Presentes de casamento - Ajuda | O Nosso Casamento

Temas e Decoração

Presentes de casamento - Ajuda

12 entradas / 0 novo
Última
#1 Segunda, 17/05/2010 - 19:55
Retrato de malu_ka
malu_ka
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 02.09.2009 - 22:52

Presentes de casamento - Ajuda

Olá noivinhas. Estou num dilema... Vamos casar dia 21 de Agosto e somos nós que vamos pagar tudo. Como também compramos casa e a estamos a mobilá-la, o dinheiro começa a ficar apertado. A nossa ideia era fazer face às despesas do casamento com as prendas dos convidados, mas é aqui que surge o dilema?!?!

Como dizemos aos convidados que queremos dinheiro como prenda? Se preguntarem é obvio que dizemos sem qualquer problema, mas quando não perguntam o que queremos, como dizemos?

Alguma noivinha na mesma situação? Ajudem-me...

Beijinho

Marta

Segunda, 17/05/2010 - 20:18
Retrato de Klaudita
Klaudita
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 6 dias atrás
Desde: 26.08.2009 - 20:44

a tua pergunta vai gerar polémica, mas eis aqui a minha opinião:
não há maneira de o dizeres sem que alguém não te pergunte, não me parece de bom tom, mas se alguém te perguntar se precisas alguma coisa para a casa, podes ser sincera, afinal estás entre pessoas amigas, e dizes que tens já algumas coisas em mente, que gostarias de ser tu a escolher e comprar, e que preferias dinheiro, por pouco que seja. Penso que não levarão a mal, mas de outra forma não digas nada, porque ai sim podiam levar a mal.

edit: podes é em pé de conversa falares das tuas dificuldades, mas nunca directamente.

bjs

Segunda, 17/05/2010 - 20:27
Retrato de pingota
pingota
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 1 dia atrás
Desde: 24.03.2009 - 21:54

Concordo com a Klaudita, vai ser polémico. Nem todas as pessoas passam pelo que tu e eu, e muitas outras estão a passar, logo é difícil de compreeder.
Pois, eu realmente do meu lado da família, como está quase tudo casado, já sabem o que me dar, dinheiro, porque é essa a tradição da família. E não é para pagar o prato, blá, blá, como toda a gente diz, a minha família interpreta como uma ajuda aos noivos na nova vida que vão começar.
Eu acho que ninguém compra prendas sem perguntar se já temos ou não. Mas se isso acontecer, trocas a prenda por algo que precises mesmo.

Segunda, 17/05/2010 - 23:02
Retrato de casal
casal
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 23.07.2009 - 10:48

De facto é um tema que gera polémica.

Entende-se porquê. Dinheiro é sempre um tema tabu.

Pois bem, nós também vamos/estamos a pagar tudo do nosso bolso. Está a exigir de nós um grande esforço em prol de um sonho. Seria uma hipocrisia se não admitisse que espero que as prendas ajudem a pagar a boda. Quando digo prendas, refiro-me mais a dinheiro obviamente. Já vivemos juntos, logo e felizmente, já temos a casa montada e não nos falta nada. Esperamos e desejamos que as pessoas tenham o bom senso de dar dinheiro (por pouco que seja) ao invés de dar prendas que irão talvez para a arrecadação.

É de facto um tema muito difícil de abordar. Temos feito um pouco como diz a Klaudita.

Em conversa, quando é oportuno, dizemos que tem sido difícil organizar o casamento e tal..que são muitas despesas.. Mas nunca puxamos o assunto.

Actualmente com a crise (incluindo a nossa) para muita gente já é um grande esforço ir a um casamento. Vestuário, deslocação..etc. consomem parte do orçamento familiar. Portanto, a meu ver, por muito jeito que o dinheiro possa dar, compreendo quem optar por dar uma prenda (mais económico).

Desculpa a divagação.. :)

Felicidades

Segunda, 17/05/2010 - 23:11
Retrato de JoanaPessoa
JoanaPessoa
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 24.09.2009 - 18:41

Olá...

Eu também estive nesse dilema, mas consegui resolvê-lo.

