09 Abr

Como fazer corações para lembranças e decoração do bolo

Uma ideia muito fofinha! Não podíamos deixar de partilhar. Esta ideia/receita foi inspirada no efeito ombré (cores ou tons que criam um efeito gradual do tom mais escuro para o mais claro). Pode usar esta cor, ou outro tom que se adeque com os seus gostos doces.

XOXO
M&M

O que necessita

  • 2 chávenas de açúcar divididas(ou mais, dependendo do número de cores que pretenda)
  • 4 colheres de chá (ou mais) de claras de ovo ou 1 colher de chá de pó de merengue misturada com 1 colher de sopa de água
  • Corante alimentar
  • Tábua de cortar, papel vegetal
  • Tabuleiro antiaderente para ir ao forno
  • Cortadores em forma de corações
  • Espátulas, taça, rolo de estender massa, colheres medida, saco com zip, faca de manteiga

Opcional:

  • Saquinhos de celofane ou plástico, bolo para decorar
  • Fitas de cetim
  • Aroma de limão

Passo 1:

Coloque ½ colher de açúcar numa taça média. Junte uma pequena parte do corante alimentar. Esta será a cor mais escura. Adicione mais, de acordo com a intensidade da cor desejada.

Adicione 1 colher de chá de clara de ovo, ou da mistura de merengue líquida, e mexa até parecer areia molhada. Não coloque líquido a mais, senão irá correr o risco de dissolver o açúcar.

Passo 2:

Esvazie o conteúdo para uma superfície antiaderente, ou para uma folha antiaderente. Espalhe com a espátula e faça pressão, depois passe com o rolo da massa sobre a mistura para compactar. Idealmente, a mistura deve ser o mais compacta possível, criando uma superfície com cerca de meio centímetro. Pressione o cortador em formato de coração e retire-o. Coloque os corações em cima de uma folha antiaderente todos alinhados. Se o cortador não libertar os corações cortados, suavemente dê um toque na parte de trás com a faca de manteiga. Repita a operação, 10 a 20 vezes, ou as desejadas. Se os corações não mantiverem a sua forma, adicione mais clara de ovo ou merengue líquido, pouco a pouco, e mexa tudo. Se o açúcar se colar ao cortador, passe-o por água quente e limpe-o antes da próxima operação.

Verta o restante açúcar no recipiente com o açúcar colorido, e continue o processo.

Passo 3:

Adicione ½ chávena de açúcar colorido do passo anterior, para aclarar, e mexa. Adicione 1 colher de chá de clara de ovo ou merengue líquido. Se não conseguir a cor desejada, continue a adicionar ½ chávena de açúcar mais 1 chávena de clara de ovo, ou merengue líquido, e vá mexendo até conseguir obter a cor desejada.

Repita o passo 2.

Continue com o passo 2 e 3, até que os tons e o número de corações de açúcar sejam obtidos. Faça, no mínimo, entre 3 a 5 tons da cor pretendida. O açúcar que sobrar pode ser armazenado em sacos zip e ser usado no futuro.

Passo 4:

Aqueça o forno a 200º. Leve ao forno os corações durante 10 minutos. Retire e deixe-os a endurecer durante a noite. Estes corações deverão ter a consistência dos cubos de açúcar.

Opções:



Para as lembranças:
coloque cerca de 10 a 20 corações de açúcar em cada saco de lembrança. Agrafe a cada saquinho uma fita de cetim. Ate a fita. Depois é só decidir onde dispor as lembranças de casamento.

Para o bolo: com uma pasta de merengue, cole os corações ao bolo, começando dos mais escuros para os mais claros.

Fonte: Erica Obrien