6 respostas [Última]
il_ces
Retrato de il_ces
Offline
Desde: 18.04.2013
MÉXICO - dicas de quem lá esteve:)
Sexta, 17/10/2014 - 01:23

Olá,

Estivemos no México em lua de mel, e apesar de alguns conselhos que recolhi, faltaram coisas que resolvi partilhar com quem quiser:)

Saliento, que se trata apenas de uma opinião/experiencia de quem lá esteve, não querendo com este relato afectar grupos turisticos, marcas ou pessoas que com certeza tb terao as suas opinioes/experinecias diferentes, que tb as podem partilhar, só enriquece o tópico e ajuda a recolher informação para quem lá vai.

1. VIAGEM
Compramos a sair de Madrid por ser mais barato, saimos do Porto na Ryanair. Na viagem contar com 10 horas de voo! levar chiclets ou rebuçados para ultrapassar a subida de pressao nos ouvidos e pra adoçar a boca:) levar umas bolachas pra ir trincando, apesar de ser uma viagem de longo curso darem normalmente duas refeiçoes a bordo. A tripulação são muito simpáticos e ajudam em tudo que podem.

No regresso contar com a balburdia no check-in da Ryanair em Madrid, n sei s aconteceu a outras pessoas, mas lá n havia ordem, pessoas furavam filas, os balcoes no ultimo minuto abrem um check in para o voo mais proximo, ou seja, estivemos mais de uma hora na fila, qdo meia hora antes abrem chek in pro porto e nos ainda na fila, compensa para os atrasados, e houve gente a reclamar..

1.1 Coisas que se devem levar
Estojo medicamentos SOS - aquilo que de emergencia acham que podem precisar (ben u uron, imodium etc..), lá encontram lojas so de medicamentos de venda livre. Eu esqueci Biafine para queimaduras, e devem levar um bom protector solar acima de 30, chapéu, calçado para andarem um pouco a pé e acreditem no que vos digo, um pequenino guarda chuva de bolsa, ou capa de chuva. O méxico não é mexico se não chover um dia por semana, e pode chover muito de manha e na mesma tarde, n aguentarem o sol!! Dps contem as vossas experiencias:) Ah levem bolsas de proteção de maquinas fotográficas/tlm para a água, para tirarem fotos ou maquinas fotograficas proprias para a água.

2. ESTADIA
2.1 MOEDA
Li aqui algures que n devemos trocar pesos (moeda do México) cá pq lá compensava mais. Assim fizemos levamos apenas doláres e euros. Tal como aqui, há locais que aceitam todo o tipo de moedas estrangeiras como meio de pagamento (Euro, Dólar..), mas sujeitamo-nos as diferentes taxas de cambio que qq local/comerciante pratica. Pra terem uma ideia, no hotel o cambio era 1 Euro - 15 pesos, lojas na cidade 1 euro - 16/17 pesos, no aeroporto a saida 1 euro - 18 pesos. Trocamos na cidade à melhor taxa que vimos, é apenas a nossa experiência, tlx compense pesquisar cá a taax de cambio e levar o dinheiro contado, ou então pesquisar o melhor negócio lá:)

2.2 HOTEL
Por sugestão das agências de viagens onde fomos, ficaríamos no grupo Bahia Principe, por pesquisa do meu marido, até aqui no forum, ficamos no grupo RIU (Riu Tequila mais propriamente), o mesmo que aquele mas mais antigo, e claro mais barato (200 euros na altura em que fomos). Na agência mostraram-nos a planta e a distancia da praia, perguntei a diferença/distancia para o Bahia Princepe, n sabiam.. Qdo chegamos lá, vimos a diferença, os Riu estão dentro do resort Playacar na cidade/localidade turistica Playa del Carmen, os Bahia principe ficam a +- 30 kms daqui, longe desta localidade. Mais uma vez é apenas a nossa experiencia, nos saimos do resort a pé ou de taxi, ou de autocarro que apanhamos na cidade, qdo fomos por nossa conta a Tullum. Nos Bahia Principe, tb devem poder fazer isso mas pagarão mais de taxi, pq fica mais longe. Claro os Riu tb tem os seus defeitos, sao hoteis mais antigos, so me queixei das tolhas eram muito velhas, de resto comida, funcionários e localização adoramos.

