Recepções de casamento alternativas

recepção de casamento alternativa moderna

A recepção de um casamento fabuloso, não tem de ser uma extravagância de 6 horas, que inclui cocktail, jantar e baile. Existem variadíssimas razões para se pensar em recepções de casamento alternativas. Por vezes uma festa mais discreta com familiares e amigos pode ser uma boa solução. Talvez sejam vocês a pagar o casamento, e necessitem de estar restritos a um orçamento. Talvez as grandes festas não sejam o vosso género, sentindo-se melhor numa celebração onde só se reúnem 20 ou 30 amigos próximos. Não existe razão nenhuma para terem de dar um casamento extravagante se isso não se adequa a vocês. Que tal um casamento à tarde seguido de um elegante chá? Ou uma cerimónia ao sábado pela manhã, seguida de um sumptuoso pequeno-almoço de casamento? Um casamento ao fim da tarde, ou ao início da noite também é outra hipótese que permite entreter um grande, ou pequeno grupo em grande estilo.

Um pequeno-almoço de casamento

O pequeno-almoço de casamento é algo de muito diferente, mas muito elegante. Uma maneira de dar a volta à tradição será servir um pequeno-almoço sumptuoso depois de um casamento pela manhãzinha. Um pequeno-almoço sentado, numa pousada, ou num jardim, é ainda mais exclusivo que um brunch (usualmente servido em buffet depois das 11 da manhã). Um pequeno-almoço de casamento é uma excelente ideia para noivos que querem algo discreto e elegante. Uma vantagem em escolher este tipo de recepção para o casamento é ser muito fácil encontrar um local onde se possa celebrar. Um pequeno-almoço também funciona muito bem durante a Primavera e Verão, pois pode ser servido no exterior, debaixo de elegantes guarda-sóis num belo jardim.

O local pode ser em quase qualquer espaço: no jardim da casa, numa sala privada, num hotel, numa pousada… Escolham uma manhã de fim-de-semana e convidem os vossos convidados a estarem presentes na cerimónia de casamento às 9:30 da manhã. Contratem um harpista para providenciar música de fundo. Talvez possam começar com café e croissants folhados antes da cerimónia. Depois da cerimónia, se não for no mesmo local, dirijam-se para a recepção, e tenham pessoas a passar mimosas de laranja (champanhe e sumo de laranja) e sumos de fruta.

O menu deve ser colorido, elegante, e ainda assim muito agradável. Comecem com um primeiro prato com compota e fruta fresca, como figos, pêssegos, ameixas ou maças. Para o prato principal, podem optar por uma fatia de salmão fumado em tosta de brioche, coberta com ovos mexidos com espargos selvagens, para dar um pouco de verde ao prato. Segue-se um queijo gratinado com mel em tostas acompanhado de pinhões tostados e salada de rúcola.

Terminem em grande, com um bolo de casamento feito com fruta fresca. Optem por um bolo de baunilha recheado uma mistura luxuosa de frutos silvestres e de natas batidas, e claro com um café espresso a acompanhar.

Um almoço de Verão

Um almoço leve é uma óptima opção para uma recepção de casamento, porque é muito menos trabalhoso que um jantar de casamento, sendo uma maneira muito sofisticada de oferecer uma recepção de um casamento. Convidem os vossos amigos e familiares para testemunharem uma cerimónia ao meio-dia, e depois sirvam um almoço à uma hora da tarde.

Num menu de almoço de Verão cada prato deve ser uma celebração de cor. Pode ser iniciado com um primeiro prato de sopa fria de tomate com lombo de lagosta, seguido de uma salada de verduras; segue-se o prato principal composto de vegetais, salmão grelhado acompanhado de pimentos coloridos e de fatias de manga.

Para sobremesa uma boa opção será um trio de sorvetes de lichias, maga e maracujá, acompanhado do bolo de casamento – um fresco bolo de limão.

Uma das virtudes deste menu particular é que não requer uma batalha na cozinha, e todos os pratos podem ser preparados em avanço, excepto o salmão grelhado.

Um almoço de Inverno

Um menu para um almoço de Inverno deve incorporar os sabores quentes do Inverno, mas deve de ser considerado um almoço leve. Pode ser iniciado com um capuchino de tomate e natas. Segue-se um filete de peixe panado com cereais e acompanhado com puré de lentilhas. Para sobremesa sirvam o bolo de casamento feito de baunilha e recheado com creme de baunilha e figos frescos.

Chá da tarde

Um chá à tarde exibe uma atmosfera da velha elegância que lhe é característica. Podem oferecer os pratos mais exclusivos aos vossos convidados – mini-sanduiches, pequenos canapés, sconnes, pastelaria exclusiva. Tudo isto a um preço relativamente reduzido. Se servirem um chá – buffet, podem fazer uma recepção para muitos convidados, com só uma pessoa para o bar e mais duas pessoas para o resto.

Um chá à tarde é usualmente servido às 15:00, e é sempre um evento muito exclusivo. Um chá ao fim da tarde, já é mais uma pequena refeição servida as 17:30 ou as 18:00 horas. Uma recepção de casamento como chá da tarde é uma excelente ocasião para usar linhos antigos e atoalhados bordados exclusivos.

