conveniencia...

e que com isso tenha quebrado uma relação de proximidade que sempre existiu e que é impossivel ser reparada,

e que num futuro proximo, essa rutura ainda se vai tornar pior porque eu irei casar, já moro com a minha namorada á quatro anos e irei ter filhos, e por causa disto nunca vou conseguir considerar o meu unico irmão para padrinho de casamento, ou para padrinho de um dos meus filhos...

Segunda, 01/10/2012 - 17:35
Retrato de Ana Caldas
Ana Caldas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 5 meses atrás
Desde: 27.05.2012 - 18:23

Boa tarde, na minha opnião sincera acho que deve falar com o seu irmão e lhe contar que ficou triste em não ter sido escolhido para padrinho e resolvam as coisas a conversar. Eu também só tenho um irmão que adoro mas ele não será o meu padrinho. Tem o papel de destaque de ser o irmão da noiva e a organização da animação da festa. Faltar ao casamento de uma pessoa que ama só por esse motivo fará com que a vossa rtelação se torne pessima e ficará com remorços por não o apoiar num dia tão importante.

Terça, 02/10/2012 - 00:03
Retrato de Sofia Lo
Sofia Lo
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 2 meses atrás
Desde: 26.03.2011 - 11:57

Acha que o seu irmão teria de o escolher para padrinho só porque algum dia os seus pais foram escolhidos para serem padrinhos dele?..

Opiniões de facto...

Terça, 02/10/2012 - 02:54
Retrato de topul
topul
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 01.10.2012 - 13:16

Não, eu não acho que tivesse nenhuma obrigação de me escolher...

mas acho que seria a escolha obvia, sempre tivemos uma relação excelente, e sendo irmãos unicos, não seria muito estranho que eu, de alguma forma esperasse que ele me convida-se para padrinho.

de novo, para que entendas bem, não acho que ele tivesse nenhuma especie de obrigação.

Terça, 02/10/2012 - 12:56
Retrato de Sofia Lo
Sofia Lo
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 2 meses atrás
Desde: 26.03.2011 - 11:57

Bem, eu continuo com a mesma opinião que manifestei inicialmente...

Felicidades

Quinta, 04/10/2012 - 03:58
Retrato de Martita_Catita
Martita_Catita
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 03.05.2012 - 22:16

Boa noite,

A minha opinião é muito diferente, vai muito de encontro à opinião da Sofia.

Lá por serem irmãos isso não significa que tenham que ser padrinhos um dos outros e dos filhos. Para ti o casal é estranho, mas foi quem o teu irmão escolheu e como tal tens que respeitar a opinião dele.

Eu não tenho irmãos de sangue, mas tenho uma "irmã" que vai ser a minha madrinha de casamento. mas eu não vou ser a dela. E apesar de ela me ter explicado o porquê, nunca ficaria chateada com ela. A nossa relação e amor basta-me!

O meu noivo tem uma irmã e devido ao divorcio dos pais o H. é quase o pai dela. No entanto ela não vai ser a madrinha de casamento dele nem tão pouco dos nossos filhos. É a única tia de sangue que vão ter, será sempre a tia deles. Nós vemos os padrinhos como uma forma de alargar a familia!

Acho que foi precipitado da tua parte assumires que ias ser padrinho só porque achavas que devias. Isso não faz sentido. Se o teu irmão nunca te falou do assunto era obvio que não ias ser padrinho. E acho que é uma atitude muito egoista e infantil não ires ou sequer dizer que tens vergonha. És irmão dele, ele tem uma divida que nunca vai conseguir pagar aos teus pais. Isso basta.

E seja porque motivo for (religião, querer) tens que respeitar! E ele não te escolher não invalida as tuas escolhas. Mais, eu nunca escolheria para padrinho dos meus filhos alguém de uma religião diferente da minha. A avó do H. é testemunha de Jeová... Eu sei o que a casa gasta.

Não pretendo ofender-te mas este são o tipo de birras sem sentido que estragam relações!

Ainda te digo mais. O H. tem um primo que prometeram um ao outro que seriam padrinhos de filhos e etc... o H. é "padrinho" do filho dele (não é batizado). Achas que vai ser do nosso? As promessas feitas na adolescência muitas vezes perdem o sentido a longo da vida. No teu caso ainda por cima nem promessas houve. Simplesmente tu assumiste que sim.

