7 respostas [Última]
SuMarques97
Retrato de SuMarques97
Offline
Desde: 07.08.2017
Stress pré casório
Segunda, 07/08/2017 - 16:36

Boa tarde a todas!!!!

Meninas, este fórum é um poço gigantesco de informação. Ja estive a deleciar-me com todas as dicas. Ach que me podem ajudar...

O que me leva a publicar é complicado... Fiquei noive a 2 meses e desde lá que estou afogada em stress. Eu achava que isto era normal mas a verdade é que voltei a ter ataques de pânico, coisa que não tinha até agora....

Alguma de vocês passou por alguma coisa parecida? Da última vez que me aconteceu, tomei uma série de comprimidos, mas fiquei fora de mim... Queria viver este momento sem estar toda adormecida. O que é que eu posso fazer???


butterfly88
Retrato de butterfly88
Offline
Desde: 26.08.2016
Hallo! Sei que não adianta
Sexta, 08/09/2017 - 10:18

Hallo! Sei que não adianta muito dizer, mas não vale a pena stressar Sorriso Tenta organizar-te. Ter tudo organizado com o que tens que fazer e quando ajuda muito a não perder o controlo e, por consequencia, stressar.

Respira fundo. É um momento único e feliz! Tudo se faz e vais ter o teu grande dia, melhor do que sonhaste.

Quanto aos ataques de ansiedade, quando começares a sentir que vais perder o controlo, respira fundo e calmamente. Pensa em algo que seja bom para ti e te ajude a afastar de pensamentos stressantes.

O que te stressa quanto ao casamento?

Se quiseres, podemos trocar mensagens. Ajudo de coração no que puder.

Beijinhos
Sara

rutequeen
Retrato de rutequeen
Offline
Desde: 08.01.2017
Bom dia, eu fiquei noiva em
Sexta, 08/09/2017 - 10:22

Bom dia, eu fiquei noiva em Maio. Mas ainda não tenho data marcada para o casamento. o seu stress é porque o dia se está a aproximar. eu já tive ataques de pânico por outras razoes e estas eram derivadas ao medo. e aos poucos fui enfrentando o medo, perguntando-me porque a razão deste. o floral de Bach rescue ajudou-me muito. também fiz terapia.
desfrute, se tiver data tente respirar e preparar, e peça ajuda a amigas e familiares. vai correr tudo bem.

Cristina_Reis
Retrato de Cristina_Reis
Offline
Desde: 29.05.2016
Olá noivinha! Fiquei noiva no
Sexta, 08/09/2017 - 11:07

Olá noivinha!

Fiquei noiva no dia 26 de Maio de 2016 e casei no último dia 5 de Agosto, há um mesinho.
Para começar, é importante dizer que eu já sofri de ansiedade a sério há cerca de 3 anos. Durante os primeiros meses foi tudo impecável a nível de organização e estivemos sempre muito tranquilos. Nos últimos 2 meses as coisas começaram a acelerar e o último mês foi sem dúvida a loucura.

Tive um ou dois momentos em que senti o mesmo que tu e pensei "não acredito que está a acontecer outra vez", mas depois pensei sobre o que me estava a deixar assim e tomei uma posição.

No meu caso, estava relacionado com a pressão que a minha mãe estava a fazer em termos "de agenda", também porque eu não tinha contemplado a parte em que os nossos pais iam fazer obras/remodelação nas próprias casas e inevitavelmente precisavam da nossa ajuda. Acontece que estes ajustes nas casas foram precisamente a cerca de 2 meses do casamento, que parece muito, mas não é de todo, porque é justamente nesse período que começamos a ultimar todos os pormenores. Numa conversa normal com a minha mãe ao telemóvel comecei a sentir um sufoco enorme ao ponto de começar a chorar e ter que desligar e foi aí que realmente assumi a postura de impor alguns limites no que tocava a partilha de ansiedades. Falei com os meus pais e expliquei-lhes que agradecíamos toda a ajuda financeira e todo o esforço que estavam a fazer mas que o objetivo era também nós sermos apoiados e não invadidos por outras ansiedades extra.

Para além disto, devo dizer também que sou psicóloga e que obviamente tentei focar-me nos aspetos positivos da organização do casamento, nos check´s que já tinha feito, nas soluções dos problemas do momento. Apostei no planeamento ao máximo para dar uma sensação de controlo e, claro, respirar fundo, ginásio para exteriorizar e desligar um pouco de tudo. O exercício físico é o melhor ansiolítico que existe e a prática regular produz maravilhas na ansiedade. Dorme bem as 8horas e come bem!

