Opinião - "Espaço Quinta" - Açores (#PESADELO) | O Nosso Casamento

Espaços Quintas e Catering

Opinião - "Espaço Quinta" - Açores (#PESADELO)

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#1 Quarta, 20/08/2014 - 11:09
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acoreana12
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Opinião - "Espaço Quinta" - Açores (#PESADELO)

Olá noivinhas venho aqui contar a minha triste experiência com o local que escolhi para realizar o meu casamento.

Para um melhor enquadramento passo a explicar que o casamento foi em S. Miguel - Açores onde não existe tantas opções de escolha. O espaço escolhido para realizar a boda foi Espaço Quinta.
Acontece que desde o início que nos apercebemos que a "Dona Mena" era no mínimo "complicada" e bastante inflexível. Também no apercebemos de que praticamente tudo era "extra" e que todos os extras sem excepção eram pagos por cabeça (incluindo a decoração das mesas). Acresce que o dito Espaço, não tem espaço exterior à excepção de um (pequeno) parque de estacionamento. Como o casamento era num Domingo, teríamos desconto de 10% sobre o preço final. Com a falta de alternativas (os restantes espaços ora eram pequenos, ora mais antigos), acabamos por ainda assim, optar por este local.

Ora vamos então por partes...

Pré-casamento:

- tanta coisa aconteceu durante os preparativos que vou apenas referir aquelas que consideramos mais graves, começando pelos insultos (sim, insultos directos aos noivos). A D. Mena não gosta de ser questionada, não gosta sequer que as pessoas lhe perguntem como funciona o serviço. Parece sentir-se posta em causa e como tal, ao invés de responder calma e educadamente, prefere atacar as pessoas. Tudo começou com um simples "nunca vi uma noiva assim", culminando com "vocês são uns irresponsáveis, são mesmo imbecis". Quando confrontada pela minha sogra, que incorrectamente lhe referiu que esta teria chamado "imbecil" ao meu agora marido, justificou-se que tal não tinha de facto acontecido e que provavelmente devido ao seu sotaque ele teria percebido mal "impossível". O problema é que foi plural, e seja qual for o sotaque - e digamos que ele está bastante habituado ao sotaque - "impossíveis" não rima sequer com "imbecis". Adiante...

- e-mails nunca ou raramente são respondidos, e mesmo quando são, a maioria das perguntas fica sem resposta. Só na véspera do casamento se dignou - após muito "mal-estar" - a responder a algumas das questões;

- as contas (a pagar, entenda-se) são por cabeça, incluindo as flores, mas depois na prática são feitas por mesa. Confrontada com esse facto, preferiu ignorar e insultar mais uma vez. O placard é também ele cobrado por mesa, ou seja, cada mesa acrescentada (um papel do tamanho de um postal impresso a preto e branco) tem o custo de 6,5e, sendo que assim o nosso ficaria pela módica quantia de 100e. Acabamos por fazê-lo nós, usando uma mala antiga com pequenos marcadores feitos também por nós;

- uns dias antes do casamento, informou-nos que não encontrava lagosta em lado nenhum para a mesa de marisco, excepto uma "amiga" sua de Leiria que tinha uns kgs dela congelada. Sugeriu, diria mesmo insistiu, que a família do noivo (do Minho) passasse em Leiria no caminho para o aeroporto e a levasse... eventualmente com um futura intoxicação alimentar em mente, não sei...

Agora o casamento propriamente dito...

Como nos Açores o carro dos noivos é o último a sair da Igreja, aproveitamos para fazer 2 paragens no caminho para tirar algumas fotos em miradouros. Demoramos apenas 15/20 minutos. À chegada ao casamento, as mesas das entradas encontravam-se literalmente vazias. A minha irmã confirmou-me que quando chegaram (uns minutos antes), vazias estavam... reclamou-se de imediato mas só ao fim de uns 10 minutos é que foram repostas. O problema é que a duração total das entradas é de 45 minutos, portanto dá para terem uma ideia... talvez 10/15 minutos com comida disponível para os convidados...

Iniciou-se então a refeição. Esta era para ser buffet mas como já antevíamos a hecatombe, optamos por sugerir que um dos pratos fosse servido empratado, para além da entrada fria. Escusado será dizer que pagamos um preço extra (que inicialmente rondava os 200e mas acabou nos 825e), assim como um preço extra pela sopa. Os 2 (sopa e prato) foram servidos sem os noivos presentes na mesa.

