... | O Nosso Casamento

Depois do dia do casamento

...

25 entradas / 0 novo
Última
#1 Quinta, 05/04/2012 - 21:26
Retrato de nicas coimbra
nicas coimbra
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 31.03.2012 - 11:54

...

Olá a todas :)

Quinta, 05/04/2012 - 21:55
Retrato de elispinto
elispinto
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 09.07.2010 - 10:55

ola,

estou casada ha 1 ano e 1 mes mas ja vivemos juntos há 4 anos!
O casamento nao mudou nadinha do que éramos antes. o problema é que muitos casais acham que casam e pronto, o outro fica garantido até ao fim dos seus dias. MENTIRA!!! é preciso ir alimentando e apimentando a relação tal como se fossem namorados. TEns de ter no outro o teu melhor amigo, o teu amante, o teu confidente, o teu tudo! No entanto, nao vos podeis esquecer que sois duas pessoas, existe o nós na relação mas também existe o outro como indivíduo, que precisa de sossego, que precisa de ficar sozinho, que precisa de segredos, ou seja, precisa de manter a sua identidade. Que vejo por aí casais que ha e tal agora somos 1. Nao, pois assim um acaba por abafar o outro, quando assim é acaba por um dar mais de si em relação ao outro. trabalhem ambos na mesma direção!

bjs

Quinta, 05/04/2012 - 21:58
Retrato de Sofia Lo
Sofia Lo
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 1 mês atrás
Desde: 26.03.2011 - 11:57

Confesso que tenho curiosidade em saber o que pensam as meninas..

Nao te importas com a minha intromissao?

Beijinhos

Quinta, 05/04/2012 - 22:00
Retrato de isabel.barbosa
isabel.barbosa
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 meses atrás
Desde: 19.08.2010 - 15:46

Querida para mim esse tipo de resposta sao ja "cliche" toda a gente mas toda a gente sem excepçao que é casada a quem entregamos convite ou falamos do casamento dizem "teem a certez" "nao sabem no que se vao meter" "tao tão bem assim" Mas a verdade e que essas mesmas pessoas casaram essas mesmas pessoas deram esse passo e a maioria a bastante tempo e sao super felizes... Por exemplo o meu patrao e casado para ai a 15 anos tem 2 filhos e vive em constante "lua de mel" com a esposa nota-se que se dao as mil maravilhas ainda s tratam por amor 1 ao outro e tudo e ca vez que falo no casamento diz me ele " tem a certeza" " nao quer pensar melhor" qd lhe entregamos o convite ele disse "sp vao com isso para a frente" sinceramente estes comentarios nao me assustam pk ja sao mais praxe do que outra cois... O que tiver que ser sera e para mim querida nao é o assinares um papel que faz a diferença, para mt gente o grande problema e que nao estao preparados para assumir um compromisso.... Assumi-lo perante todos por isso e que ta na moda as pessoas irem viver juntas pk a responsabilidade assim e deixada para segundo plano.... Ainda nao casei tb querida mas t assustes as pessoas nao mudam por darem esse passo importante comk a pessoa que amam se estiverem realmente preparadas para isso...

Quinta, 05/04/2012 - 22:13
Retrato de mms3
mms3
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 mês atrás
Desde: 10.09.2010 - 14:10

querida estou casadinha a 7meses e é uma mudança radical....mas é muito boa pois ganhas mais responsabilidades e acima de tudo vocês dependem apenas um do outro :) claro que existem dias e dias ..nem sempre partilhamos a mesma opinião mas tudo se resolve...não consigo adormecer estando chateada com ele então o sitinho onde mais conversamos e na caminha :) agora nem nos zangamos tanto como em namorados pois falamos muito mais :):)
os meus pais fazem 25anos de casados este aninhos e estou super feliz por eles...ainda e bem visivel o amorzinho entre eles :) ainda a 3semanas atrás a minha mãe esteve muito mal( uma infecção urinária que lhe provocou febre e tudo). ela passou 5dias sem sair da cama pois não segurava no corpo nem na cabeça teve esse tempo todo com 40º de febre e o meu pai é que fazia tudo tudo para ela :)
por isso não tenhas medo :):):)

bjinho

Quinta, 05/04/2012 - 22:23
Retrato de Andreia_Lelo
Andreia_Lelo
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 11 meses atrás
Desde: 18.02.2010 - 23:13

