Como definir estilo do casamento? | O Nosso Casamento

Fórum geral

Como definir estilo do casamento?

6 entradas / 0 novo
Última
#1 Segunda, 20/10/2014 - 20:47
Retrato de Sg2016
Sg2016
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 5 meses atrás
Desde: 20.10.2014 - 19:51

Como definir estilo do casamento?

Olá a todas.
Fiquei noiva em Setembro e começamos agora a pensar na festa de casamento que queremos.
Rapidamente percebi que sabemos bem o que não queremos para o nosso casamento.
Pretendemos uma cerimónia simples apenas para a família e amigos mais chegados, vamos tentar reduzir ao máximo os convidados mas para ser realista vai ser difícil ter menos de 80/90 pessoas.
A cerimônia vai ser ao fim da tarde e de seguida vamos fazer um jantar num hotel ou numas caves.
Imagino um jantar elegante com muitas flores, velas e brilho. Aperitivos volantes, jantar sentado e mais tarde a ceia com bebidas quentes e bolinhos. Nada de mesas de frutas, sobremesas, queijos e mariscos. A quantidade exagerada de comida que se consome e estraga nestes dias sempre me fez muita confusão.
O problema é que tanto o noivo como eu somos pessoas discretas e não nos vemos em determinadas situações.
Não queremos tirar fotos com os convidados.
Não queremos dar lembranças aos convidados.
Não queremos o típico corte do bolo com fogo de artifício, lançamento de balões, bolo na boca e braços entrelaçados no brinde :)
Mas o principal problema é não querermos baile!
Não gostamos de dançar e vai ser um frete a primeira dança e a dança com os familiares.
Pensamos em ter apenas música ambiente e criar um bar de Gin para que os convidados se possam reunir depois do jantar e desfrutar de uma boa conversa.
Mas quando digo que não quero baile as minhas amigas dizem que me vou arrepender que vai ficar um casamento morto, parece que não partilham da nossa visão...
Por isso queria a vossa opinião.
O que acham de um jantar sem baile?
Já foram a algum casamento assim? Gostaram?
Estão a pensar fazer igual?

Fico a aguardar opiniões.
Obrigada

Segunda, 20/10/2014 - 22:38
Retrato de Teresa1984
Teresa1984
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 5 meses atrás
Desde: 03.11.2013 - 15:07

Nem eu nem o meu marido somos fãs da várias horas de dança que geralmente os casamentos têm. Decidimos casar à tarde exactamente para não haver muito tempo para a dança. Mas tivemos sim a primeira dança e depois praticamente todos os convidados (tínhamos mais ou menos o mesmo número que estás a planear) saltaram para a pista e dançámos durante 30 minutos. Ao fim desta meia-hora a pista estava praticamente vazia e deu-se por terminada a parte do baile.
Ou seja, eu também não considero uma coisa essencial. Gostei muito da nossa meia-hora de dança e não queria mais do que isto.

Quanto às lembranças, nós oferecemos mas só porque encontrámos lembranças giras dentro do orçamento que queríamos. Se não tivéssemos encontrado, não havia lembranças e pronto.

O corte do bolo foi dentro da sala, ou seja, nada de fogo preso, nada de largada de balões, nada de fogo de artifício, nada de nada. Foi um corte super simples, ao som de um música que tínhamos escolhido.

Fotos tirámos. Não que seja um momento alto do dia, mas queríamos ficar com recordações das pessoas presentes no casamento. :)

De resto, não houve arroz, quisemos um casamento sem missa, nada de discursos, e a certa altura do jantar estava eu numa mesa na cavaqueira com as amigas, e ele noutra mesa na cavaqueira com os amigos. No fundo, foi um jantar descontraído. :)

Também não atirei o ramo por não achar piada à coisa. Não houve jogos. E casei de sabrinas porque queria um casamento confortável. ;)

Isto tudo para dizer: faz o casamento que querem os dois. Há-de haver sempre uma amiga que vai achar que podiam fazer mais e melhor.:) Eu tive pessoas a dizer "O quê, não vais fazer despedida de solteira?", "O quê, vais casar de sabrinas?", "Mas porque é que não casam na paróquia da noiva?", "Ai, não vai haver arroz?", "Os padrinhos de baptismo não são os de casamento??", "Como assim, vais de cabelo solto? Tens de ir com ele apanhado!", etc, etc, etc....E agora que passou, não mudava nada de nada no meu dia. :)

Segunda, 20/10/2014 - 22:48
Retrato de missgata
missgata
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 3 meses atrás
Desde: 28.02.2014 - 19:45

Hmmm acho que o mais importante é fazer aquilo que tu achares melhor, e que se adequa à tua personalidade.
Não és obrigada a tirar fotos com os convidados, nem a dar lembranças, isso é usual para quem quer ficar com recordaçoes de todos os que tiveram presentes.
Sei que dizes que não gostas de dançar, mas pensa nos teus convidados, vao estar sentados de inicio ao fim do jantar?
Eu já fui a um casamento muito intimo em que não houve´dança, apenas uma playlist, o que aconteceu é que os convidados como não tinham nada para se entreter ficaram sentados a mexer nos tablets e telemovel, posso te dizer que até o velório da minha avó foi mais divertido do que aquele casamento, e o ambiente morto refletiu-se nas fotos, porque o pessoal via-se que tava a fazer o frete de tar ali ate chegar a hora de ir embora.
Claro que não és obrigada a abrir o baile e muito menos da forma tradicional, mas isso ajuda a descontrair e agrada aos convidados que dançam e os k nao dançam porque ao menos podem rir-se da figurinhas dos outros XD, esta é a minha opinião, mas tu é que sabes o que pretendes, e é o teu dia, és tu que decides.

