Solteira Divorciada Viuva - pode-se casar na igreja? | O Nosso Casamento

Fórum geral

Solteira Divorciada Viuva - pode-se casar na igreja?

6 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 29/04/2008 - 17:36
Retrato de Denos
Denos
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 23.02.2008 - 13:02

Solteira Divorciada Viuva - pode-se casar na igreja?

Olá meninas,

será k me podem ajudar... alguém me é capaz de explicar se alguém que já foi casado pela igreja pode voltar a casar pela igreja e em que circunstâncias?

acho que por viuvez se pode voltar a casar, mas e se for por motivo de divórcio?

sabem se se pode anular o casamento na igreja?

obrigada a todas pelas respostas

Terça, 29/04/2008 - 17:51
Retrato de Dirc
Dirc
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 10.09.2007 - 15:32

Ola!

Depende do padre, porem a situaçao comum de casamento na igreja e de solteiros e viuvos e no caso de divorciados estes se terem casado apenas no civil.
No entanto tenho um primo que conseguiu anular o casamento porque alegou infedelidade confirmada pela ex mulher e a igreja consedeu-lhe a anulaçao do casamento podendo casar segunda vez na igreja.

Mas hoje em dia o que se ve mais sao casamentos civis em quintas com altar na mesma porque a religiao ja nao e igual para todos.
Eu por exemplo caso so pelo civil e faço a cerimonia na quinta porque o noivo e divorciado, mas mesmo que nao fosse nao casava na igreja porque deus esta em todo o lado (sou contra as leis da igreja e alguns padres).

Bj
Diana
(18/04/2009)
http://onossocasamento.pt/forum/23277
http://onossocasamento.pt/forum/26671

Terça, 29/04/2008 - 17:51
Retrato de ritag
ritag
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 11 meses atrás
Desde: 27.03.2007 - 18:28

Quem já se casou pela igreja e está divorciado, para poder casar novamente tem que primeiro pedir a anulação do casamento religioso. Acho que não é muito fácil, mas é uma questão a colocar ao patriarcado, por exemplo.

Se a pessoa for viúva, não tenho a certeza, mas penso que não haverá problema em casar novamente pela igreja.

O melhor é, se conhecer algum padre, perguntar.

Felicidades,

Rita & Jorge
07.06.08

Terça, 29/04/2008 - 18:05
Retrato de sraquel
sraquel
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 5 meses atrás
Desde: 26.11.2007 - 16:20

Ola Denos tirei este excerto do site dias felizes aqui fica uma explicação "Casamento religioso
A Igreja Católica não reconhece o divórcio. Só poderá subir ao altar duas vezes em caso de viuvez ou anulação do primeiro casamento. Mas, se a primeira união tiver sido apenas civil, não existe impedimento para que a segunda seja religiosa (ao olhos da Igreja, esse primeiro casamento não existiu). Mas, atenção: se este for o primeiro casamento religioso apenas para um dos nubentes, nada feito. Mesmo que você seja solteira, não poderá casar pela Igreja com alguém que, mesmo divorciado, já tenha anteriormente trocado os votos deste sacramento.

Se, não estando em condições de casar pela Igreja, fizer mesmo questão de dar uma dimensão religiosa à boda e for flexível na escolha do credo, considere a hipótese de casar pelos costumes de outra fé. Há quem viaje até ao Pacífico para desposar segundo os rituais polinésios. Outros preferem pronunciar os votos de casamento hindús. Pode mesmo recorrer aos serviços de sacerdotes de antigas religiões celtas..."
Espero q te tenha ajudado, bjcas.

11-10-2008

Terça, 29/04/2008 - 18:21
Retrato de Ana Lopes
Ana Lopes
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 1 mês atrás
Desde: 29.11.2006 - 12:58

Olá Denos,

Uma pessoa pode anular o casamento pela Igreja em certos casos restritos, o melhor é informares-te com um padre.

Eu quando fiz o crisma o padre falou nisso, lembro-me que pode-se anular desde que este não seja consumado, ou no caso de um dos nubentes não estar no seu estado normal, por ex sob efeito de drogas, ou estar a casar com segundas intenções, ou estar a casar coagido etc. Nestes casos tem de haver testemunhas. Imagina por ex. que o noivo antes de casar diz a alguma amigo algo do género: 'vou casar com ela, se vir que não dá separo-me', é o suficiente para anular um casamento, porque quando ele jurou amar e respeitar para o resto da vida... estava a mentir.

Ana

Terça, 06/05/2008 - 10:39
Retrato de Rity
Rity
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 25.01.2008 - 13:39

Eu nao sabia que a anulacao do casamento era possivel..

Pensei que fosse mesmo so em caso de demencia, drogas ou coisas do género...

Mas em caso de infidelidade tb é possivel? E complicado? Demora muito tempo? Quanto tempo depois do casamento ou da separacao se pode pedir a anulacao, sabem?

Em caso de viuvez, pode-se voltar a casar pela Igreja, nao ha problema...

Desde ja muito obrigado, beijinhos