urgente!!!pai ou mãe já falecido- dúvida nos convites | O Nosso Casamento

Fórum geral

urgente!!!pai ou mãe já falecido- dúvida nos convites

33 entradas / 0 novo
Última
#1 Quinta, 31/05/2007 - 22:49
Retrato de mariazinha 2007
mariazinha 2007
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 21.02.2007 - 13:47

urgente!!!pai ou mãe já falecido- dúvida nos convites

boa noite noivinhas!

nós deixamos as coisas atrasar um pouco e agora estamos a finalizar o texto dos convites, para entregar na gráfica amanhã.

a minha mãe e o pai do meu namorado já faleceram. embora eu tenha visto no fórum (nos modelos de convites) que se pode homenagear essas pessoas colocando-se "já falecido" a seguir ao nome, eu sempre tive ideia d colocar "em memória", pq acho q vi isso num convite, há uns anos atrás.

mas o facto é q procurei na net, e não encontrei nada q me confirmasse isso.

Têm ideias de como devo pôr? já alguém viu essa expressão?

Se me puderem ajudar!!!

beijinhos

Quinta, 31/05/2007 - 23:02
Retrato de Marisa S.
Marisa S.
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 7 meses atrás
Desde: 08.12.2006 - 10:16

Boa noite,

Tal como tu, os convites k ja vi tinham o nome da pessoa e depois dizia (em memória)!

Não sei se é o que mais se adequa mas n me parece mal, soa melhor que "já falecido", é a minha opinião!

Bjokas

Quinta, 31/05/2007 - 23:06
Retrato de medusinha
medusinha
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 1 mês atrás
Desde: 09.05.2007 - 18:17

Oi.
olha o pai do meu namorado também ja faleceu, e nós pusemos o nome seguido de: (em memória) em letras mais pequenas.

Fica bem e demonstra que a pessoa continua
no nosso coraçao.

beijinhos

Alexandra

Quinta, 31/05/2007 - 23:13
Retrato de mariazinha 2007
mariazinha 2007
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 21.02.2007 - 13:47

Obrigada Marisa e Alexandra!

já estou mais descansada. Realmente, eu achava q já tinha visto essa frase em algum lado, mas na altura não liguei pq n me ia casar e pq os nossos pais ainda estavam aqui!

depois o meu namorado disse-me "acho q é só "memória" ", e eu pensei q isso n tinha mta lógica...

bem, a intenção é mesmo essa, mostrar q eles ainda são e vão continuar a ser das pessoas mais importantes das nossas vidas!

beijinhos

mariazinha

Quinta, 31/05/2007 - 23:16
Retrato de Marisa S.
Marisa S.
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 7 meses atrás
Desde: 08.12.2006 - 10:16

É isso mariazinha, acho que a expressão "em memória", tal como a Alexandra referiu, exprime melhor os sentimentos, revela que as pessoas estão presentes na nossa mente!

Acho que escolheste bem, dada a situação.

Bjokas e Muitas Felicidades

Sexta, 01/06/2007 - 09:00
Retrato de patriciasp
patriciasp
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 1 semana atrás
Desde: 10.11.2006 - 16:17

ola

o meu pai tb ja faleceu e ja pensei nesse assunto.

ja recebi uma vez e vinha "in memorium" se nao estou enganada é latim???

pesno que vai ser assim que vou colocar.

beijos

Sexta, 01/06/2007 - 09:39
Retrato de Monisha
Monisha
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 20.03.2007 - 17:54

Os 2 convites que ja recebi em situações semelhantes diziam "in memorium" que é em latim.

no meu caso nao metemos nomes de nenhum dos pais nos convites mas caso tivesse posto tinha colocado "in memorium" tb pela minha mae k acho k fica mais bonito.

espero ter ajudado

bjs

Sexta, 01/06/2007 - 18:28
Retrato de mariazinha 2007
mariazinha 2007
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 21.02.2007 - 13:47

obrigada, monisha e heliapss.

engraçado, eu pensava q em latim fosse "in memoriam" e não "um".
de qualquer maneira, q vou colocar na nossa língua. mas ainda tenho algum tempo p pensar pq o senhor da gráfica disse hj q ia fazer uma maquete, eu para a semana, ainda posso mudar alguma coisa ao texto.

beijinhos e obrigada pelas opiniões

Sexta, 01/06/2007 - 19:37
Retrato de AS
AS
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 2 dias atrás
Desde: 09.05.2007 - 19:07

Só mais uma opinião igual a muitas outras:

"Em memória" parece-me que fica muito melhor e concerteza representa melhor aquilo que ambos sentem.

