Tudo sobre o Champanhe

O champanhe sempre foi símbolo de celebração e elegância. Sabem que género de champanhe devem usar no vosso casamento? Sabiam que um champanhe bruto combina com hors d’oeuvres  e um semi-seco combina com doces? Sabiam que embora seja comum chamar a todos os espumantes champanhe, só o vinho produzido na região de Champanhe em França, tem direito a usar este nome? Apresentamos as explicações para que saibam tudo sobre este famoso néctar.

Sensações

Um bom champanhe ou um vinho espumante, é caracterizado por um fiadas consistentes de correntes de bolinhas ascendendo do fundo do copo até ao topo.

Frio e fresco

Este género de vinhos - ao contrário do que se julga - não devem ser colocados no frigorífico para serem arrefecidos; devem sim ser colocados, antes de serem bebidos, cerca de 20 minutos num balde de gelo até metade da garrafa.

Tamanhos e porções

Uma garrafa de 750ml servirá de 5 a 7 porções. As garrafas “Magnuns” de 1,5 L servem exactamente o dobro.

A casta fala mais alto

Um champanhe vintage – denominado millésime na garrafa – significa que as uvas são de uma colheita de um ano específico. Um vinho que não seja vintage – NV no rótulo – significa que é uma mistura de vários anos, normalmente mais barato que o vintage.

Origem e original

Todo o champanhe é espumante, mas nem tecnicamente nem todo o vinho espumante é champanhe; só se este for oriundo da região do norte de França, e adicionalmente mencionar método Champenoise, ou seja, méthode tradicionnelle (fermentação dentro da própria garrafa). Tudo o resto não importa o quanto delicioso ou caro possa ser, é simplesmente espumante.

Em bom gosto

Um champanhe bruto é seco e combina com hors d’oeuvres e comidas muito condimentadas. Champanhe rotulado de extra-seco é um champanhe mais doce que o bruto e funciona muito bem como aperitivo, ou a acompanhar sobremesas. Um semi-seco é um óptimo a acompanhar uma sobremesa.

Conservar

Muito champanhe pode ser conservado por períodos de 3 a 4 anos, mas pode deteriorar-se se for conservado por mais tempo. O champanhe vintage (datado com o ano no rótulo) poderá conservar-se por mais tempo, mas não deve exceder os 10 anos.

Cuidar

Logo que uma garrafa de champanhe seja aberta, necessita que lhe coloquem uma rolha especial de metal. Contudo, existe um truque que mantém as bolhinhas do champanhe vivas; colocar uma colher de prata no gargalo com o cabo introduzido na garrafa, manterá o champanhe vivo no frigorífico, durante cerca de um dia ou dois.

On e Up

Com os hors d’oeuvres e as entradas podem experimentar um vinho espumante Murganheira Millesimé bruto ou um champanhe bruto Nicolas Feuillatte. Com a sobremesa considerem um Piper- Heidsieck Red Label extra-seco, ou um champanhe Néctar Imperial Moet Chandon.
 

À medida de cada um

As garrafas individuais de champanhe de 0,800 cl, são uma possibilidade para a festa pós-casamento, ou para celebrarmos a criança em cada um de nós.
Ex: Champanhe Pop ou Pink Pop.

Estilo e Morangos

Se pretendem rodear-se de alguns morangos, o champanhe rose Dom Pérignon Rosé de 1995 - uma séria demonstração do estilo e delicadeza desta marca - é o ideal, para não dizer o melhor e o mais exclusivo.

Champanhe das estrelas

Uma das marcas mais exclusivas e procuradas no momento é a marca de champanhe Cristal Louis Roederer; um vintage com uma qualidade aliada à edição limitada das garrafas disponíveis no mercado. Se desejar celebrar com este champanhe prepare uns cifrões.

Cocktail de Champanhe

Ingredientes
Champanhe extra-seco q.b.
1 chávena de café de framboesas
½ colher de chá de licor de framboesa
1 colher de chá de xarope de manga, ou morango

Execução: coloque uma chávena de café de framboesas num copo, ou adicione meia colher de chá de licor de framboesa para um aspecto rosado. Uma colher de chá de xarope de manga, ou morango dar-lhe-á um sabor extra. Encha o copo com champanhe extra-seco.

Artigos relacionados

cocktail
Dar uma festa para muitas pessoas não tem de ser difícil. Pode até ser algo muito divertido. Quer estejam a dar uma festa...
O transporte serve para levar a noiva até à cerimónia e seguidamente levar os recém-casados at...
1. Em vez de uma recepção sentada com bar aberto, façam um brunch, ou seja um pequeno-almoço...
1. Por exemplo, em vez de terem uma recepção formal com um almoço ou jantar sentados, optem por uma festa...

nos fornecedores

O segredo de uma boa imagem, decorre de um conhecimento...
O seu dia inesquecível vai ser vivido connosco! Tornamos o seu...
L e A Duets - música ao vivo, possibilidade de karaoke e música...

na galeria

Ferramentas