Presente de casamento | O Nosso Casamento

Outros pormenores do casamento

Presente de casamento

17 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 14/10/2008 - 01:39
Retrato de Liliane Silva
Liliane Silva
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 14.10.2008 - 01:31

Presente de casamento

Vou me casar e já tenho minha casa mobiliada, gostaria de pedir os presentes em dinheiro, mas penso que ficaria sem graça de abrir envelopes pra ver quanto dinheiro o convidado me deu de presente. Fornecer o nº da conta bancária ou deixar cotas numa agência de viagens não é seguro, sei de casos em que os convidados não depositaram nada e os noivos ficaram sem presentes. Como posso pedir dinheiro sem ser deselegante e de que forma poderia receber o dinheiro?

Terça, 14/10/2008 - 08:48
Retrato de Imogdi
Imogdi
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 16.02.2007 - 16:27

Sinceramente acho que não há forma de o fazer.
Há uma série de factores que a meu ver não te permitem controlar esta situação e quanto maior o número de convidados, pior.
Por exemplo, algumas pessoas levam a mal se pedirmos dinheiro e outras fazem questão de oferecer algo "palpável".
Nós tínhamos a casa praticamente mobilada e decidimos abrir uma lista de casamento com as poucas coisas que nos faltavam. Quando as pessoas nos perguntavam o que queríamos, dissémos que tínhamos tudo menos o que estava na lista.
Mesmo assim, houve quem ignorasse a lista e comprasse o que achava que nos fazia falta... mais... houve quem fizesse questão que abríssemos os presentes durante a festa... o que às tantas se tornou incómodo...pois sair da festa para abrir presentes não estava nos nossos planos...
Abrir envelopes em plena festa, também não me parece bem.
Para além disso, faças o que fizeres não consegues evitar que alguém não te dê prenda. Acho que acontece sempre. Uns simplesmente não dão, outros recorrem aos envelopes vazios...
Nós só vimos os presentes com mais atenção, dois dias depois de casarmos,porque simplesmente não foi uma prioridade.
Acho que não vale a pena perder muito tempo a pensar nos presentes. As pessoas dão o que querem, o que podem, quando o quiserem.

Terça, 14/10/2008 - 10:44
Retrato de Tânia_André
Tânia_André
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 mês atrás
Desde: 28.08.2007 - 10:43

Normalmente as pessoas dão dinheiro! E costumam dar dias antes da festa :) ... é vergonhoso abrir os envelopes em frente aos convidados, pelo que por um questão de educação e protocolo deves abrir posteriormente, ou se necessitares do dinheiro para pagar a boda ( sim porque muita gente é assim que paga a festa) tentas ter um momento a sós com o noivo e abrem os envelopes longe de todos! Outra coisa... quando convidas as pessoas deve ser de boa vontade, do coração, deves partilhar esse dia com que mais gostas e nunca convidar com o intuito de " arrecadar" dinheiro... No meu caso só abri os envelopes 2 dias depois... não me faziam falta!!! Ah é verdade cuidado porque hoje em dia existem pessoas que dão envelopes vazios e este normalmente não têm nada escrito por fora, pelo que aconselho que escrevam sempre o nome de quem vos deu o envelope :D

Terça, 14/10/2008 - 12:20
Retrato de CorpseBride
CorpseBride
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 02.10.2008 - 18:48

No meu caso também não preciso de quase nada para casa e o que nos dará jeito é guito. Mas não vou estar a dizer isso aos convidados. Então deleguei à minha mãe a tarefa de, no caso de alguém se lhe dirigir e perguntar (o que às vezes acontece, quando as pessoas não sabem o que nos falta), ela dizer "dinheiro". E resta aguardar. :)

Se mesmo assim alguém nos der algo que não nos faça falta ou de que não gostemos, vamos fazer algo muito deselegante, mas que se lixe: agradeceremos a prenda, e depois vamos vendê-la para a Vandoma para a transformar no dinheiro de que precisamos. Mwahahah! >:)
(Claro que o valor sentimental também conta, mas há sempre aqueles convidados que só lá estão porque dizem mais aos nossos pais do que a nós, e nesses casos serei implacável). >:)

Terça, 14/10/2008 - 13:17
Retrato de Clara1981
Clara1981
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 1 mês atrás
Desde: 27.05.2008 - 14:36

Nesse aspecto não tive problema nenhum... já temos casa há 7 anos e claro... nada nos falta!

