casamento com separação total de bens | O Nosso Casamento

Fórum geral

casamento com separação total de bens

14 entradas / 0 novo
Última
#1 Sexta, 01/10/2010 - 11:51
Retrato de sopena
sopena
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 17.07.2010 - 13:55

casamento com separação total de bens

bom dia a todas

por razoes pessoais, o meu casamento vai ser em regime de separação total de bens,mas tenho algumas duvidas em relação a custos e burocracias...se alguem me poder orientar agradecia...

Sexta, 01/10/2010 - 12:01
Retrato de Vania_
Vania_
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 5 meses atrás
Desde: 20.05.2010 - 17:59

O casamento em regime de separação total de bens, como não é o regime por defeito dos casamentos, obriga a convenções pré-nupciais para atestar a consentimento de ambos nesse regime...

O preço do casamento em si é o mesmo, mas fica mais caro porque tens que pagar as convenções e os papéis... mas o melhor será ligares para a conservatória e perguntar! :)

Fica aqui um link, pode ser que ajude!

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/...

Beijinhooos! :*

Sexta, 01/10/2010 - 12:28
Retrato de Biscuit da Sónia
Biscuit da Sónia
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 3 sem atrás
Desde: 23.10.2008 - 23:34

a minha pergunta poderá parecer estranha, pois não entendo esse regime de separação de bens...

se o conceito de casamento é a partilha e tudo o que daí advém, porquê casar em separação total de bens?

se for por causa de futuras heranças, no regime de comunhão de adquiridos essa parte fica salvaguardada visto que o bem a herdar é do individuo desde o dia em que nasceu, apenas passa a usufruir do bem em questão depois de casado mas o cônjuge não tem direito a esse bem, só os descendentes

desculpa se pareço descabida mas tenho mesmo muitas dúvidas acerca deste assunto

bjs

Sexta, 01/10/2010 - 13:31
Retrato de anacbr
anacbr
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 7 meses atrás
Desde: 10.05.2010 - 01:39

Eu vou casar em Dezemro e tambem por motivos pessoais optamos por esse regime.
Vai ser pelo civil e vão casar-nos à quinta. tratamos da papelada toda na semana passada e pagamos 270 euros. Demorou cerca de 30 minutos nem tanto.

Espero ter ajudado.

Sexta, 01/10/2010 - 13:32
Retrato de sopena
sopena
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 17.07.2010 - 13:55

Eu respeito a tua opinião,mas cada uma sabe da sua vida e a nossa opção é essa....

E se existe a possibilidade de casar nesse regime é para ser usada por quem assim o entender....

Sexta, 01/10/2010 - 15:10
Retrato de Patrícia Fonseca
Patrícia Fonseca
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 meses atrás
Desde: 13.01.2010 - 14:32

olá

Buiscuit da Sónia, peço desculpa por me intrometer no assunto, a razão que levam hoje em dia os casais a optar por este tipo de regime de casamento, destina-se simplesmente a salvaguardar os bens.

Isto é, imagine que no âmbito do exercicio da sua profissão uma pessoa considere que não foi não actuou de forma eficaz, ou seja, considera que foi negligente ou actuou com maldade, e entretanto vai para tribunal, e é condenada em x, e o seguro paga somente até y, e entretanto tem de pagar o y, mas não tem dinheiro.

E é executada, mas em regime de separação de bens, só tocam na sua parte e não da do seu marido.

Isto em termos muito gerais, porque depois levanta-se sempre a questão do proveito comum, mas enfim isso é outro tanto.

O que quer dizer que, o regime da separação de bens faz todo o sentido, não se trata de não partilhar, porque existe partilha sim, trata-se isso sim, de salvagardar sempre o nosso patrimonio perante terceiros.

Daí fazer sentido esse tipo de regime de bens, é obvio que hoje em dia continua a chocar as pessoas, eu assisti a isso no seio familiar, mas para mim, tal como me foi dito por um advogado trata-se de uma prova de amor, porque não se está atido ao dinheiro do marido, e porque se está a salvaguardar sempre a parte dele nos bens e vice versa.

Peço desculpa por me ter metido no assunto, mas esta é uma das explicações do porque do regime da separação de bens, não se trata da questão das heranças e sim da salvaguarda do património.

Espero ter esclarecido a sua questão.

Sexta, 01/10/2010 - 15:51
Retrato de Vania_
Vania_
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 5 meses atrás
Desde: 20.05.2010 - 17:59

Eu e o meu noivinho vamos casar em regime de comunhão de adquiridos... o que também permite salvaguardar o que é de cada um por direito (o que já tínhamos na nossa posse, heranças, partilhas, enfim...) e partilhar o que adquirimos os 2 a partir do dia do casamento.

No nosso caso, é quase indiferente este 2 regimes, pois como comprámos casa ainda sem estarmos casados (e eu acho que não iremos tão depressa fazer investimentos de grande monta que contem o suficiente para nos preocuparmos muito com isso LOL), eu detenho 50% da casa e ele os outros 50%. A diferença é que não somos co-proprietários, no caso que a Patrícia fala, iria apenas afectar a parte do património do que estivesse em problemas (ou com problemas temporários, digamos assim) e o outro estaria salvaguardado... no entanto, compreendo e respeito quem adopta o regime total de separação (afinal de contas, hoje é tudo muito bonito mas nng sabe o dia de amanhã :W )... mas não acho que seja uma prova de amor maior por isso....