Eu e o meu noivo criámos um blogue para o casamento. Eu sou da Covilhã (onde vamos casaR) e ele é da Gafanha da Nazaré (onde já moramos juntos há dois anos). Achamos giro criar um blogue para que os convidados conhecessem um pouco melhor a minha terra e os convidados da Covilhã conhecesssem melhor a terra onde estou a viver.

Então, um dos tópicos do blogue chama-se "A nossa casinha" e tem fotos da casa, só do exterior, e convidamos as pessoas a nos irem visitar e conhecer o interior da casa. Depois pus a seguinte frase: "Mas, como devem calcular, já que moramos juntos há cerca de dois anos, temos a nossa casinha recheada... Nada nos falta :) E, por isso, mesmo não temos lista de casamento... Para bom entendedor, meia palavra basta :)"

Acho que o pessoal acabou por entender, mas a maior parte pergunta o que precisamos ou se temos lista de casamento e nós somos sinceros e dizemos que aquilo que precisamos mesmo é dinheiro.

Nada como a sinceridade... Agora é esperar para ver se a forma subtil que escolhemos vai dar resultado..

beijokas e espero ter ajudado*

Terça, 18/05/2010 - 09:13
Retrato de LilyFS
LilyFS
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 11 meses atrás
Desde: 23.11.2008 - 13:18

Pois essa é uma questão que também ao qual, ficava um pouco com o pé atraz.

Casei no ano passado, mas ja moravamos juntos à dois anos, mas para nos nada nos fazia falta pois ja tinhamos tudo.
Acho que as pessoas, quando sabem que ja tinhamos a nossa casa, ou então que estavam a fazê-la como é vosso caso, penso que se dão conta, que voçês querem as coisas à vossa maneira, pelo menos acho que é o pensar agora, mais vale dar dinheiro que comprarem e não gostarem.

As minhas prendas foram todas monetarias, e por acaso ninguém me perguntou se nada me fazia falta, mas juntamente com as prendas monetarias, tive bens materiais, que so no dia depois é que vi, pois foi a minha mãe que recebeu tudo.

Mas acho que pronto, ja não é como antigamente, que as pessoas davam qualquer coisa e ja estava, penso que a maneira das pessoas de pensar quando é para oferecer, é oferecer dinheiro, pois os gostos não são todos iguais, e depois os noivos compram o que quiserem.
Mas claro se alguém te perguntar se algo vos faz falta, dizes que não, a mensagem é clara linda.

Um beijinho e muitas felicidades...
Lily

www.lilyfs.com / [email protected]
Convites, Lembranças, Livros de Honra, Porta Alianças, Flutes e muito mais....
************************************************
Promoção -10% em todos os artigos disponiveis no site...
Até dia 04/04/2010

Terça, 18/05/2010 - 09:24
Retrato de malu_ka
malu_ka
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 02.09.2009 - 22:52

Também penso que dizer a verdade é a melhor opção. Coloquei este tópico porque me disseram que não devia pedir dinheiro. É evidente que se me derem outra coisa não serei mal agradecida, mas se me perguntarem, eu não quero dar a resposta políticamente correcta.... Quero responder o que me faz falta. Dizer expressamente que quero dinheiro sem me perguntarem, não me parece bem, mas se perguntarem, porque não??

Já moro com o noivinho na casa nova desde dezembro. É verdade que ainda nos faltam coisas, mas temos o essencial e o resto queremos comprar com calma e ao nosso gosto.

Espero que nenhum convidado leve a mal...

Obrigada Noivinhas

Beijinho

Marta

Terça, 18/05/2010 - 10:01
Retrato de Anacostasantos
Anacostasantos
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 11 meses atrás
Desde: 17.05.2010 - 17:33

