Pedido de casamento e a festa de noivado

Pés namorados

Depois de um belo pedido de casamento vem a festa de noivado. Independentemente do tipo de anúncio que pretenderem fazer acerca do vosso casamento, será necessário reunirem os pais, familiares e amigos mais próximos para darem as boas novas do casamento.

A quem contar primeiro sobre o pedido de casamento

Tradicionalmente é esperado que contem primeiro aos vossos pais sobre o pedido de casamento, mas se o anel de noivado já está no dedo e porque pode haver quem pergunte antes, neste caso não devem mentir, nem evitar usar a aliança; tentem no entanto dizer aos vossos pais logo que possível.

Se tiverem filhos de relações anteriores, eles devem ser os primeiros a saber. Contem a cada um separadamente, para poderem reagir a cada um de forma individual.

A primeira reunião de pais dos noivos

Tradicionalmente os pais do noivo deveriam ligar aos pais da noiva a convidá-los para uma reunião para conversarem ou conhecerem-se melhor depois de saberem que os filhos se decidiram casar. Porém, podem ser os noivos a combinar esta primeira reunião, podendo esta também ser uma boa altura para marcar o jantar de noivado, onde ambas as famílias poderão conviver.

Quando marcar a festa de noivado

Uma festa de noivado necessita de uma data, e a ideal será nem muito tempo depois do noivado, nem muito perto do dia do casamento. O ideal é que a festa de noivado esteja mais próxima do pedido de casamento do que do dia do casamento.

O recomendado é cerca de um a dois meses depois do dia do pedido de casamento. Porém, se pretenderem ter um noivado bem longo, podem esperar diversos meses até o belo anel de noivado poder ser celebrado.

Quem convidar para a festa de noivado

A festa de noivado não é a festa de casamento, portanto deverão convidar as pessoas mais próximas, como os familiares e amigos mais próximos. Mais importante que isto, é que independentemente de quem convidarem para a festa de noivado, devem obrigatoriamente convidar esses mesmos convidados para a celebração do casamento. Se vão celebrar um casamento muito íntimo apenas com amigos e familiares próximos, então o jantar de noivado deverá ser ainda mais reservado. Para decidirem quem convidar para esta festa ou apenas este jantar mais especial comecem a lista com os nomes dos familiares mais próximos e só depois os amigos.

Como convidar

Um convite para uma festa de noivado ou para o jantar de noivado não tem de ser formal como os convites de casamento. É claro que se preferirem optar por um convite mais formal também o poderão fazer, dando à festa de noivado uma sofisticação maior. Um convite virtual por e-mail, um postal divertido, um telefonema atempado, tudo está certo quando se trata de convidar alguém para a festa de noivado. Enviem/façam os convites com um mês ou três semanas de antecedência, especialmente se desejarem convidar pessoas que estão mais distantes.

Onde e o que servir

Um jantar de noivado pode ser um churrasco no jardim dos pais, ou um jantar elegante numa sala privada de um hotel. Tudo depende do que pretendem. Tradicionalmente, o jantar de noivado era oferecido pelos pais do noivo, mas como hoje em dia a realidade já não é a mesma, podem celebrar a festa de noivado como acharem mais conveniente. Podem aproveitá-la para dar uma ideia do que esperar do dia do casamento, ou apenas reunir familiares e amigos à volta de um boa nova: o vosso casamento. O que servir aos convidados deverá ser o vosso bom senso a ditar; de acordo com as circunstâncias e formalidade que decidirem implementar no evento, não se esqueçam que isto não é o dia do casamento e não necessitam de servir um jantar de cinco pratos.

Decoração e tema da festa de noivado

Na dúvida, optem pelo simples. Optar por um tema e estilo distinto do casamento é sempre uma boa opção, para não entediar as expectativas dos convidados. Não vão querer ofuscar o dia do casamento com a festa de noivado, certo? Se estão a pensar celebrar um casamento mais simples com decorações menos luxuosas, então podem aproveitar esta oportunidade para darem um toque mais arrojado à decoração da mesa do jantar.

Aproveitem para homenagear

Tradicionalmente o pai da noiva deve fazer um pequeno discurso a abençoar a união, fazendo um brinde aos noivos. Porém todos podem fazer brindes, discursos e celebrar a vossa decisão de casar. Façam um discurso acerca do que sentem, do que gostariam que o dia do vosso casamento fosse, e do que sentem em relação aos vossos convidados. Nunca é demais homenagear quem mais se ama.

Créditos imagens:1

Artigos relacionados

Noivos a caminhar pela neve
Se a vossa ideia de um bom momento é uma cabana nos Alpes com uma aconchegante lareira e uma caneca de chocolate quente para...
Se recebeu o romântico anel de noivado, então talvez retribuir ao noivo, possa ser um gesto ainda mais romântico. O anel de...
mesa decorada com flores e velas
Não saber onde se sentar faz as pessoas sentirem-se desconfortáveis. O plano de distribuição de...
noivos a assinarem o livro de assentos
Trâmites legais: Independentemente do tipo de cerimónia, é necessário seguir vários trâ...

nos fornecedores

A Step é o resultado de um projeto profissional de duas sócias,...
A Frontkom é uma empresa que oferece serviços diferenciados na...
Organização de casamentos em locais e actividades...

na galeria

Ferramentas