Se sentires que realmente não está a funcionar ainda assim, sugiro que consultes um psicoterapeuta para partilhar a situação e organizar as tuas ideias. Mas acredito que seja reactivo a esta fase de stress. Também no meu caso, depois mantive-me sempre bem sem ser necessário tomar nada e pude vivenciar ao máximo o casamento e a lua-de-mel . Quando voltámos e tivemos finalmente o primeiro domingo sem nada para fazer senti-me ansiosa LOL é normal. Andamos em modo piloto e o corpo sabe bem quando pode dar tréguas ou não e aquele foi o dia =)

Se precisares alguma coisa podes contar comigo!

Planeia, delega, relaxa e "stay positive"!

Beijinhos,
Cristina

claudiafpereira
Retrato de claudiafpereira
Offline
Desde: 17.08.2017
olá noivinha eu já passei e
Sexta, 08/09/2017 - 11:18

olá noivinha eu já passei e estou a passar pelo mesmo, o que eu faço para aliviar o stress é dedicar-me a fazer as manualidades pois deixa-me concentrada a faze-las e o stress vai embora, agora o que te aconselho é fazeres algum tipo de terapia como eu fiz antes de ficar noiva, ou seja uma terapia com a psicóloga que consiste em desabafares com ela pois ajudou.me muito fiquei mais calma e não tenho tido ataques de panico, os medicamentos não te aconselho até porque um dia podem ter consequências e além disso os medicamentos eles não deixam que tu tenhas stress apenas acalmam a pessoa não curam. Espero ter ajudado qualquer coisa que precises diz

VeraRibeiroFerreira
Retrato de VeraRibeiroFerreira
Offline
Desde: 01.03.2015
Su, não vale a pena stressar.
Sexta, 08/09/2017 - 13:33

Su, não vale a pena stressar. O pior que pode acontecer é o noivo não aparecer eheheh!! Brincadeira
Olha eu preparei o meu casamento com o meu marido a trabalhar por turnos e ja com uma filha de dois anos.
O que fiz foi delegar umas quantas tarefas a alguns amigos de confiança e tudo correu bem. Arranja uma agenda e planifica tudo com datas e timings que consigas cumprir e tenta seguir à risca. E tudo correrá bem.
Foca te nas coisas simples e indispensaveis.
Desejo-te um dia feliz.
Beijinho

claudia07
Retrato de claudia07
Offline
Desde: 01.11.2016
Boa tarde. Eu nao passei por
Sexta, 08/09/2017 - 13:46

Boa tarde. Eu nao passei por isso.. passei por stress sim.. mas assim tao profundo não.
Mas a cima de tudo tem de ter calma, porque com calma tudo se faz..e no dia está tudo pronto e bonito.
Eu entrei mais em stress porque era preciso muito dinheiro a frente para tudo, e como nao somos ricos e nem temos pais ricos entrei em stress..mas com calma e jeitinho tive a prova de que tudo se consegue é so mesmo querer.
Casa em que dia? Ja têm data?
Se for so para o ano, ainda têm muito tempo, pesquise ideias na net, partilhe ideias com outras meninas e vai ver que tudo se consegue.
Mas a cima de tudo, fazer tudo com calma, e uma coisa de cada vez, nao faça muita coisa ao mesmo tempo senao alguma fica para tras.
Espero ter ajudado.
E comprimidos não, tente fazer tudo normalmente, com muitas listinhas, muitas fotos de ideias no telemovel.
Aproveite esta fase, porqur a vida de casada é melhor ainda..

Maria Guimaraes
Retrato de Maria Guimaraes
Offline
Desde: 30.12.2015
Olá: Casei-me a 25/06 do ano
Segunda, 11/09/2017 - 17:11

Olá:

Casei-me a 25/06 do ano passado.

Os preparativos do casamento são sempre uma fase que cria stress e ansiedade, até mesmo algumas discussões entre os noivos, tudo originado pelo stress.

É normal e cada um vive-o da sua maneira. Aliado à felicidade que sentimos, temos uma situação nova, um casamento para organizar e todas as diversas situações que nos criam diversas dúvidas e inquietações. Afinal de contas, os momentos importantes da nossa vida, são marcados não só por felicidade mas também por muita ansiedade, exatamente porque são importantes.
Tenta, dentro do possível, manter-te o mais tranquila possível, tanto nos preparativos, como no dia, como depois, assim viverás cada momento com mais intensidade.
Não há noivados, festas ou casamentos perfeitos. Cada um faz o melhor que consegue e o que é importante para si e para o seu companheiro.
Não stresses se houver pequenos contratempos no dia. Vais ver que, no final de contas, são insignificantes e que vai tudo ser ótimo.

Quanto ao facto de te sentires ansiosa e com pânico, tenta procurar um psicólogo. Ele tentará fazer-te perceber o porquê de te sentires assim e vai ajudar-te a controlares essas sensações. Vais te sentir mais confiante e menos ansiosa, sem recurso a medicamentos ou, pelo menos, a medicação muito pesada e sedante.

Sê muito feliz!

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.