3. EXCURSÕES

De facto as excursões, são muito caras, mas são packs, ou seja incluem varias coisas q as x ate sE fazem em dias diferentes, fizemos a mais importante, na nossa modesta opinião - XICHEN ITZA, e entrada num cenote, e claro o grupo de portugueses que fomos regateou logo o preço e o sr baixou o preço mas retirando coisas que o pack incluia.. N s pode ter tudo:)

Fomos a TULLUM por nossa conta, com um casal de portugueses. Fomos a cidade vimos horários de autocarros, pagamos autocarro e entrada. Ficou mais barato:) Aqui fomos à PLAYA PARAISO logo ao lado das ruinas de Tullum, o nome alica-se mesmo, trata-se de uma das praias mais bonitas do mundo!! e tb podem observar o local de desova das tartarugas.

No ultimo dia fomos ao parque aquático XEL-HA, muita gente vai a X-CARET, adoravamos ir aos 2 (alias os 2 pertencem ao mesmo grupo), mas n s pode ter tudo, o grupo decidiu Xel-ha e adoramos, um dia têm direito bufet de almoço e lanche, a colete salva vidas, equipamento de snorkling, boias de descida do rio, extras a pagar: fotos tiradas pelos fotografos do parque, experiencias com golfinhos e manatins entre outros..

Por fim, n poderia deixar de mencionar a simpatia dos mexicanos, pessoas humildes, trabalhadores e MUITO SIMPÁTICOS, adoram receber pessoas e gostam de gorjeta:) e perceberam rápido o potencial que têm nas mãos: O TURISMO, por isso agradam sp aos turistas.

O país achei seguro, lindo, com uma beleza natural inigualável, com tanta cultura impossível de conhecer em apenas uma semana, por isso termino no meu "portunhol" como dizia o nosso guia: "si te gusta, lo pedimos una cosa, volve ca e si no, lo ricomienda a tus amigos, MÉXICO te espera!!!"

Tenham uma óptima lua de mel, como nós, que deu pra esquecer o mundo na Terra e pra revigorar energias depois do casamento. E claro, um dia queremos voltar:)

Bjs e sejam felizes!!


Abaixo a Monoto...
Retrato de Abaixo a Monotonia -Turismo
Offline
Fornecedor
Desde: 18.11.2011
Olá muito boa tarde Eu já
Sábado, 18/10/2014 - 09:28

....

il_ces
Retrato de il_ces
Offline
Desde: 18.04.2013
Ola, S calhar n deu pra
Sexta, 17/10/2014 - 22:40

Ola,

S calhar n deu pra entender no texto, mas claro que nadamos num cenote, por sinal um descoberto há pouco o de Xcahum. Em relação à saida do país pagamos 55 euros cada um. Os levantamentos feitos em ATM têm uma taxa de 2 euros por cada levantamento, daí disse ser melhor levantar cá, o banco tb cobra mas de uma so vez.

Sim claro, imagino que o México seja muito mais do que a Riviera Maia e Playa del Carmen, mas só lá estive 7 dias e não sete vezes!! não deu pra conhecer tudo o que gostaria. Tal como referi no post e volto a salientar, trata se apenas de uma opinião/experiencia de quem lá esteve, não querendo com este relato afectar grupos turisticos, marcas de hoteis ou pessoas que com certeza tb terao as suas opinioes/experiencias diferentes.

Obrigada

Ju2015
Retrato de Ju2015
Offline
Desde: 03.03.2014
OBrigada por partilhares a
Segunda, 19/01/2015 - 11:06

OBrigada por partilhares a tua experiencia Sorriso

Carla Mcruz
Retrato de Carla Mcruz
Offline
Desde: 06.04.2015
Ola precisava de uma pequena
Segunda, 06/04/2015 - 11:09

Ola Sorriso precisava de uma pequena ajuda, dia 28/04 vamos para o México com vôo a partir de Lisboa, mas conseguimos um vôo do Porto/Lisboa ryanair por 3€ cada, a mala de cabine será suficiente para a viagem ao México? Pois caso seja necessário a mala ir para o porão lá vai o lucro dá viagem.

sneeze
Retrato de sneeze
Offline
Desde: 29.12.2013
Obrigada pelas dicas Vou
Sábado, 18/04/2015 - 21:04

Obrigada pelas dicas Sorriso Vou levar a serio a caixa SOS e a capa para a chuva!

Susinha4
Retrato de Susinha4
Offline
Desde: 25.03.2015
Obrigada pelas dicas!! Também
Quinta, 04/06/2015 - 23:06

Obrigada pelas dicas!! Também vou dia 28 Julho Sorriso

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.