Seguiu-se o buffet... pouca quantidade, comida com mau aspecto e sabor a condizer. Acresce que tiramos mais uns minutos para tirar algumas fotos nos caminhos exteriores ao recinto e à chegada fomos apressados a abrir o buffet. Mas não sem antes sermos literalmente chamados à sala da D. Mena para um "ralhete", primeiro porque atrasamos o buffet (15 minutos depois de ser servido o prato empratado), depois porque "está aqui uma tuna e ninguém me falou de tuna nenhuma". Na realidade, a tuna não pode estar presente, pelo que a tuna a que a senhora se referia eram de facto antigos elementos da tuna do meu marido mas todos eles convidados do casamento. Viemos mais tarde a saber que também eles - os convidados - levaram um "ralhete" por terem ensaido um punhado de músicas nas traseiras do espaço. Explicamos que preferíamos que "a tuna" actuasse antes do buffet, tal não foi concedido. Falta ainda referir que à chegada das ditas fotos fomos recebidos com um "isto quase que ia havendo pancadaria", que percebemos perfeitamente que era uma forma de expressão do empregado mas que de facto sugeria alguma pressa. Mais tarde, minutos mais tarde, essa pressa foi rapidamente negada por outro elemento do staff, só para ser novamente confirmada e re-negada pela D. Mena. Seja como for, a tuna actuou no fim e o buffet ficou quase todo em exposição pois o empratado ainda mal tinha chegado ao estômago. Mas de facto entendo a pressa, a comida já estava com mau aspecto, 1/2h depois nem quero imaginar...

Um aparte importante: a D.Mena dispôs-se a que trocássemos um prato de carne por Leitão, prato bastante apreciado no continente. Achamos estranha a "simpatia", pelo que até insisti que o meu marido confirmasse novamente que não envolvia custos extra. Assim, e sem mais condições, aceitamos. No dia, o que acontece é que ao fim dos 2 primeiros tabuleiros de leitãozinho, restaram apenas 2 cabeças. Quando nos apercebemos (o noivo ia provar o leitão), foi-nos dito que tinham servido 4 leitões (1/2 cabeça cada, portanto) e que não seria reposto. Ora se soubéssemos que o prato não seria reposto, teríamos optado por nem o apresentar. Por fim, no dia seguinte a desculpa já era outra: "os continentais comem muito leitão" ...

Chegado o momento da partida do bolo, foi o caos... ninguém do staff sabia o que fazer, fomos apressados a partir o bolo mesmo sem prato onde o servir (o NOSSO próprio prato). Daí até este ser servido aos convidados o caos não melhorou...

Daí em diante, fomos apenas apressados mais uma vez para abrir a mesa de sobremesas e felizmente a festa não dependeu da Sra. Dona Mena. De referir ainda que esta não se apresentou uma única vez na sala a fim de saber se estava tudo a correr bem ou simplesmente para cumprimentar os noivos. Pior, a meio do casamento - após o seu "ralhete" e a sua intransigência total, trancou-se à chave no seu gabinete.

Agora o pós casamento, não menos desagradável mas em que finalmente lhe pudemos dizer algumas coisas que há muito estava a pedir:

Chamou-me de mentirosa em frente aos meus sogros pois afinal o desconto - do qual se tinha "esquecido" - era apenas de 5% e não de 10%, como eu, os meus pais e as minhas irmãs temos a certeza de ter ouvido. Convenientemente este não vem escrito no "contrato" (que nem contrato é, em boa verdade, pois ninguém assina coisa nenhuma) mas rapidamente se apressou em mostrar como "prova" uma cópia do mesmo com essa parte acrescentada à mão, a caneta azul... Após ser confrontada, mesmo no final, pelo meu marido com a sua tendência para insultar as pessoas, volta a negar tudo concluindo com a seguinte frase: "eu não entendo, você nem parece dos Açores, parece que veio lá do Norte". Sem dúvida que esta frase lhe fica muito bem, aliás, é o perfeito exemplo de educação e profissionalismo. Só não pedimos o livro de reclamações porque os meus sogros acharam que não valia a pena e nos pediram que não o fizéssemos. Ainda assim, foi preciso ameaçar que o faríamos quando a Sra. se recusava a ouvir-nos ou a deixar-nos terminar uma frase que fosse.

Isto é apenas um "resumo" do que correu mal no antes, durante e imediatamente depois.

Uma adenda: passados 5 dias, qual não é o nosso espanto, as nossas flores (mais murchas e abertas), incluindo uma flor que a senhora nem conhecia, eis que surgem noutro casamento, já para não falar nos marcadores e mala exactamente copiados do nosso casamento. Escusado será referir que estas flores fora cobradas na integra aos noivos, quando na realidade não lhe custaram UM tostão que fosse. Agora pergunto-me se as que paguei (as poucas que não arranjei eu própria) não seriam também de um qualquer outro casamento (e eventualmente levadas por uma outra noiva, que também terá pago pelas flores que ela própria levou).