Quando entreguei os convites fiz sempre questão de ressalvar que já tinha tudo para a minha casa, incluindo coisas em excesso e frisei muito bem que precisava de dinheiro para começar a nova vida! Os meus convidados já me conhecem e já sabem como é a minha forma de pensar (mesmo os do noivo...). Claro que tb os coloquei à vontade para dar o que pretenderem ou então não dar nada, mas aí prefiro que mo digam directamente a aparecer envelopes vazios!!!

Contudo sei que irão aparecer coisas que já tenho (como o caso da varinha mágica que tenho em duplicado...), paciência!

Muito sinceramente, o mais importante para mim é que apareçam todos e que, em Novembro, quando telefonar para o pessoal a confirmar ninguém se desmarque...

Bjinhos grandes!

Clara *06/12/2008*
AS MINHAS ESCOLHAS - http://onossocasamento.pt/forum/minhas-escolhas-0
NOIVAS DE DEZEMBRO - http://onossocasamento.pt/forum/actualizado-030620...

Sexta, 31/10/2008 - 20:23
Retrato de Edy
Edy
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 09.02.2008 - 14:36

Fiquei pasmada com o que li. É vergonhoso abrir os envelopes na frente de quem os deu??? Acho isso muito muito estranho, e sinceramente vai contra os meus princípios. Tanto os envelopes como os objectos são prendas, e eu acho que por respeito a quem se empenhou em dá-los devemos abrir e comentar. Claro que se for dinheiro não haverá muito a dizer, mas pelo menos agradecemos algo que sabemos o que é. Não acho que faça sentido contar o dinheiro, claro, mas qual é o problema de ver?
Quanto ao tempo que se perde a abrir prendas: é uma consideração que temos por quem as deu, e além disso os convidados também perderam tempo a escolhê-las.
Eu adoro oferecer prendas e uma das coisas que me dá mais prazer é ver a cara de quem as recebe. Como tal, penso nisso quando sou eu a receber.
De qualquer forma, concordo que haja alguém responsável por guardar as prendas e por escrever o nome de quem deu.

Sexta, 31/10/2008 - 21:22
Retrato de Nexa
Nexa
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 21.07.2008 - 21:08

Por acaso é verdade, dizem as "regras da boa educação" que se deve abrir os presentes na presença de quem os ofereceu para mostrar o nosso apreço. Deixar para abrir depois é como se fosse um sinal que não ligamos ao que nos deram, eu abro sempre quando me oferecem e confesso que fico triste quando não fazem o mesmo quando sou eu a dar.
Percebo que no caso dos envelopes não haja margem para duvidas do que pode ser, mas podes perfeitamente escrever o nome de quem ofereceu no envelope para poderes posteriormente enviar um cartão de agradecimento, que se deve fazer, embora raramente receba um depois de um casamento.
Vanessa&Ricardo 4 de Julho de 2009

http://onossocasamento.pt/forum/minhas-coisas-inicio

Sexta, 31/10/2008 - 21:41
Retrato de carlita_d
carlita_d
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 4 meses atrás
Desde: 01.06.2008 - 08:18

Por acaso ontem tambem comentei isso com o meu noivo. É que aqui na belgica onde estou a viver, escrevem no convite compalavras bonitas que a casa esta mobilada por isso se quiserem contribuir para a felicidade dos noivos podem ajudar com dinheiro. E eu tambem vou perder a vergonha pois ja vivo ha 7 anos com o meu namorado e nao preciso de nada. Mas os meus convidados tambem ja sabem disso e acho que de hoje em dia pouca gente oferece prendas.

E na minha opiniao é parvo oferecer prendas (com todo o respeito a quem o faz) pois os gostos dos convidados pode nao ser o mesmo que dos noivos, e eu digo sempre que as pessoas compram prendas para poupar, mas eu preferia que me dessem o dinheiro que vao gastar na prenda mesmo que seja 50€ que receber a dita prenda.

Por isso por tras do convite vou escrever uma frase linda para dizer isso. E tambem o que interessa é a presença das pessoas de quem mais gostamos...

Beijinhos

CaRlA & JoSé
*15/08/2010*

http://onossocasamento.pt/forum/casar-quinta-memor...

Domingo, 02/11/2008 - 00:29
Retrato de Catarina Neves
Catarina Neves
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 06.05.2008 - 14:27

"Como posso pedir dinheiro sem ser deselegante e de que forma poderia receber o dinheiro?", lamento dizer-te mas não há nenhuma forma elegante de o fazer.

Percebo que o dinheiro dê mais jeito mas, como aqui alguém referiu e BEM, se convidas as pessoas é porque gostas delas (pelo menos comigo é assim).

Eu, por exemplo, prefiro sempre dar prenda. Para mim tem mais significado.