Beijinhos e felicidades,
AS

Quinta, 07/06/2007 - 22:09
Retrato de Sofia C.
Sofia C.
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 9 meses atrás
Desde: 05.01.2007 - 00:45

Olá a todas!
A minha mãe também já faleceu e eu estava a pensar pôr o seguinte texto no convite:

"Nós, em conjunto com os nossos pais, temos o prazer de convidar....."

Ou seja, não pôr o nome dos pais, já que somos nós que convidamos. Mas essa ideia, de pôr "em memória" é uma excelente ideia. Acho que vou homenagiar a minha mãe assim, já que o meu casamento era um dos sonhos dela, que nunca pode concretizar em vida.

Beijinhos

Sofia

Sexta, 08/06/2007 - 13:16
Retrato de mariazinha 2007
mariazinha 2007
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 21.02.2007 - 13:47

Olá Sofia!

Pois a minha mãe também não vai estar presente...:(. mas acho que elas estão sempre lá, de outra maneira.
acho q "em memória" é uma expressão bonita, e acho q é mais afectivo assim do que em latim. (fica mais doce)

beijinhos

Sexta, 08/06/2007 - 13:41
Retrato de Sofia C.
Sofia C.
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 9 meses atrás
Desde: 05.01.2007 - 00:45

Olá Mariazinha.

Vai ser bastante triste...
Estou com um pouco de receio da minha reacção...

Mas temos de encarar isto com naturalidade e pensar que elas vão mesmo estar presentes, como disseste!

Casas quando? Eu é em 21-06-2008.
Ainda falta.

Mas estou ansiosa.

Beijinhos e força!

Sofia

Sexta, 30/11/2007 - 17:36
Retrato de RitaFF
RitaFF
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 14.01.2007 - 23:42

Quando o pai/mãe do noiva/o faleceu deve-se meter como está aqui
http://onossocasamento.pt/artigos/modelos_de_convi...
Tirei isto da net talvez ajude:
"Incluir nesse local do convite o nome de um progenitor falecido acompanhado da expressão in memoriam, é questionável, porque aquele não é um dos anfitriões, nem a cerimônia é apropriada para homenageá-lo, ainda que o seu falecimento tenha ocorrido recentemente."
http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-convites.html

Se forem ver a wikipedia a frase "In memoriam", e não "IN MEMORIUM" como já li em vários posts,utiliza-se para obituários, lápides mortuárias, missas do 7º dia, etc., ora não me parece que um casamento seja em memória de qualquer um dos nossos pais já falecidos, apesar de, e isso concordo com vocês, eles estarem lá presentes na nossa memória, mas infelizmente não é isto que esta frase significa.

http://en.wikipedia.org/wiki/In_memoriam

Outra coisa não me parece muito correcto meter-se no topo dos convite o nome de uma pessoa já falecida, não se esqueçam qual a regra dos convites, em cima mete-se o nome de quem convida, ora é um bocado estranho ser uma pessoa já falecida a convidar, não acham?!
Mais vale fazerem como eu fiz para não cometermos nenhuma imprudência, isto claro para quem se preocupa com estas coisas como eu, comprem um livro de etiqueta bom, lá vem explicado estas coisas todas.

Sexta, 30/11/2007 - 18:39
Retrato de Sofia C.
Sofia C.
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 9 meses atrás
Desde: 05.01.2007 - 00:45

Obrigado pela ajuda, mas o que interessa a etiqueta quando o que está em questão são sentimentos?

Cada um deve fazer da maneira que se sentir melhor.

