a licença de casamento inclui o dia do casamento!!???!!! Informação dada pela entidade patronal... | Page 2 | O Nosso Casamento

Fórum geral

a licença de casamento inclui o dia do casamento!!???!!! Informação dada pela entidade patronal...

57 entradas / 0 novo
Última
Domingo, 08/03/2009 - 16:56
Retrato de slvluisa
slvluisa
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 5 meses atrás
Desde: 21.01.2009 - 00:42

sou professora contratada e o meu contrato acaba dia 31/8 , e vou casar em Agosto, mais precisamente no dia 22 (sábado).

a minha questão é a seguinte, posso marcar as minhas férias até ao dia 21, e pedir a licença de casamento a partir do dia 22 e esta se estender até Setembro (dia 7) caso seja colocada?
ou deverei marcar as férias e respectiva licença de modo a que tudo termine até dia 31/8?
e eu tenho que me apresentar na escola finde as férias e começar a licença?
agradeço a resposta, pois na minha Secretaria existem muitas duvidas e eu gostaria de ter a certeza.
obrigada

Segunda, 09/03/2009 - 19:48
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Porque não pedes as férias a partir do momento em que as podes começar a gozar? Eu sou prof do secundário e a partir do fim da 2ª época de exames posso pedir férias. Isto em Julho. Se for o teu caso, porque não começas logo a gozar férias assim que a escola der permissão para o fazer? Fazias isso e estendias até 21 de Agosto. Como prof. contratada terás de gozar férias até ao final do contrato. Essa é a lei.
O que podes também fazer é gozar as tuas férias normalmente e não pedires licença de casamento. A lei não obriga a que gozes a licença logo a seguir ao casamento. Normalmente toda a gente o faz por causa da lua de mel. Mas a tua situação é diferente e podes pedir para gozar a licença depois (já dentro do novo contrato). Ninguém te pode impedir de fazer isso. Aliás tive um colega que estava nas mesmas circunnstâncias que tu e foi isso que ele fez, para não perder os seus direitos. Acho que deves estar atenta para que não estejas a beneficiar a escola, quando estás simplesmente a fazer uso dos direitos que te assistem.espero ter ajudado.
Beijinhos e boa sorte no casamento e na próxima colocação :)

Segunda, 09/03/2009 - 21:09
Retrato de CHOKKO
CHOKKO
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 semana atrás
Desde: 09.05.2008 - 18:48

Seja na função pública seja no privado, por lei, contrair matrimónio dá direito ao gozo de 11 dias úteis ou seja, a 15 dias seguidos(a contar com o fim-de-semana).

E a licença de casamento não são férias, mas tão somente faltas justificadas.

POr exemplo, se casar num sábado, o domingo seguinte não conta, pois é um dia de descanso semanal(casando ou não) e só na segunda feira é que se começam a contar os tais 11 dias úteis.

11 Dias úteis,Sempre (com fins-de-semana pelo meio :) )

Terça, 10/03/2009 - 15:32
Retrato de slvluisa
slvluisa
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 5 meses atrás
Desde: 21.01.2009 - 00:42

olá, obrigada desde já pela resposta... no meu caso só posso marcar as férias a partir de 20 de julho, assim iria sobrar dias por gozar, os quais poderia faltar com a justificação de falta de gozo das férias, mas achei interessante dizeres-me que posso gozar depois, assim a liçenca não tem que ter o dia de casamento??

Terça, 10/03/2009 - 19:59
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

A licença pode ser gozada tanto antes como depois do casmaento. Só não sei se tem um prazo limite para o fazer. Vou procurar na net mais informação e se encontrar venho cá dizer-te.

Quinta, 11/06/2009 - 02:35
Retrato de Paticha
Paticha
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 7 meses atrás
Desde: 30.08.2008 - 18:37

Olá meninas gostaria que me tirassem uma dúvida.Sou trabalhadora temporária pela vedior numa outra empresa.Trabalho á 8 meses sem previsão de me passarem a contrato.Teria agora férias (7 dias) no entanto vou-me casar a 29 de agosto e após mtas voltas foi-me dito que iriam dar-me as férias no lugar da licença e que não teria direito a mais nd...não sei se isto estará correcto uma vez que até poderia não gozar as férias mas teriam de as pagar à parte da licença. certo?
Estou um pouco chateada com a situação e tenho medo de falar sem razão e que me mandem embora devido á precariedade do trabalho.Tenho receio que se estejam a aproveitar da situação.
Agradeço qq tipo de esclarecimento.
Beijinhos