Os envelopes com dinheiro são "donativos" e não presentes! Logo, é muito indelicado abrir o envelope no meio da festa (se for em privado, tudo bem) ;)))

Desculpem se ferir susceptibilidades (não é minha intenção) mas não tenho de pagar para ir a uma festa onde sou convidada e, muito menos, tenho que suportar os "luxos" que cada um escolhe: a quinta X, a decoração Y, o vestido Z, etc.

Talvez por pensar assim é que, em dezenas de convites que recebo, apenas vou a dois ou três casamentos. Aqueles em que as pessoas me querem lá a mim e não à minha prenda!

beijocas

Catarina Neves
AlémDaLenda/Magias&Aromas

Geradores de Energia Positiva em http://adl.onlinewebshop.net

Segunda, 03/11/2008 - 18:14
Retrato de Imogdi
Imogdi
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 16.02.2007 - 16:27

Relativamente aos presentes, realmente mandam as regras que se abram à frente dos convidados. Relativamente aos presentes de casamento, mandam as regras que se ofereçam antes ou depois do casamento, nunca durante.
Quando eu casei, o dia passou tão depressa que mal pude dar atenção a fosse o que fosse. É um dia emotivo e lindo. Antes do casamento pensei em tudo o que está a ser aqui discutido, programei que ia arranjar uma caneta, e um lugar para guardar tudo. Sabem o que aconteceu? Sinceramente o que menos me interessaram foram prendas e envelopes, eu simplesmente queria aproveitar aquele dia mágico. Não quis saber se os envelopes iam cheios ou vazios, se tinham muito ou pouco. Preocupei-me em tentar viver o nosso casamento com os nossos amigos e familiares.
Em média, nunca demoram menos que 20 minutos entre abrir o presente e comentar e brincar com os amigos que ofereceram. Multipliquem isso pelo número de presentes que vos vão oferecer. Em casos extremos passariam todo o casamento a abrir presentes.
Os vossos amigos vão compreender se abrirem os presentes depois, é o dia do vosso casamento! Vão estar tão cheias de alegria e emoção que nem vão apreciar devidamente a abertura dos presentes.
Quanto à abertura dos envelopes à frente dos convidados não acho bem. Mesmo que o façam com a melhor das intenções, há pessoas que se podem sentir ofendidas e interpretar-vos mal do tipo pensarem que estão a ver se ofereceram muito ou pouco.

Esta é só a minha opinião. Não quer dizer que seja melhor ou pior que as outras. É simplesmente a minha e tem como objectivo ajudar e fazer pensar quem ainda não casou, da mesma forma que outras noivinhas me ajudaram a mim.

Beijos e tenham um dia feliz

Terça, 04/11/2008 - 12:32
Retrato de CorpseBride
CorpseBride
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 02.10.2008 - 18:48

Já ouvi tantas versões sobre o que diz a etiqueta, que já estou por tudo.
Mas em nenhum casamento a que fui vi os noivos abrirem os presentes (ou envelopes) durante a festa.

Já tinha ouvido dizer que os presentes se dão ou antes ou depois, é verdade... Mas em casos de convidados que morem longe, a solução mais práctica é mesmo dar no dia. Isso aconteceu-me uma vez, e o que se fez foi guardar o presente em casa da noiva, com um cartãozinho meu com uma breve dedicatória.

Agora noutra nota: acho que se dá demasiada importância às ofertas dos convidados, e concordo totalmente com o que disse a Catarina:

Quote:
não tenho de pagar para ir a uma festa onde sou convidada e, muito menos, tenho que suportar os "luxos" que cada um escolhe: a quinta X, a decoração Y, o vestido Z, etc
Às vezes parece que é isso que acontece (não me estou a dirigir a ninguém daqui do forum), e muita gente parece querer convidar o mais possível para ter muitas prendas. Isso é desvirtuar completamente o que uma festa de casamento deve ser.

Eu tenho a sorte de já ter tudo o que preciso para a casa (sem luxos nenhuns porque são coisas que se foram guardando desde há 20 anos, mas o necessário está lá), e não vou dizer que, se não tivesse, não me daria jeito que alguém me oferecesse um electrodoméstico ou algo do género que me estivesse a fazer falta. Mas longe de mim esperar que alguém o fizesse! Quem eu (ou os meus pais) convido é quem eu gosto que esteja presente, e não quem eu acho que pode dar a melhor prenda.