Terça, 21/10/2014 - 15:00
Retrato de Sg2016
Sg2016
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 5 meses atrás
Desde: 20.10.2014 - 19:51

Obrigada pelas opiniões.
É verdade que o casamento deve reflectir a personalidade dos noivos mas não sigo cegamente o princípio que tem de ser tudo ao gosto dos noivos, porque na verdade o casamento acaba por ser tão importante para os familiares e amigos como para os nós.
Ainda agora comecei a planear e já penso que se não fosse pelos meus pais casaria na conservatória e a seguir ia 1 mês de lua de mel :)
Eu sei que é importante para eles e sei que os nossos amigos fazem questão de estar presentes, por isso queremos que a festa seja agradável também para eles.
Na verdade a maioria dos convidados é de uma faixa etária elevada já que a maior parte é família na casa dos 60 anos, os mais jovens serão cerca de 20. Depois quando penso nos nossos amigos penso em como costumamos divertir-nos, e a verdade é que não somos pessoas de bares e discotecas, gostamos de nos juntar para jantar e conversar.Por isso acabo também por ter medo que ninguém dance e acabe por se tornar constrangedor, além do dinheiro desperdiçado numa banda ou DJ.
Pensamos em contratar um DJ apenas para assegurar a música ambiente, mas as dúvidas são tantas.....

Terça, 21/10/2014 - 18:15
Retrato de Teresa1984
Teresa1984
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 5 meses atrás
Desde: 03.11.2013 - 15:07

Nós também tínhamos receio que não subisse ninguém à pista por isso combinei com os meus pais que logo que acabasse a 1ª dança eles subiriam à pista e começariam a dançar para não ficarmos só nós os dois ali. Enquanto eles dançavam acabámos por ir dar um passeio pelas mesas a chamar o pessoal. Voltámos à pista e de repente ela estava cheia. Até era difícil dançar sem bater em ninguém.
E lá está, 30 minutos depois já quase não havia ninguém e não insistimos. O baile tinha acabado.

Nós também não somos de dança, somos mais de conversa até às tantas. E por isso é que fizemos questão de estar um bocado na mesa dos amigos à conversa como se fosse um jantar normal. :)

Quarta, 22/10/2014 - 17:45
Retrato de CCarmoS
CCarmoS
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 6 meses atrás
Desde: 07.07.2010 - 18:00

Olá

Ao ler o teu tópico estava a rever o meu próprio casamento em muitos aspectos!
Também não gostamos de fogo de artifício e nunca seria uma escolha para a nossa festa, optamos por abrir e servir o bolo como sobremesa logo a seguir ao jantar. Fizemo-lo ao som de uma música de que gostamos muito dentro da sala, foi um momento relativamente simples mas serviu na perfeição para o efeito! Também não temos fotos a meter bolo na boca um do outro nem fizemos brindes com os braços entrelaçados.
Felizmente também não houve bater de talheres a pedir beijinhos aos noivos, não que tivessemos pedido para não o fazerem mas simplesmente não aconteceu (e ainda bem!!).
Lembranças tivemos mas não foram as tradicionais ou típicas de casamento, optamos por fazer um cálculo do valor que gastaríamos e fizemos um donativo à Liga Portuguesa contra o Cancro que nos enviou uns cartões com um lacinho cor de rosa e um texto escrito por nós a explicar para onde tinha ido o dinheiro e a agradecer a presença de cada um. Não andamos pelas mesas a distribuir, deixamo-las na entrada e quem quis tirou um cartão e guardou como recordação.
Em relação às fotos com os convidados, nós optamos por fazer as mais tradicionais logo a seguir à cerimónia apenas com os familiares mais próximos e depois com a família mais alargada e com os amigos tiraríamos já no Hotel onde decorreu a festa, num ambiente completamente descontraído sem poses nem protocolos. O que aconteceu foi que acabamos por não tirar com toda a gente, é assim eles aparecem mas uma coisa é aparecerem nas fotos da festa outra é ter fotos com cada um. Isso seria algo que eu mudaria agora se pudesse!
Baile nós tivemos, também não gostamos de dançar mas nesse dia dançamos muito e teríamos continuado se a festa não tivesse acabado. Mas se é algo com que não se sentem à vontade e não fazem mesmo questão então podem passar à frente e deixem falar quem fala!

Continuação de bons preparativos.