Coloquem os atoalhados nas mesas dos buffets para dar um ar vintage requintado. Na altura do bom tempo considerem fazer este evento no exterior, peçam emprestado, ou aluguem guarda-sóis para providenciarem sombras para as comidas e para os convidados. Considerem dar um pouco de cor às mesas com bouquets de rosas, ou com cestos forrados a musgo, e cheios de morangos, ou cerejas. Coloquem bases altas para colocarem os bolos, para dar um ar old-fashion. Se for possível optem por mobiliário de ferro, apropriado para jardim, e não se esqueçam de providenciar almofadas para colocar nas cadeiras.

A loiça usada para servir, não tem de ser toda pertencente ao mesmo serviço, podem optar por colocar em cada mesa um serviço diferente, dará um ar muito kitch ao local. Claro que podem sempre alugar um samovar de prata, para o chá, e tabuleiros de prata, ou até pedir estas peças emprestadas à família ou amigos. Sirvam um buffet, com sanduíches especiais para chá, sconnes, canapés e sobremesas diversas, e bolo de casamento. Entretanto, sirvam diversos chás.

Um som de fundo de jazz, de violino, ou uma harpa acompanhada de uma flauta, podem ser boas opções musicais, enquanto os convidados convivem.

Uma recepção de casamento em formato de chá da tarde pode ser servida por uma empresa de catering; mas já que toda a comida é previamente preparada, uma festa deste género é possível prepará-la em casa. A beleza de uma festa destas é que pode ser feita desde um buffet até um serviço formal de chá. Pode ter lugar num jardim durante o Verão, ou ser servido num local com lareira no Inverno, são duas opções bastante charmosas.

Para o Verão, comecem com champanhe ou com chá gelado, ou com um cálice de porto no Inverno, e continuem o serviço com chá quente. O chá da tarde implica servir mini-sanduiches de pepino, de salda de ovo, e de presunto com tomate, cortadas em pequenos círculos. Os rolinhos de mousse de salmão – finas fatias de pão sem crosta, barradas com mousse de salmão, enroladas em película aderente e levadas ao frigorífico durante 1 hora, sendo depois cortadas às rodelas – são típicos e característicos de um chá tradicional, bem como as tostas de queijo brie, e claro os famosos scones. Coloquem em cada mesa um tabuleiro redondo de três andares cheio de miniaturas de sanduíches na base, no andar seguinte scones e no último, miniaturas de sobremesas. Coloquem compotas e natas batidas para colocar nos scones.

É difícil imaginar maneira mais elegante e memorável para receber os convidados depois da cerimónia de casamento.

Recepção cocktail

Uma festa cocktail é uma maneira muito chique de receber amigos depois de um pequeno casamento. Funciona muito bem também depois de uma cerimónia civil. O formato permite dar uma festa feita num espaço pequeno.

Convidem os vossos amigos para uma recepção às 6 horas da tarde e tenham duas pessoas a passarem bandejas de cocktails coloridos: cocktails de champanhe, manhatans, martinis e cosmopolitans. Tenham também vinho, bebidas simples, água, champanhe e sumos.

Decorem a sala com flores altas, como jarros, estrelícias, ou gladíolos. Contratem um trio de jazz – pianista, saxofonista, percussionista – para darem um tom de música energética à noite; ou em opção podem sempre colocar os vossos cds de jazz favoritos. No local, criem diversos pontos de comida, onde os convidados se possam servir. Cada ponto deve estar providenciado com talheres guardanapos, pequenos pratos, e bebidas.

Coloquem um ponto com pratos de salmão fumado fatiado com finas fatias de pão tostado e garrafas de vodca congeladas com copos de shot só numa mesa especial. Outro ponto pode ter salsichas de gourmet grelhadas, servidas com vários tipos de mostarda. Um bar de ostras também é uma opção muito interessante, neste local deverão ter uma pessoa a abrir as ostras no momento, e a servi-las aos convidados. Noutro ponto coloquem uma mesa de diversos queijos acompanhados de figos frescos e tostas, acompanhados de um belo porto vintage. Se preferirem adicionalmente, podem colocar pessoas com tabuleiros de prata a passar aperitivos quentes, tais como folhados de marisco. Noutra mesa em destaque, coloquem o bolo de casamento com pratos talheres, flutes e diversas garrafas de champanhe em gelo até 1/3 da garrafa.

Esta recepção de casamento pode ser feita em casa porque quase todos os itens são comprados ou facilmente preparados, e até mesmo os quentes podem ser preparados com antecedência. Este formato também não requer muita logística ou limpeza. Os convidados irão apreciar este evento, pois poderão apreciar em cada ponto do local uma especialidade diferente, em cada mesa do buffet.

Artigos relacionados

recepção de casamento alternativa moderna
A recepção de um casamento fabuloso, não tem de ser uma extravagância de 6 horas, que inclui cocktail, jantar e baile. Existem...
Está na altura de se inspirarem e determinarem o vosso tema de casamento…
guarda-chuva chinês vermelho e verde
São amantes do estilo oriental e da energia positiva? O Feng Shui não se aplica só à decoração do...

nos fornecedores

Realizamos todo o tipo de banquetes no nosso espaço ou noutro à...
MICK-A-L, com mais de 10 anos de experiência na área da animação...
A qualidade do seu trabalho é reconhecida pela WPJA - Wedding...

na galeria

Ferramentas