Qual o protocolo ao usar o véu | O Nosso Casamento

Fórum geral

Qual o protocolo ao usar o véu

2 entradas / 0 novo
Última
#1 Sexta, 22/09/2006 - 17:01
Retrato de CELIA
CELIA
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 6 meses atrás
Desde: 01.08.2006 - 14:43

Qual o protocolo ao usar o véu

Alguém pode dar-me uma ajuda com o véu?

Entrando na igreja com o véu a cobrir a face, qual é o protocolo a seguir? Quando é que o véu é retirado? É uma situação que acho gira, no entanto nunca assisti a um casamento em que a noiva tivesse esta opção.
Será que está fora de moda?

Agradeço a quem me der sugestões.

Muito obrigado

Segunda, 25/09/2006 - 00:37
Retrato de Maria C
Maria C (não verificado)

A utilização do véu tem vindo a mudar ao longo dos tempos.

Não existem muitas certezas da origem do véu da noiva. Uma explicação é que o noivo atiraria um cobertor para a cabeça da noiva, nos tempos em que a raptava e a teria de levar à força para casar. Outra explicação é que na altura em que se arranjavam casamentos, a face da noiva era coberta até a altura do noivo se comprometer com a noiva durante a cerimónia do casamento - por esta altura já seria muito tarde para o noivo fugir se não gostasse do aspecto da noiva. Também é verdade que em tempos o véu foi usado para proteger as noivas dos maus espíritos, que a perseguiam no dia do casamento.

Estas origens estão todas envolvidas na tradição em que véu cobre a face da noiva durante a cerimónia até à altura em que o padre ou quem celebre a cerimonia, pronuncie “marido e mulher” – embora hoje em dia, o véu seja muitas vezes levantado na altura em que a noiva chega ao altar.

Espero ter ajudado.

Felicidades!

Mary C.