Pois realmente é um tópico sensivel, mas acho que depende das pessoas.
Não é de bom tom pedir dinheiro, e então??? qual é o problema? Trata-se do teu casamento e daquilo que tu queres, que eu saiba as prendas são para vocês. Claro que estou a falar se alguém te perguntar o que queres, não convém andares atrás das pessoas a pedir dinheiro claro :). Como já disseram, vais estar entre pessoas amigas e tenho a certeza se forem mesmo amigas não ficarão ofendidas, eu pelo menos não ficaria. Se ficarem paciência. Desculpa a minha honestidade mas eu penso assim, não é para ofender ninguém. Se te perguntarem o que te falta ou o que queres, diz mesmo, preferia que me dessem dinheiro para puder comprar aquilo que me faz falta, ou então se for o caso de já saberes o que queres, por exemplo algum electrodoméstico, serviço de sala, trem etc... podes mesmo dizer que te faz falta tal coisa e que gostas o de tal marca assim e assado, até se for preciso dás a fotografia e tudo :).... Mas penso que as pessoas têm a noção que cada uma de nós gosta de comprar as coisinhas para a nossa casa, é normalissimo. Para quem não te perguntar nada e se te derem uma coisa que tu não gostas, eu se fosse a ti perguntava se dava para trocar, mas subtilmente claro. E ninguém tem que ficar ofendido porque nem todos temos os mesmos gostos. Quando se dá uma prenda estamos sempre a contar que a pessoa possa não gostar não é, por isso existem os talãoes de troca!!! :)

Bom espero ter ajudado.
Eu sei que se calhar existem pessoas que não pensam como eu, mas eu pelo menos penso assim (mas também não penso que possa ser a mais correcta, atenção! para mim é assim)

Beijinhos e felicidades

Terça, 18/05/2010 - 12:47
Retrato de zeny
zeny
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 04.03.2010 - 14:03

Olá!

No meu caso, tenho realmente tudo e não precisamos de nada...mas kdo me perguntam de prendas...digo logo que dão o que entenderem e se quiserem, mas que realmente não temos necessidade de prendas...pk a casa está completa e graças a Deusa temos td o que precisamos..alias tivemos um casal que nos queria dar a wii ou a x-box e nós já temos...digo mesmo para fazerem como entenderem melhor...

Mas tive amigas que escreveram no convite "agradecemos apenas a entrega de prendas em dinheiro, porque os noivos têm já o seu cantinho de sonho completo" - alias fui buscar o convite e estou te a copiar para aki...tive tb kem kdo entregasse o convite e dissesse isso...cada um sabe de si...

Pessoalmente, não me importa...

bjs

zeny ;)

Sábado, 25/05/2013 - 15:12
Retrato de XanaCD
XanaCD
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 6 meses atrás
Desde: 13.01.2013 - 20:00

Comigo está a acontecer exactamente o mesmo. Algumas pessoas já nos perguntaram que prendas queremos e nós não sabemos o q responder. Para a casa não temos falta de nada assim de especial. Agradecíamos era dinheiro mas não há forma elegante de dizer uma coisa dessas. Nos vários casamentos de amigos ou primos do meu noivo sempre oferecemos dinheiro.
Ainda há bocado respondi a uns amigos da família q não queremos nada pois não temos falta de nada, que basta a presença deles. Eles tb vão vir de longe, vão ter de pagar as portagens e o combustível. E isso é o q vai a acontecer a muitos dos nossos convidados. Felizmente já temos alojamento gratuito para todos.
Uma amiga minha que mora perto tb já me perguntou. Perguntou se eu não queria um jarro de aquecer água electrico, visto ela não ter visto aqui nenhum. Disse-lhe logo que não pq depois não o íamos utilizar. Bem acho q do jarro já nos escapamos. lol
Enfim, vamos ver no que dá.

Terça, 28/05/2013 - 17:27
Retrato de phiatorres
phiatorres
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 11.11.2011 - 12:24

Até agora só tivemos um casal que colocou essa questão e a resposta do meu namorado foi:"Já vivemos juntos há quase 3 anos, não há praticamente nada para a casa que nos faça falta"... Só espero tb não receber um jarro...lol ;)

Sexta, 19/07/2013 - 14:00
Retrato de Mae-do-henrique
Mae-do-henrique
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 06.06.2012 - 22:26

nós passamos por uma situação estranha, ficamos a saber, por vazamento de informação que iam nos oferecer uma Bimby... pois custa bem mais que um jarro elétrico, mas o fato é que não queremos uma!!! então como digo as pessoas que não quero que elas gastem este dinheiro todo em algo que não vou usar??? lá surgiu a conversa e disse... mas custou-me :)