Pai quer voltar a casar com 62 anos | O Nosso Casamento

Fórum geral

Pai quer voltar a casar com 62 anos

3 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 13/01/2015 - 15:16
Retrato de Bisqui
Bisqui
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 10.01.2013 - 12:16

Pai quer voltar a casar com 62 anos

Boas tardes.
Vim recorrer ao fórum para pedir opiniões sobre o que se está a passar no meu seio familiar.
O meu pai ficou viúvo há 5 anos. Nunca namorou nem foi de sair até que um dia reencontrou uma namorada dos tempos da tropa e há um ano estão a viver juntos. Ora da morte da minha mãe não foi feita qualquer partilha. O que acontece é que a senhora quer casar. Não tenho nada contra, nem tenho de opinar pois a vontade é deles e eles é que decidem o que querem fazer da vida deles. O que se passa é que tanto ele como ela têm 2 filhos e ambos têm bens. Eu como herdeira do meu pai não acho justo os filhos dela terem direito ao que é do meu pai e o contrário também. O meu pai e a senhora também acham o mesmo e querem regularizar todo o processo para que um dia mais tarde isso não aconteça.
Alguém sabe alguma coisa de leis de partilhas e de casamento quando os dois querem casar e querem salvaguardar a herança de cada um apenas para os filhos de cada um. Eu sei que mesmo que casem em separação total de bens um dia um morrendo o conjugue herda na mesma os 50% e o quinhão dos restantes 50% com os descendentes. Como é que os dois podem salvaguardar os bens deles apenas para os filhos?
Muito obrigada (",)

Terça, 13/01/2015 - 15:41
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 11 meses atrás
Desde: 12.04.2010 - 12:41

Boa tarde
Eu aconselho ir a um advogado

Quarta, 14/01/2015 - 09:06
Retrato de rmgm
rmgm
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 29.01.2013 - 11:57

Nessa situação a lei não deixa casar com comunhão de bens adquiridos mas sim separação total de bens, exactamente por existirem herdeiros. Por isso, quando forem ao registo civil dar entrada para o processo de casamento vai ser esse o regime do casamento. No caso de morte, não sei como se processa, mas podem sempre fazer um testamento. Sei que não é possível deserdar os filhos, mas pode ser que seja possível não deixar nada aos cônjuges. Podes ir ao notário (que é onde fazem os testamentos) e eles explicam-te como se processam as coisas. Além disso, podes agora fazer as partilhas com o teu pai e passar as coisas para teu nome, por exemplo. Aconteceu uma situação assim do género com o meu sogro, que tb é viúvo (mas que envolve uma filha de outra mulher) e o notário deu várias opções para que ela ficasse com o menos possível de bens. Por isso, o meu conselho é irem informar-se junto de um notário, que sai mais barato que um advogado.