Não te vou dizer k o casamento nao mudou a nossa relação. Mudou. Mas nao para pior. Nõs nao viviamos juntos e os primeiros tempos implicaram que nos habituassemos aos habitos um do outro. E isso as xs provoca atritos. Por exemplo, eu era muito orgulhosa e tive de aprender a deixar esse orgulho de lado. Ele era muito preguiçoso e teve de perceber k eu nao sou criada dele entendes? Há que ter tolerãncia, fazer ced~encias, e nem todos os casais estao dispostos a isso. Acham k o casamento é um mar de rosas e nem sempre é. Todos os casais têm problemas, todos os casais discutem. Só k enquanto uns ficam e tentam lutar pelo casamento outros simplesmente desistem logo.
Eu as xs tb brinco e digo k se soubesse o k sei hoje nao casava mas nao é verdade. Casava outra x. Adoro tar casada apesar da grande mudança k a minha vida levou. Não há nada como chegar a casa e ele tar À minha espera. Saber k me vou deitar ao lado dele e acordar ao lado dele. E temos muito mais cumplicidade do k tinhamos antes. Axo k os problemas k vao surgindo e k vamos ultrapassando fazem nos ficar mais proximos.
Eu tb acredito num casamento k dure a vida inteira mas pra isso é preciso investir na relação. Se nos acomodarmos então nao vamos a lado nenhum.
Editei para mencionar uma coisa muito importante. Por casarem nao passam a ser so um. Continuam a ser 2 pessoas, cada qual com a sua personalidade. Quando um dos membros do casal começa a tentar mudar o outro ou começa a querer "comandar" a relação as coisas correm mal. Ele continua a ser ele, a ter os gostos dele e a precisar de ter tempo para ele. Tal como eu continuo a precisar de tempo pra mim e pras minhas coisas. Tem de continuar a haver individualidade entendes?

Sábado, 13/10/2012 - 00:59
Retrato de nicas coimbra
nicas coimbra
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 31.03.2012 - 11:54

:)

Quinta, 05/04/2012 - 23:38
Retrato de Sofia Lo
Sofia Lo
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 1 mês atrás
Desde: 26.03.2011 - 11:57

Acho que uma dessas pessoas sou eu =)) Daquelas pessoas que anda a tratar do casamento que é po ano, desde o ano passado :D

Nicas, nao sendo uma altura complicada do ano, acho que vai correr lindamente e que vais conseguir de certeza organizar tudo :)

Beijinhos

Quinta, 05/04/2012 - 23:47
Retrato de nicas coimbra
nicas coimbra
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 31.03.2012 - 11:54

:D :D :D Pois é Sofia... desculpa, não leves a mal. Nós é que somos um bocadinho mais "apressados" :D
Contactei quintas que para essas datas (excepto Novembro) já estão preenchidas. Gostava de Setembro / Outubro porque ainda não estará muito frio.
Amanhã vamos ver 2 quintas, e para a semana vou ver mais uma. Já estão "pré-selecionadas" por causa do "orçamento" (preços praticados) :D Não queremos entrar em grandes "loucuras". O meu pai paga a minha parte, os pais dele pagam a parte dele, mas não qeremos sobrecarregar.

Quinta, 05/04/2012 - 23:55
Retrato de Sofia Lo
Sofia Lo
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 1 mês atrás
Desde: 26.03.2011 - 11:57

Ora essa, nao tenho nada que levar a mal :D
(Nos gostavamos muito de ter mais pressa mas se nao fosse assim, nao poderiamos ter o gosto de ter o dia dos nossos sonhos pago com o nosso dinheiro ;) É algum tempo de espera mas vai valer a pena :) )

Percebo perfeitamente a vossa opçao :) E tenho a certeza que vai correr bem mesmo :)
Eu estou a torcer desde ja :D

Sexta, 06/04/2012 - 01:07
Retrato de nicas coimbra
nicas coimbra
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 31.03.2012 - 11:54

Obrigada Sofia :) Vo contando as novidades, afinal estamos todas "no mesmo barco" ;)

Sexta, 06/04/2012 - 02:54
Retrato de rui2011
rui2011
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 1 mês atrás
Desde: 26.03.2011 - 02:58

Olá

Vou dar o meu contributo para esta grande dúvida.