Sofia

Sábado, 01/12/2007 - 19:29
Retrato de Catherine
Catherine
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 2 meses atrás
Desde: 05.09.2007 - 13:48

Também não sei como fazer...o meu pai já faleceu e não estava a pensar colocar o nome dele no convite...mas parece-me bem a ideia de o homenagear, mesmo não podendo ele estar presente...como o deverei fazer? Às noivas que já não têm pai, vão entrar com quem na Igreja? Estava a pensar entrar sózinha, mas às vezes tenho medo de me sentir mesmo...sózinha...

beijinhos a todas (os)
*20.09.2008*

Domingo, 02/12/2007 - 20:07
Retrato de Etelvina
Etelvina
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 20 h atrás
Desde: 16.10.2007 - 23:04

A minha mãe também já faleceu à uns anos, mas eu não vou colocar o nome dela nos convites! Eu vou fazer um pequeno texto para a homenagear durante a missa,eu acho que esse é o local mais apropriado para demonstrar que eu nunca a esqueci!!
Beijinhos a todas!!

21/6/2008

Segunda, 03/12/2007 - 09:25
Retrato de patriciasp
patriciasp
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 1 semana atrás
Desde: 10.11.2006 - 16:17

ola a todas

o meu pai faleceu á 1 ano e eu vou sem duvida alguma colocar o nome dele no convite!

A etiqueta nao me diz absolutamente nada e ao contarrio do que ja disseram é no meu casamento que ele merece essa homenagem pois seria um dia mt importante para ele se aqui estivesse comigo.....

beijos a todas

Segunda, 03/12/2007 - 10:38
Retrato de Anocas434
Anocas434
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 2 meses atrás
Desde: 08.11.2007 - 15:01

olha, tal como tu eu tb já n tenho o meu pai para me acompanhar neste dia, mas vou entrar na igreja acompanhada pelo meu padrinho o que para mim faz todo o sentido(mt mais porq ele é tb meu irmão:)) mas para que servem os padrinhos??!!! não será tb para isso??!! :)
bjocas e espero ter ajudado

Segunda, 03/12/2007 - 10:47
Retrato de patriciasp
patriciasp
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 1 semana atrás
Desde: 10.11.2006 - 16:17

ola catherine

eu vou entrar com a minha mae....so tenho uma irmã e sei que a minha mae fica mt feliz por isto!

beijos

Segunda, 03/12/2007 - 11:20
Retrato de Chinokinha
Chinokinha
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 5 meses atrás
Desde: 25.06.2007 - 16:50

Os pais do meu namorado ja faleceram os dois e gostariamos muito de os mencionar nos convites...mas como, onde??
Felicidades

Terça, 04/12/2007 - 13:17
Retrato de Catherine
Catherine
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 2 meses atrás
Desde: 05.09.2007 - 13:48

Ainda não escolhi o meu padrinho, nem sei se terei um padrinho...por isso não sei se entraria com ele ou não...depende muito da pessoa.
Quanto a entrar com a mãe, acho uma ideia linda, mas com a minha não dava...ela vai chorar tanto que...lol...ainda fico mais nervosa!!! LOL Acho que ela vai começar a chorar com uma semana de antecedência!
*20.09.2008*

Terça, 04/12/2007 - 16:56
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 2 dias 15 h atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

Catherine eu axo k devias entrar com a mae, a n ser k tenhas uma relaçao mt forte com o teu padrinho d baptismo (tal cm eu) pois na ausencia do pai e o padrinho de baptismo k deve fazer o papel de pai na tua vida, ou entao s tiveres um mano nem k seja pekeno com 12 anos cm o meu lol entra com ele k tb era xiro ele substituir o pai...

o pai do meu menino tb ja faleceu mas ele n ker os nomes dos pais nos convites, ker apenas o meu e o dele...n sei s sera por causa d por o nome do pai...
eu ja falei com ele exas ideias d vcs mas ele n ker d maneira nenhuma...ele e k sab...
tadinho...ele sofre mt por n ter podido crescer com um pai ao lado...pois ele faleceu tinha ele 3 aninhos e a irma apenas 1 por isso tb e compreensivel k eles n saibam o k e amor um pai pk eles nem s lembram dele, eram mt pekeninos...
as x digo-lhe para o consolar k ao menos DEUS ha-d primitir k ele possa ser um pai presente para os nossos filhos e ai ele vai poder saber o k e ser pai (ja k n sabe o k e ter um)
xinhus*** =P

Quarta, 05/12/2007 - 22:44
Retrato de Teckas
Teckas
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 4 meses atrás
Desde: 02.11.2007 - 17:41

Tal como vós também já perdi um ente querido muito próximo....o meu querido pai, no ano passado.