(Desviei-me do assunto inicial? Oops, perdão. :-P )

Terça, 04/11/2008 - 12:50
Retrato de Catarina Neves
Catarina Neves
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 06.05.2008 - 14:27

"aahhh... não quero prenda nenhuma. A melhor prenda é a sua presença". E depois, quando não dá prenda: "grande lata! Veio comer à borla e nem deu prenda nenhuma". PIOR: quando alguém dá uma prenda que julga ser bonita e útil, ainda leva com desdém! Enfim!

beijocas

Catarina Neves
AlémDaLenda/Magias&Aromas

Geradores de Energia Positiva em http://adl.onlinewebshop.net

Terça, 04/11/2008 - 13:07
Retrato de Nexa
Nexa
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 21.07.2008 - 21:08

Os presentes dão-se antes ou depois.
Lembro-me de uma amiga que mora e casou em Abrantes. No dia anterior foi a entrega dos presentes e muitos ocnvidados não eram da terra.

Vanessa&Ricardo 4 de Julho de 2009

http://onossocasamento.pt/forum/minhas-coisas-inicio

Terça, 04/11/2008 - 15:40
Retrato de Estrelinhaaa
Estrelinhaaa
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 10 meses atrás
Desde: 08.07.2008 - 17:59

concordo plenamente com a Catarina!!!! apoiada!!!!

mas infelizmente grande maioria das pss casa-se ja a pensar nas prendas e no dinheiro que vai receber... eu tambem me queria casar, mas como somos nos que vamos pagar tudo e nao pode ser como queremos porque é tudo muito caro! (e muito sinceramente na minha opiniao ou faço uma festa a grande como quero ou não faço nada!!! quero é ser feliz!), mas em conversa com diferentes pss todos me dizem - aaahh recebes o dinheiro que gastas nas prendas q recebes, por isso nao te preocupes!!! Por amor de deus, mas alguma vez eu me ia casar a pensar nas prendas... para mim nao faz sentido...

como tal.. concordo plenamente com a Catarina!

Felicidades e Beijinhos :*
*Andreia e João*
Algures em 2009 ;)

Terça, 04/11/2008 - 16:31
Retrato de Cris 15 agosto
Cris 15 agosto
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 4 meses atrás
Desde: 10.04.2008 - 10:26

desculpem mas ha coisas mt estupidas.... nem toda a gente tem possibilidades de dar grande dinheiro e por isso dao algo em material... pk ao dar dinheiro nao kerem dar pouco pra nao parecer mal... qd convidamos nao é com a intençao das prendas!!! se é com essa intençao, entao a vontade de casar nao é por amor...!!! (Desculpai)....
Convidamos por gosto pk é um dia importante e com esta época de crise k estamos, nao dá pra brincar ao dinheiro... existem filhos pra vestir, pra escola e essas coisas todas! por isso nem todos nós podemos dar algo mais caro e luxuoso!
Quanto ao abrir os envelopes, é assim aki na minha zona usa-se alguem escolhido pelo noivo do lado dele e da noiva do lado dela ficar a cargdo de receber os envelopes, quando é algo em material dao á propria noiva no dia, antes ou depois.... Aki as pessoas ja perguntam (convidados), kem esta responsavel pra receber as prendas??? por isso nao abrimos á frente, mas isto depende de cada zona axo eu.

Quando pensei em casar, fiz bem as contas e nao estou á espera do dinheiro dos convidados pra pagar o casamento! é sempre uma ajuda, mas nao sao obrigados a dar algo. Convidei mesmo por gosto.

Felicidades a todas e desculpai a minha sinceridade

Terça, 11/11/2008 - 00:46
Retrato de SaraMikas
SaraMikas
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 2 sem atrás
Desde: 03.09.2008 - 01:51

Quem aceita n escolhe e cm sou pobre e n sou mal agradecida, td o kvier k venha por bem...e eu recebo é claro!!!

bjokas

As minhas primeiras coisitas!!
http://onossocasamento.pt/forum/nao-resisti

**********************
Sara&André 15.08.09

Sexta, 19/07/2013 - 14:11
Retrato de Mae-do-henrique
Mae-do-henrique
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 06.06.2012 - 22:26

eu discordo totalemente disso de escrever o nome pra saber quem deu o envelope vazio. As pessoas que convidei foram pra participar deste momento comigo, não pra me pagarem a festa. Se não tivesse dinheiro pra faze-la, não faria.
Além disso, tenho muitos colegas estudantes que estão aqui de erasmus e que irão no casamento. Jamais exigiria deles que me dessem prendas que eles não podem pagar.
Isto de ver quem deu o envelope é pra depois o que? se vingar e não dar também? sinceramente não acho que festa de casamento seja pra arrecadar dinheiro ao convidados...