Concordo com quase tudo o que as meninas disseram.
Também acho que já é um cliché esse tipo de comentário. Agora também é verdade em certos aspectos. Passo a explicar: na minha opinião o problema coloca-se quando ele ou ela (ou pior, os dois) estão habituados a que a mamã faça tudo. Quando assim é, após casarem ficam sempre á espera que o outro faça o que é preciso. Por isso sou da opinião que todos (eles e elas) deveriam viver sozinhos antes de casarem. Existem tarefas e responsabilidades que terão de ser divididas pelos dois e é aí que aparecem os problemas.

No meu caso, casado á 7 meses e meio, tenho a dizer que só "ganhei" com o casamento, pois como vivia sozinho, passei a ter alguém com quem dividir as tarefas! =)) =)) =))

Agora mais a sério, é bom ter alguém sempre ao nosso lado, mas no meu caso não é assim tão linear (trabalho em segurança privada, em cada 8 semanas passo 14 noites a trabalhar, 14 dias em que só saio á meia noite e só tenho 2 fins de semana de folga! Se juntar a isto as 5 noites de voluntariado na Cruz Vermelha Portuguesa no mesmo período, acho que conseguem imaginar o panorama) :O :O
É preciso compreensão e divisão de tarefas. Vou dar exemplos práticos: hoje acordei eram 19h30 e a minha esposa estava a fazer o jantar mas ontem (dia de ginásio para ela) quando ela chegou, eu já tinha o jantar preparado. :D
Outro exemplo: para poder aproveitar o fim de semana de folga (são poucos os que tenho ;) logo á tarde como não trabalho, vou começar a arrumar a casa para não passar o sábado a fazê-lo ;) E ela bem merece! :X

Existe 3 frases que me marcaram muito no nosso CPM que vou deixar aqui:
- Qualquer semelhança entre um homem e uma mulher é pura coincidência
- Quando o assunto está quente, deve-se meter no congelador
- Temos de ser emocionalmente adultos em tudo

Temos de perceber que aquilo que para nós é importante, pode não ter importância nenhuma para o nosso parceiro. É o que acontece a maior parte das vezes e ambos acham que têm razão (também acontece comigo). Temos de tentar perceber a ideia do nosso parceiro em vez de tentarmos impor a nossa. Lembrem-se que o diálogo é a base para tudo.

Por fim (o “testamento” já vai longo) gostaria de deixar umas últimas palavras em relação ao “AMOR”.
Oiço muitos casais (principalmente namorados) a dizerem “amo-te”, sem pensarem no que é isso!
Afinal o que é o “AMOR”?
Muitas poderão ser as respostas e eu, apenas, vou deixar a minha opinião: amar não é fazer todas as “vontades” á sua cara metade; não é andar sempre com a “querida/o” ao colo; etc. (isto acontece no namoro, eu só namorei 7 anos)

Amar, para mim é:

- Cuidar da outra pessoa (a minha esposa toma um medicamento diário antes do pequeno almoço. No início foi difícil para ela habituar-se e por isso esquecia-se muitas vezes. Eu colocava um despertador para acordar antes dela e dar-lhe o medicamento para que não se esquecesse. E muitas vezes chego do trabalho depois da meia noite e acordar ás 7h não é fácil, mas por ela… faço tudo)

- É fazer com que seja feliz (a minha felicidade é ver a minha esposa feliz)

Não procurem a vossa felicidade mas sim a felicidade do vosso/a parceiro/a. É aí que encontrarão a VERDADEIRA FELICIDADE.

Como diria o saudoso Raúl Solnado: “Façam o favor de serem felizes!”