Vou casar a 19 de Abril de 2009, e vou colocar o nome dele nos convites de casamento, acompanhado da frase em letras pequenas e em italico "Eterna Saudade" acompanhado de uma cruz pequena

As minhas irmã acham que a frase é bastante "pesada", mas faço questão que a mémoria dele seja perpetuada em todas as ocasiões de festa e alegria familiar.

Agora a dúvida é com quem vou entrar na Igreja, com o meu irmão mais velho (que é um dos padrinhos), com o meu sogro...ou com a minha mãe!

Uma vez que vai ser religioso n sei se posso entrar com aminha mãe, que ate agora é a minha favorita.

Contudo ainda n exclui a hipotese de ir sozinha.

Não sei tou indecisa. O que pensam?

Beijinhos

Quarta, 05/12/2007 - 23:39
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 2 dias 15 h atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

Teckas dscp a sinceridade mas s fosse a ti ponha lg o sogro d parte...
a logica da entrega no altar e o pai entregar a sua filha ao noivo para fazer a sua vida, axo k o sogro n tem mt logica pk e da familia do noivo e a tradiçao e a familia da noiva entregar-t á do noivo...(n sei s fiz entender a minha ideia)
a tua mae tb era mt fixe a ideia mas s calhar ja k tens um mano e inda por cima vai ser padrinho optava por ser ele a ter a honra d substituir o pai (ja k na ausencia dele, o teu mano é o homem da familia lol)...
xinhus*** =P

Quinta, 06/12/2007 - 10:17
Retrato de Teckas
Teckas
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 4 meses atrás
Desde: 02.11.2007 - 17:41

Nokinhas não tens de pedir desculpa e desde já agradeço a tua opinião.:)

A ideia de ir o meu sogro partiu do meu noivo. Ele tem 3 irmãos e na verdade julgo que o sugeriu porque na casa dele só ha uma senhora que é a mãe,o pai nunca teve oportunidade de levar nehuma menina ao altar.:)
Sempre foi uma pessoa muito querida para mim,daí ponderar a sugestão, nos piores momentos posso dizer que foi quase um "segundo pai".

De facto concordo contigo, "o mano é o homem da familia", mais velho, casado, responsavel e com três meninas lindas para um dia levar ao altar. A minha indecisão reside aqui, a minha cunhada não aceita muito bem a ideia....

Quanto á minha mãe, parece que não pode mesmo ir comingo.

Bem na dúvida, a tua sugestão é mt boa.
Quanto á minha cunhada depois logo se vê..afinal ele é meu irmão.

Beijinhos :)

Quinta, 06/12/2007 - 12:25
Retrato de Catherine
Catherine
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 2 meses atrás
Desde: 05.09.2007 - 13:48

Acho que não há problema nenhum em entrares na Igreja com a tua mãe, mas é uma questão de perguntares ao padre. Quanto ao teu irmão, não vejo qual será o problema da tua cunhada...vocês lá sabem. Entra com quem quiseres, com quem te sentes segura, calma e amada! O que os outros pensam...que pensem! lol

Beijinhos!
*20.09.2008*

Quinta, 06/12/2007 - 12:37
Retrato de NSilva
NSilva
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 2 meses atrás
Desde: 08.08.2007 - 10:47

Se tivesse de optar, escolheria Nós noivos fazermos os convites em nosso nome ... Pois eles nunca deixam de estar presentes ... E fazia uma bela homenagem no dia a eles, pessoalmente eu pedi um arranjo na mesa dos noivos especial para simbolizar o meu avó, e se fosse a minha mae ausente seria o meu bouquet ... apenas uma ideia, acho todas as que li, correctas desde que transmitam sentimentos que acredito ser o caso de todas.... o correcto é sempre aquilo que sentimos e desejamos viver ...
Nsilva

Quinta, 06/12/2007 - 13:36
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 2 dias 15 h atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

pk e k n pods entrar com a tua mae? axo k n tem nd a ver com isso o padre...entras e acabou e n lhe dizes nd. na altura ele lg vê. e claro k ele n vai interromper a tua entrada magnifica pa dixer k n pods entrar assim...
owa e pk e k a tua cunhada n ker k ele entre ctg? n percebi essa sincerament...tem medo d entrar soxinha e?
dscp tar a falar assim, n sei as razoes dela, n posso julga-la mas parece-m uma atitude um pouco egoista...
coitada d ti amiga...mas has-d resolver pelo melhor...
xinhus*** =P

Quinta, 06/12/2007 - 14:26
Retrato de Teckas
Teckas
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 4 meses atrás
Desde: 02.11.2007 - 17:41

Bem, ainda não falei com o padre a respeito de entrar com a minha mãe, mas segundo ela, parece que não é possivel e pouco convencional.
Este fim de semana vou esclarecer com ele, e depois venho cá partilhar.