Sem te querer ofender (e porque também já assumi muita coisa errada na vida) deixo-te o meu dizer preferido em inglês:

When you ASSUME you make an ASS out of YOU and ME!

A vida é tão curta! Não te zangues por tão pouco!

Quinta, 04/10/2012 - 21:02
Retrato de aline2013
aline2013
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 2 meses atrás
Desde: 01.10.2012 - 16:54

Ate é compreensivel voce ficar chateado.Porem voce esta vendo so o teu lado.Por mais que voce nao foi convidado para ser padrinho nao significa que voce nao seja importante para seu irmao. Lembre-se que quem ele convidou tambem devem ter importancia para eles. E deixar uma amizade dessa ir pro buraco por causa de uma birra nao vai resolver as coisas.Outra coisa muito importante era voce ter expressado este teu sentimento ao teu irmao...e desculpe mas voce nao tem motivos para sentir vergonha perante sua familia nao.
vai no casamento sim, pois mais tarde podera se arrepender muito ;) boa sorte!

Sexta, 05/10/2012 - 09:12
Retrato de Martita_Catita
Martita_Catita
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 03.05.2012 - 22:16

Contei a tua história ao meu noivo e ele tem este conselho para ti já que tem "experiência" com testemunhas de jeová:

O H. diz: "Eu compreendo perfeitamente que estejas triste, mas não que estejas chateado. Normalmente, quando nós esperamos demasiado das pessoas elas tendem a desiludir-nos. E este, para mim, foi o teu primeiro "erro".
Assim sendo, se levares em consideração que o teu irmão não te prometeu nada e que tu assumiste que as coisas iriam acontecer conforme tu planeaste, não podes realmente ficar chateado com ele.
Por favor leva em consideração que se calhar estás a dramatizar a situação por te sentires tão magoado. O facto é, que se andas a procura de um lugar de desaque no casamento do teu irmão, lembra-te que esse é-te garantido só por seres o irmão do noivo. Se realmente o casamento do teu irmão é tão importante para ti, prova-o indo ao casamento do teu irmão e sentindo-te feliz por ele se estar a casar. Não ires ao casamento dele, na minha honesta opinião, seria infantil e iria criar na tua familia uma ruptura que provavelmente nunca poderá ser reparada. Além disso, apesar de estares magoado/chateado, deves ser superior a esses sentimentos.
Quanto à escolha do teu irmão para padrinhos, eu talvez tenha uma justificação para isso. Disseste que ele é testemunha de jeová. Eu vou assumir, pelo que contaste, que ele se vai casar dentro da religião. Sendo assim acho que deverias reconsiderar as espectativas sobre o casamento do teu irmão, pois olha que não são nada parecidos com aquilo que estamos habituados. Li também que vives com a tua namorada há 4 anos, mas não são casados, certo? Para uma testemunha de jeová e passo a citar: "vives em pecado!"... Mesmo que o teu irmão quisesse que tu fosses padrinho dele nunca poderia. Lembra-te que estas comunidades são fechadas e nada liberais.
Eu acho que tu deves falar com o teu irmão e explicares-lhe que estás magoado, mas tentares entender o lado dele.
Além disso, não te deixes consumir por isto, porque não te faz bem.

Um Abraço e beijinhos às noivinhas,

H."

Espero que a opinião dele te tenha ajudado.

Bjs

Segunda, 08/10/2012 - 21:13
Retrato de glamour
glamour
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 8 meses atrás
Desde: 02.10.2009 - 14:34

Olá,

Não deixe que espectativas que não se concretizaram deixe interferir no vosso relacionamento, na minha opinião deveria encher o seu coração de amor e ir ao casamento do seu irmão, e se realmente quer ver o seu irmão feliz da mesma forma que você proprio quer ser compareça, dê um grande abraço e um grande beijo ao seu irmão e se conseguir tente fazer algum tipo de surpresa ao seu irmão para lhe mostrar o importante lugar que ele continua a ter no seu coração. Por vezes mostrar amor por quem nos magoa(mesmo que até ele não saiba o quanto o está a magoar)é mais importante e faz-nos mais felizes.

Não perca tempo na sua vida a sofrer por causa das desilusões que os outros provocam mostre-se ser superior, porque concerteza o seu coração é superior ao de muita gente, soube viver e conviver, amar e dar amizade a alguem que de verdade não é seu irmão mas que você o trata como isso.

bjs