Muitas Felicidades a todos/as

Sábado, 13/10/2012 - 00:59
Retrato de nicas coimbra
nicas coimbra
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 31.03.2012 - 11:54

.

Sexta, 06/04/2012 - 10:52
Retrato de Andreia_Lelo
Andreia_Lelo
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 11 meses atrás
Desde: 18.02.2010 - 23:13

.... entao provavelmente ja tiveram aquelas discussoes sobre tarefas domesticas e simples habitos k podem irritar o companheiro no dia a dia e que por vezes sao o principal problema nos primeiros tempos. Voc~es ja se conhecem bem, conhecem as manias um do outro e isso ja é meio caminho andado. Além de que, se vivem com uma situação complicada e sempre se deram bem, se ele sempre aceitou bem isso, não vejo pk será diferente depois de casarem.

Sexta, 06/04/2012 - 11:15
Retrato de Sofia Lo
Sofia Lo
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 1 mês atrás
Desde: 26.03.2011 - 11:57

E sempre que precisares, ja sabes - podes contar comigo ;)

Beijinhos

P.S.: Obrigada a todos plos vossos testemunhos :)
No meu caso, nos namoramos à quase tres anos, nunca vivemos juntos e sabemos que se esperam meses dificeis no inicio por causa de habitos. Nao é que sejamos completamente opostos, mas temos algumas particularidades distintas e temos as nossas coisas como casal, logicamente.
E claro que ouvir as pessoas perguntarem-me se tenho a certeza, se efectivamente é isso que quero, coloca algum receio quanto ao futuro. Nao medo do passo, nao incerteza plo compromisso e pla pessoa que é, mas receio quanto ao futuro. Ate porque sao as pessoas divorciadas que me tem feito perguntas assim :S

Sexta, 06/04/2012 - 13:50
Retrato de Vanessa e Ricardo
Vanessa e Ricardo
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 20.01.2011 - 17:37

ola querida...

eu tambem tenho pessoas q m perguntaram quando souberam q iamos casar s queriamos mesmo e tal como todas disseram ate incentivaram a nao casar..
mas, desde o dia em q decidimos dar este passo q sabiamos q era isto q queriamos..
sabemos q nao vai ser facil, embora sempre nos demos bem, mas como toda gente vao haver problemas.. mas tambem n somos como alguns, q ha primeira queda n s erguem mais.. temos de a ultrapassar juntos e supera-la.. :) para isso é q existe o amor, se as pessoas n s amarem é obvio q n conseguem ultrapassar nada..

agora ja ninguem diz nada, estamos a meio ano do casamento, e veem q é mesmo isto q queremos.. embora a nossa familia sempre nos apoiou e disse q ja estava na hora.. :D a minha sogra ate diz q ja deviamos d ter casado ha mais tempo.. lol.. ;)

so temos 23 anos, somos muito novos, mas axo q tanto eu como ele j temos maturidade sufuciente para tal responsabilidade, e s ambos forem com os
mesmo ideais nao tem como nao resultar.. :D acima d tudo temos d nos dar bem e ambos remarem para o mesmo lado.. uma coisa q sempre disse foi, o casamento nao transforma ninguem, s j nao da em namoro em casamento pior..

é por isso q muita gente casa e s separa logo, porque pensavam q casando as coisas mudavam, e nao é bem assim.. so piora, pois o dia.a.dia é muito diferente.. a gente xateia-s e temos de conviver na mesma, dormir juntos na mesma..

alias, nos ja em namoro nao conseguimos ir para casa xateados.. muito menos adormecer .. pois era pa n durmiros a noite toda.,. :P :P

linda, n t atormentes com o q os outros vivem ou dizem, apenas vive a tua vida da melhor forma possivel, e assim depois n puderas dizer q nunca tentaste ne??

pensamentos positivos atraem coisas positivas.. :D

beijinho

Sábado, 07/04/2012 - 11:30
Retrato de rui2011
rui2011
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 1 mês atrás
Desde: 26.03.2011 - 02:58

Só mais um "pormenorzito" em relação ás frases "cliché".
No dia do nosso casamento, estavamos a entrar para a igreja (foi uma entrada um pouco diferente) e um grande amigo meu cá fora dizia: "Ainda estás a tempo!";"Não sabes no que te estás a meter!" =)) =))
Confesso que só me deu vontade de rir =)) =))
Ele tá casado á 7 anos!! =)) =))

Penso que tudo tem a importância que lhes damos, apenas isso.