Eu AMO o meu noivinho e futuro marido, e esse regime nem me passou pela ideia... 8} Iremos manter o que é nosso por direito (apesar de partilharmos oficiosamente tudo, legalmente o que é meu é meu e o que é dele é dele...) e partilharemos o que de bom e mau fizermos juntos...

Mas são opiniões!

Beijinhooos!

Sexta, 01/10/2010 - 16:05
Retrato de Biscuit da Sónia
Biscuit da Sónia
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 3 sem atrás
Desde: 23.10.2008 - 23:34

essa era mesmo a minha dúvida! fiquei esclarecida, o meu objectivo não era de magoar nem melindrar ninguém, espero que não me levem a mal

beijinhos e mais uma vez obrigada

Sexta, 01/10/2010 - 16:16
Retrato de Patrícia Fonseca
Patrícia Fonseca
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 meses atrás
Desde: 13.01.2010 - 14:32

Minha querida Vânia_,

quando escolhemos o regime da separação de bens, nunca pensamos no divórcio, e sim na profissão de cada um, no risco que ambos corremos.

Porque apesar de eu ter um seguro, tenho consciência que basta o seguro dizer que paga até x, para ter a cabeça a prémio, desculpa a expressão.

E como quero proteger o meu marido, porque acho que ele não tem de ser penalizado pelo que se passa comigo em termos profissionais, optamos por este regime, e mais depois vêem os filhos e também queremos protege-los.

Dai este a separação de bens, e garanto-te apesar de estarmos casados assim, continuamos a partilhar tudo e mais alguma coisa tal como tu dizes Vânia_, oficiosamente.

Para mim, o regime foi utilizado para nos protegermos de terceiros.

Hoje em dia isto está cada vez mais dificil, e a intenção é sempre protegermo-nos, porque hoje estamos bem, mas de um momento para o outro vai tudo ao ar, sem apelo nem agravo.

Mas esta nossa opção chocou a famelga, mas depois de explicarmos o porque lá se convenceram, dai eu dizer que é uma prova de amor, lol.

Eu gosto muito do que faço, mas também amo a minha vida pessoal, e não quero que um terceiro vindo sabe-se lá da onde, tente estragar o que agora começamos a construir, com amor e sacrificio.

Sexta, 01/10/2010 - 16:24
Retrato de Vania_
Vania_
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 5 meses atrás
Desde: 20.05.2010 - 17:59

Pois... nem todos temos os mesmos riscos (felizmente, o meu trabalho não me leva a ter riscos desse tipo...) e é uma opção como qualquer outra (se não fosse, não existia não é? :)

Como disse, compreendo e respeito quem o escolhe, porque não é uma opção que se possa mudar de hoje para amanhã.... quem escolhe, deve ter ponderado muito bem o assunto e decidido o que melhor serve! 8}

Felicidades (e que NUNCA precises de dizer "ainda bem que escolhemos este regime..") e tudo de bom!

Beijinhooos!

Sexta, 01/10/2010 - 16:32
Retrato de Maria Clara Fernandes
Maria Clara Fer...
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 17.08.2010 - 12:47

Olá, o meu regime de casamento vai ser esse, e paguei 270€ em Maio. Com as novas medidas do governo já anunciadas, em 2011 será mais caro de certeza ...

Bjs

Sexta, 01/10/2010 - 16:32
Retrato de Patrícia Fonseca
Patrícia Fonseca
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 meses atrás
Desde: 13.01.2010 - 14:32

lol, é verdade

este tipo de decisões nunca é tomado de animo leve, espero bem nunca vir a usar esta expressão, mas como diz o ditado cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem, por isso há que ser previdente, lol.

bjks

Domingo, 03/10/2010 - 22:45
Retrato de sonia pestana
sonia pestana
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 03.10.2010 - 19:22

Eu e o meu noivo vamos casar pelo regime de separacao de bens. Não porque estou a pensar em divorcio, mas sim para proteger a pessoa que amo. O meu futuro marido, em tempos, foi casado pelo civil com outra pessoa, e nessa altura compraram a credito uma casa. Quando conheci o meu futuro marido ele era ja divorciado, mas tinha e tem a situacao da casa, onde o credito estava a ser pago por uma pessoa que foi para la viver sob aluguer. Este ano e por loucura da ex mulher, que decidiu não renovar contrato de arrendamento e por ela optar em por a casa a venda numa imobiliaria; vamos agora correr o risco de a casa ser penhorada ao banco por falhas de pagamento ao credito da casa. Sendo assim e se a casa não for vendida rapidamente pelo preço que pediram ao banco, acabam por vir penhorar os bens e salario do meu futuro marido. Sendo assim casaremos neste regime para que não me venham mexer nas minhas coisas depois de estarmos casados. Este acto não sera uma prova de amor???? Ate porque sou solteira, sem filhos e vou casar sem pensar duas vezsz com uma pessoa que tem este problema para resolver...

Domingo, 03/10/2010 - 23:00
Retrato de mjngds
mjngds
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 meses atrás
Desde: 05.07.2008 - 14:22

Pelos motivos apresentados pelas participantes que até este momento comentaram, salvaguarda do futuro de ambos, não de cada um individualmente, fizemos nós também a opção de regime de separação de bens. O custo foi 270€ (processo "normal" e convenção).