Certificado de Capacidade Matrimonial AJUDA!!!! URGENTiSSÌMO!!!! | O Nosso Casamento

Fórum geral

Certificado de Capacidade Matrimonial AJUDA!!!! URGENTiSSÌMO!!!!

5 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 27/05/2014 - 17:43
Retrato de bolinha de neve
bolinha de neve
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 11 meses atrás
Desde: 24.10.2007 - 19:17

Certificado de Capacidade Matrimonial AJUDA!!!! URGENTiSSÌMO!!!!

Minhas queridas noivas e noivos, preciso da vossa ajuda mais do que possam imaginar. A minha história não teve um percurso fácil, mas estou neste momento prestes a concluí-lo! Tudo começou à 5 anos atrás, quando eu e o meu companheiro, queríamos formalizar a nossa união através do casamento, que me deparei com um imenso problema burocrático! Ele tem nacionalidade Guineense, e era necessário uma certidão de nascimento por parte dele para dar inicio ao processo de casamento aqui na Conservatória do Porto, e obtê-la era impossível porque simplesmente ele não tinha certidão :( esta tinha sido destruída pela guerra e a única forma seria constituir uma nova! Estivemos 5 anos para poder tratar disso sem nunca desistirmos, e finalmente dia 19 de Março deste ano ela chegou às nossas mãos!!! Nem imaginam a nossa felicidade com aquele papel! Até parecia que tinha-nos saído o euromilhões!! :) finalmente podiamos casar!!!

Mas ainda falta um outro documento por parte do meu companheiro, ele necessita de um Certificado de Capacidade Matrimonial emitido cá em Portugal, pelo Consulado da Guiné Bissau em Lisboa, para juntar-mos à Certidão de Nascimento de modo a podermos iniciar o processo de casamento.

E meus amigos, acreditem que isso é outra batalha!!! Nós temos 6 meses para casarmos, e 3 já passaram, pois a certidão demorou 1 mês a chegar cá, e infelizmente como estou desempregada e sem receber nada, o meu marido teve problemas com o salário e esteve 2 meses sem receber.... imaginem a nossa situação, com as contas todas em atraso e sem dinheiro para ir a Lisboa tratar desse documento....

Mas as coisas estão a estabilizar e este mês de Junho temos que tratar disso pois caso contrario o prazo termina em Agosto e não quero estar mais 5 ANOS!!! à espera de uma outra certidão.....

O que eu preciso de saber é o seguinte, existe alguém por aqui homem ou mulher, que se tenha casado com alguém da Guiné Bissau e que tenha ido tratar desse papel no consulado em Lisboa?
Quanto tempo demorou?
Quanto custou?

É que aqui no Porto não tratam, e também não me sabem informar de nada e PIOR!!!! Não se consegue entrar em contacto com o Consulado em Lisboa!! Não têm telefones, nem e-mail..... NADA!!! Nem na Internet existe qualquer tipo de informação!!! Não entendo porquê!

Temos que ir do Porto para Lisboa, completamente às Cegas.....

Já pedi ajuda ao Consulado aqui no Porto, mas ninguém nos ajuda porque eles próprios também não têm como contactar com Lisboa!!! Acham normal!?

Só mesmo para mim!!

Mas por favor, alguém me dê alguma informação, depois de 5 anos de longa luta, não quero deitar tudo a perder justamente agora que estamos tão perto de conseguir atingir o nosso objectivo!!!

Ajudem-me, só preciso saber quanto tempo demora o certificado a ser emitido, e quanto custa :)

UM MUITO OBRIGADO A TODOS!!!

Terça, 27/05/2014 - 23:26
Retrato de MFMF
MFMF
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 17.10.2013 - 20:49

Olá Bolinha de Neve!

Infelizmente não consigo ajudar muito, mas o contacto da embaixada é 213009080.
Normalmente esses assuntos só podem ser tratados pessoalmente, mas nada como telefonar.
Se precisares de ajuda com o contacto diz!
Um beijinho

Terça, 27/05/2014 - 23:56
Retrato de Eva Lopes
Eva Lopes
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 10 meses atrás
Desde: 17.11.2013 - 17:10

Se estivesse em Lisboa iria por ti!!! :)

Não há uma noivinha que possa fazer essa favor??? De certeza que há quem vive em Lisboa... não custa nada!! :)

Quarta, 28/05/2014 - 00:02
Retrato de MFMF
MFMF
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 17.10.2013 - 20:49

Espero que apareça alguém! Bolinha de Neve, se for necessário ligar para lá posso fazê-lo!

Sexta, 30/05/2014 - 15:54
Retrato de bolinha de neve
bolinha de neve
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 11 meses atrás
Desde: 24.10.2007 - 19:17

Olá MFMF, infelizmente o numero de telefone que me deu, eu já conhecia, e esse não está atribuído :(
Parece incrível, mas essa é a realidade, não há mesmo forma de entrar em contacto com eles.
No entanto, eu e o meu noivo, lembramo-nos que temos em Lisboa um amigo da parte do meu noivo que talvez possa lá ir para saber as informações que necessitamos, vamos tentar essa via, porque estou mesmo a ficar com um medo terrível que por este andar não consiga mesmo casar :( pois cada vez mais se aproxima o fim dos 6 meses e não queria mesmo que esse fosse o desfecho da nossa história depois de tudo o que passamos :(

No entanto, vi um post antigo colocado por uma rapariga em 2013, que passou por esta mesma situação e onde ela referia tudo o que era necessário tratar para obter um certificado de capacidade matrimonial, e acredita que ainda era alguma burocracia :S e claro dinheiro envolvido, já para não dizer que demorou 30 dias úteis...

No caso dessa rapariga, o noivo era Angolano, não sei se no meu caso, que o meu noivo é da Guiné-Bissau, as coisas serão as mesmas.

Espero que Deus me ajude e que agora que estou tão perto, que não perca tudo de novo....

:(