Fiquem e sejam felizes

Sábado, 07/04/2012 - 12:45
Retrato de elispinto
elispinto
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 09.07.2010 - 10:55

rui, no dia do meu, o padrinho do noivo passou a manhã toda a perguntar, "tens a certeza?" Queres fugir?... os meus amigos quando chegaram a minha casa só diziam vamos embora, ainda tens tempo ;) Mas isto tudo na brincadeira, tenho a certeza que se me desse uma coisinha má e quisesse fugir eles pegavam em mim e enfiavam-me na igreja ;)!

bjs

Segunda, 09/04/2012 - 23:30
Retrato de rivendeler
rivendeler
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 12 meses atrás
Desde: 09.09.2011 - 15:23

Olá :-) Impossivel não responder ao teu tópico..fiquei hiper-sensibilizada com a relação que tens com a tua avó e o modo como o teu noivo se adaptou/aceitou..acho lindo e digno de um grande coração..eu vivi com os meus avós até aos 25 anos e dormi no quarto deles até aos 7, pelo que sou muito apegada aos dois.Quem tem as suas prioridades como tu as tens, querida, merece ser muito, muito feliz e é só isso que te desejo :-)

Terça, 10/04/2012 - 21:03
Retrato de nicas coimbra
nicas coimbra
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 31.03.2012 - 11:54

Agradeço desde já o teu comentário rivendeler... e principalmente os votos de felicidades, que eu retribuo :) Que sejamos todas(s) felizes!!! Mito felizes...;)

Quarta, 11/04/2012 - 11:49
Retrato de Heart shaped petals
Heart shaped petals
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 21.01.2012 - 23:06

Vou dar o meu contributo.
O casamento em si para mim é simplesmente a celebração do amor entre duas pessoas.
Talvez aconteca ás pessoas que nunca viveram juntas terem dificuldades ao adaptarem se aos hábitos de cada um mas se respeitarem a identidade um do outro e não tomarem nada como garantido onde a cuplicidade amizade e carinho estiverem em consonancia dos dois lados tudo correrá bem.
Discussoes existem e irão sempre existir, não existe nenhum casl que não as tenha mas isso faz parte, geralmente discutimos com aqueles que mais amamos.
Sobretudo há que não ter medo de ser feliz, e quando temos alguem do nosso lado que nos ame a nossa vida fará sempre sentido.
Felicidades

Sexta, 13/04/2012 - 10:01
Retrato de s_c
s_c
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 mês atrás
Desde: 20.04.2011 - 14:44

ola a todos...

Tal como nicas tb estou sempre a ouvir de outras pessoas que eu me vou enforcar e n casar! Pois bem confesso que as vezes fico com medo, mas axo que o casamento vai trazer mais coisas boas do que mas.... Sou nova ainda, tenho 23 anos e namoro há oito anos.... Foi um namoro de escola sem importancia que ao longo do tempo foi fortalecido.... casamos em agosto e não podia estar mais feliz... Axo que temos noção que o principio não vai ser facil pois nunca moramos juntos, mas tem que existir compreensao de ambas as partes... Varios colegas do meu namorado ja casaram e so nos dizem maravilhas... Os mais velhos é que as vezes parece que olham com pena e dizem porquê casar se têm uma vida pela frente? Eu axo que ao me casar vou ser ainda feliz, isto porque no meu caso quanto mais tempo passamos juntos melhor nos entendemos....

A voces todos desejo vos mtx mtx mtx felicidades.... E força para lutarem pelo aquilo que realmente querem e n s deixem ir abaixo logo a primeira dificuldade....