Nokinhas estas desculpadissima, e mais uma vez agradeço a tua sinceridade. :)

Bem a minha cunhada é uma QUERIDA(quando se lembra lol), mas por sê-lo e porque também não a convidei para uma das minhas madrinhas,(pois optei pelas minhas duas irmãs e madrinha de nascimento), desconfio que esteja com uma pontinha de ciume, mas não vai ser por isso que o meu dia vai ser menos fabuloso.

Há pessoas que já nasceram com defeito de fabrico,lol lol, nunca mudam. Penso que é o facto das 3 filhas dela serem minhas daminhas de honor/aliança, o marido padrinho ... e ela apenas da familia! Com o tempo a má disposição passa-lhe (eheh), ou aumenta(lol lol) se de facto optar por ser ele a acompanhar-me.

Uma coisa infelizmente é certa, não é o meu pai que vai comigo e isso só por si, nesse dia, vai ser o mais doloroso para mim.

Vamos ver o que o padre diz....

Beijinhos e tudo de bom para voçês

Quinta, 06/12/2007 - 16:55
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 2 dias 15 h atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

ola linda...
bem m pareceu k a tua cunhada sofria d ciumes lol so n diss nd pk n conhecia a historia por inteiro lol
agr ja percebi...
owa mas e normal k escolhas as tuas manas ou madrinha, s fosse outra pessoa kk era normal k ela ficasse assim mas nesse caso é desnecessario...
owa faz cm k ela s sinta important e s for preciso ler alguma coisa na igreja deixa-a a ela com esse papel important e os ciumes passam...
e o k eu vou fazer com a minha mae pk tb fico assim: o meu pai tem o papel d m levar ao altar, a minha sogra tem o papel d levar o meu noivo, o pai dele ja faleceu e cm tal a minha mae vai entrar soxinha (ja k e normal o pai do noivo entrar com a mae da noiva) entao ja pensei k s for preciso ler vai a minha mae pk tb keru k ela s sinta important...
xinhus*** =P

Quinta, 06/12/2007 - 19:19
Retrato de Teckas
Teckas
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 4 meses atrás
Desde: 02.11.2007 - 17:41

Bem, de facto não é dos meus cunhados a minha favorita....contudo é da minha familia, esposa e mãe de pessoas maravilhosas.

Escolhi as minhas manas catatuas, uma vez que sou á "caçula" da familia, elas mais experiêntes nestas lides de casamento,fazem muito gosto e dão sempre uma boa ajuda.

A minha madrinha tb não podia ser esquecida, de maneira que não podia convidar mais ninguém, pois daqui nada eram mais padrinhos e madrinhas que convidados eheh

Fico muito feliz por saber que é o teu pai que te vai levar ao altar....e com toda a certeza, mesmo com a ausência do teu futuro sogro, ele onde estiver, será sempre o vosso anjinho protector. :)

Vou aproveitar a tua ideia e vou meter a minha cunhadita a ler... acho que tem umas partes em Latim,ainda tenho de confirmar, hi hi, vai "troçer a boca toda, lá se vai o botox",hi hi.*

*Ps. desculpa a maldade, mas ela ás vezes consegue ser mázinha. :)

Beijinhos

Quinta, 06/12/2007 - 20:09
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 2 dias 15 h atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

"troçer a boca toda, lá se vai o botox",hi hi.*
fartei-m d rir ctg.....
ao menos ela fica td content por ir ler e inda podes ter um momento engraçado na cerimonia looooool
mt fixe msm...
xinhus*** =P

Quinta, 06/12/2007 - 21:21
Retrato de Teckas
Teckas
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 4 meses atrás
Desde: 02.11.2007 - 17:41

Espero que tudo corra bem.... :)

Provavelmente terá umas aulas antes, coitada, não quero que fique mal para a fotografia lol lol

Depois venho cá dar novidades do padre :)

Beijinhos