processo de casamento | O Nosso Casamento

Fórum geral

processo de casamento

5 entradas / 0 novo
Última
#1 Sábado, 04/01/2014 - 00:33
Retrato de andreisse
andreisse
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 15.07.2013 - 12:28

processo de casamento

Olá a todas/os Sorriso

No próximo ano irei casar, se tudo correr bem Sorriso
No entanto, estou com algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas, se for possível. Neste momento, já fui à minha igreja anunciar que pretendo casar noutra igreja. Já forneci os meus dados, os do noivo e outras informações. Mas a partir daqui, o senhor que me atendeu não adiantou muito mais. Calculo que o próximo passo será iniciar o processo de casamento no Civil. Ora, se pretendemos casar dia 26 de Julho, tencionamos ir ao Registo Civil, em Abril. Antes não dá, porque o meu noivo está no Estrangeiro. Quando iniciamos o processo no Civil, é nos dado algum papel que temos que entregar na igreja, para que a mesma também inicie o processo? Visto que ele está, neste momento, no Estrangeiro, será aconselhável, por causa dos prazos, que nos casemos definitivamente em Abril? Até porque ele só estará cá 1 mês e volta 3 semanas antes do casamento. Se pretendermos mesmo casar já no civil, quanto tempo demora a estar tudo formalizado? E depois como é desenrolado o resto dos processos?
Peço, desde já, desculpa por tantas perguntas mas estou realmente com estas dúvidas, que já são muitas.
Obrigada.

Sábado, 04/01/2014 - 00:55
Retrato de Mily
Mily
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 9 meses atrás
Desde: 22.08.2008 - 16:04

Ola :)

Eu casei há 3 meses e nós é que tratámos de toda a burocracia, a única coisa que o padre fez foi enviar o processo para a cúria.

No nosso caso, fomos 9 meses antes à igreja marcar a data, entregar os nossos documentos e moradas, preencher os papeis para iniciar o processo de casamento.

Ao registo civil fomos 4 meses antes, iniciámos o processo e na semana a seguir fomos buscar uma certidão do registo para entregar ao padre para depois enviar para a cúria, nesta certidão consta o regime de bens em que irão casar.

No entanto, ao longo dos meses o padre pediu os documentos dos padrinhos e moradas, certidões de baptismo, etc.

Pelo que, estando o teu noivo no estrangeiro, o melhor será perguntares tudo o que é preciso, para depois não ser muito em cima da hora...

Outra coisa, o nosso padre exigiu o CPM, tens de ver com o padre quais as datas para ver se consegues conciliar com o teu noivo, na igreja onde casei o CPM havia de 6 em 6 meses, no entanto tive de fazer noutra cidade em que faziam de 2 em 2 meses, mas só até Junho.

Sábado, 04/01/2014 - 15:47
Retrato de andreisse
andreisse
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 15.07.2013 - 12:28

Muito obrigada por me esclareceres.

Nós vamos casar numa igreja sem ser pertencente aos nossos concelhos. Já marcamos a data na igreja que pretendemos casar e dêmos os nomes. Na minha igreja já indiquei o dia que pretendemos casar, dei a cópia dos nossos CC, a morada, a data do baptismo e o local. O homem da secretária, disse que o próximo passo, era dar-mos inicio ao processo no Civil, tal como tu fizeste. Que documentos pedem dos padrinhos, sabes indicar-me? A certidão que dão no registo civil para entregarmos o padre dão passado uma semana?
De qualquer forma, mal tenhamos essa certidão, vamos à secretaria da minha igreja entregá-la já com as nossas certidões de nascimento e os documentos dos padrinhos (se for necessário).
Acho que conseguimos ter tempo para tudo, muito obrigada pela tua ajuda.

Domingo, 05/01/2014 - 13:46
Retrato de rmgm
rmgm
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 8 meses atrás
Desde: 29.01.2013 - 11:57

Eu fui à Igreja marcar e não deixei documentos nenhuns. Apenas mostrei os nossos CC e eles escreveram a informação toda no processo. Em relação à certidão de baptismo, eles trataram disso tendo apenas a data e o local onde ocorreu.
Depois, dois meses antes fomos à conservatória (apenas precisam de levar o vosso CC) e iniciámos o processo. Pedimos para eles enviarem o documento pelo correio. Quando o documento chegou levei-o à senhora que estava a tratar dos papéis na Igreja. Em relação aos padrinhos, apenas precisam de levar para a Igreja cópia do CC ou BI e a morada deles. No registo civil não é preciso fazer nada. Depois do casamento, a Igreja envia os documentos (onde vem escrito se ha alteração de nome ou não) para o registo civil e uns dias mais tarde, o registo envia para vocês a certidão do casamento.
NOTA: no caso de alterarem o nome, não precisam da certidão para fazer o novo CC. Eles já têm essa informação no computador. A minha certidão foi enviada para uma morada errada e estava à espera dela para fazer o CC e acabei por perder tempo...

Domingo, 05/01/2014 - 21:13
Retrato de andreisse
andreisse
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 15.07.2013 - 12:28

Obrigada, já estou bem mais esclarecida :)
Sendo assim, em Abril iremos dar o início ao processo de casamento :)