Sexta, 13/04/2012 - 18:12
Retrato de arqgirl
arqgirl
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 1 mês atrás
Desde: 03.12.2011 - 02:05

Acho que essas frases são clichés sim mas tb acho que o são porque hoje em dia as pessoas casam e descasam como quem muda de cuecas :O é claro que antigamente não havia divórcios, mesmo que se fosse infeliz no casamento ninguém se divorciava porque "parecia mal"...hoje em dia como já ninguém quer saber do que a sociedade pensa ( e ainda bem!) casa-se e descasa-se com mais facilidade e com algum ânimo leve até..eu acho que o casamento deve ser uma coisa muito bem pensada..por exemplo, eu tinha 13 anos quando comecei a namorar com o meu actual namorado ( tenho 23 agora :D ) e ele tinha 16...eu passados 2 meses já achava que ele era o homem da minha vida ( e não me enganei :D ) mas agora ponho-me a pensar que eu estava era tão apaixonada e tão levada pelas emoções que já pensava isso!a verdade é que ele é homem da minha vida mas naquela altura eu estava cega de paixão e já achava isso...e sei que há pessoas que casam passado uns meses e que até dá resultado ( a minha prima namorou 6 anos com um rapaz que lhe deu uma chapada na cara, por isso deixou-o, e conheceu outro com quem casou passados 6 meses, e queria casar passados 2 lololol e já lá vão 10 anos e são muito felizes), mas eu acho que é preciso tempo para conhecer bem a pessoa e depois claro, temos que ceder de vez em quando, assim como eles tb, senão ninguém se entende né? :) eu apesar de não o ir fazer, sou apologista do viver junto primeiro porque assim conhecem-se melhor..uma coisa é o namoro, outra é ter que partilhar despesas e responsabilidades , e acho que é por isso que há pessoas que casam e depois não se entendem...a irmã de uma minha cunhada namorou 10 ou 12 anos, casou-se e passado 1 ano separou-se...já a minha prima foi ao contrário...cada caso é um caso, eu confesso que tenho um bocadinho de medo , mas acho que com bom senso tudo se resolve..:) os meus pais são casados há 41 anos e acima de tudo, e apesar de não demonstrarem muito carinho à frente das outras pessoas, sei que se amam muito e que são grandes companheiros...acho que o nosso marido além de nos amara tem de ser o nosso melhor amigo, o nosso confidente e o nosso companheiro, e se assim for tudo corre bem :D

Domingo, 06/05/2012 - 16:40
Retrato de Clave de sonho
Clave de sonho
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 01.10.2011 - 12:26

olá
o meu dia foi inesquecível, com muita chuva mas muita alegria também. Foi no dia 14/04/2012.
Sinto-me muito feliz, sinto-me outra... mais completa agora. Embora eu e o meu marido precisemos de viver longe, por motivos profissionais, vemo-nos no minimo 1x por mês mas estamos mais proximos do que nunca.

Ninguém pense ser feliz ensando somente na infelicidade e em coisas más, nós colhemos o que semeamos,

vamos semear felicidade e tirar o melhor partido das situações que nos são possíveis

beijinhos

Segunda, 07/05/2012 - 21:50
Retrato de Mr.V
Mr.V
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 1 mês atrás
Desde: 05.09.2008 - 13:33

Também posso dar o meu (feliz) contributo... Tenho 26 anos, estou casado há 5 anos e meio (26/08/2006) e namoramos há 10 e meio (24/08/2001)... Portanto namoramos desde os 15 meus 13 dela... Tendo em conta que estudámos juntos, trabalhamos juntos, é uma aventura e pêras...
De início, quando casámos, não tinhamos emprego estável, tivemos que trabalhar os dois 12 horas por dia durante um ano e meio para conseguirmos ter a nossa casa e as nossas despesas pagas sem nunca ter que pedir nada (dinheiro) emprestado a alguém.
Hoje em dia temos casa, ela está grávida de 10 semanas e estamos mais felizes que nunca... O segredo? escolher a pessoa com quem queremos casa e ter sorte, conjugado com muito diálogo e muita luta no dia-a-dia!