Resumindo e concluindo: os outros espaços podem ser mais antigos mas ao menos apresentam bons espaços exteriores (Bahia Palace, por exemplo), qualidade no serviço e profissionalismo. Não se deixem enganar por uma decoração bonita - a cargo da filha da D. Mena, a Susana, a quem nada temos a apontar e que até podemos dizer que é muito simpática, prestável e profissional - pois o resto não há mesmo ponta por onde se pegue. Falta apenas referir que todos os preços referidos são sem IVA.
No final de contas, as pessoas até se divertiram mas por si e pelo DJ (Sr. Alberto Borges), que esteve muito bem. Nós os noivos, aproveitamos o máximo que conseguimos mas sem dúvida que dispensávamos os "ralhetes" da D. Mena assim como toda a irritação e indignação causada pela sua tirania e avareza.

Beijinhos e espero que isto evite futuras chatices às noivas micaelenses!

Quarta, 20/08/2014 - 12:35
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nicas coimbra
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Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 31.03.2012 - 11:54

Lamento muito uma memória destas num dia tão especial! E ainda por cima, pagaram bem pelo serviço... nada barato.

Quarta, 20/08/2014 - 14:47
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missgata
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Visto pela última vez: 6 anos 3 meses atrás
Desde: 28.02.2014 - 19:45

Bem, isso é o que qualquer noiva dispensa, um responsável pelo espaço e serviço com tanta falta de profissionalismo. faz-te ouvir, para que outros noivos daí não sejam enganados como tu foste.

Quarta, 20/08/2014 - 15:51
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susana_j_mota
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Visto pela última vez: 8 anos 6 meses atrás
Desde: 31.12.2013 - 09:35

Bolas açoreana...lamento muito o que aconteceu! Sinceramente deve ser o receio geral quando se procura uma quinta...eu antes de escolher pedi montes de referências a pessoas que já lá tinham ido...foi um alívio todos os comentários serem positivos...mas há sempre o receio no fundo! Espero que apesar disso tudo relembres os momentos bons do teu dia! Beijinhos

Quinta, 21/08/2014 - 20:23
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Cristina C. Teixeira
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Visto pela última vez: 4 anos 10 meses atrás
Desde: 30.09.2013 - 21:21

Olá Açoreana12!

Antes de mais quero dizer que é triste e ultrajante o que se passou no teu dia. É um dia que idealizamos e que esperamos que seja um dia tranquilo (só com um pouquinho de ansiedade esperado do próprio dia) na companhia dos que mais amamos...

Fazes muito bem em deixar aqui o feedback para as futuras noivas e também aproveito para reforçar o teu feedback.

Isto porque, também sou de S. Miguel e o meu noivo é de Guimarães e, quando estávamos a ver espaços quisemos ver aqui em s. miguel para ver o que havia.

Assim, fomos ver o Espaço Quinta da D. Mena, começou logo pelo espaço em que está localizado - não gostámos, fica rodeado de pastos e o que não falta são os sítios bonitos que temos nesta ilha maravilhosa! Deu-nos logo má impressão...

O salão em sim não era mau. Quando fomos à sala saber dos serviços aí é que foi... começou com "as minhas noivas não têm que se preocupar com a decoração do espaço, basta aparecerem no dia" (isto pra mim não funciona) importa salientar que falou sempre com uma arrogância do género tenho um óptimo serviço e somos os melhores.
Já tínhamos visto algumas quintas no norte, por isso, tínhamos uma ideia dos serviços. Assim, qual não foi o meu choque quando vimos que ela cobra um preço base pela ementa e depois é tudo à parte. Chocou-nos porque no norte o que não falta é comida e as quintas acabam por fazer preços (+ baratos ou + caros, dependendo da carteira, mas com tudo incluído), além de que podemos ficar até de madrugada... e no caso do Espaço Quinta explicou-nos que se quiséssemos continuar a festa depois da meia noite tínhamos de pagar as horas extra dos funcionários, se então não quiséssemos tínhamos de sair por volta das 23h e tal para dar tempo dos empregados arrumaram tudo e saírem. Disse também que caso os convidados roubassem algo no dia, que nós (os noivos) éramos responsáveis, achamos isso ridículo! Mas pronto, como ela disse e "muito bem" o espaço é da D. Mena... é pena é que a senhora não tenha noção que trabalha numa área em que não interessa o que ela pensa (pode dar sugestões, claro) mas sim o que os noivos querem, pois é o dia deles!!!

Deixo aqui a dica de um espaço para as noivinhas de S. Miguel - a Quinta da Madeira Velha na Povoação, é rodeada de vegetação (em que se respira aquele ar puro da serra), tem um espaço muito agradável e a senhora que nos atendeu era muito simpática e divertida!!

Apesar desta odisseia, aproveitem ao máximo os vossos momentos a dois porque o que realmente interessa é que vocês estão juntos e casados ;) aproveitem para namorar bastante ;)

Beijinhos