Pedido de casamento e a festa de noivado

Pés namorados

Depois de um belo pedido de casamento vem a festa de noivado. Independentemente do tipo de anúncio que pretenderem fazer acerca do vosso casamento, será necessário reunirem os pais, familiares e amigos mais próximos para darem as boas novas do casamento.

A quem contar primeiro sobre o pedido de casamento

Tradicionalmente é esperado que contem primeiro aos vossos pais sobre o pedido de casamento, mas se o anel de noivado já está no dedo e porque pode haver quem pergunte antes, neste caso não devem mentir, nem evitar usar a aliança; tentem no entanto dizer aos vossos pais logo que possível.

Se tiverem filhos de relações anteriores, eles devem ser os primeiros a saber. Contem a cada um separadamente, para poderem reagir a cada um de forma individual.

A primeira reunião de pais dos noivos

Tradicionalmente os pais do noivo deveriam ligar aos pais da noiva a convidá-los para uma reunião para conversarem ou conhecerem-se melhor depois de saberem que os filhos se decidiram casar. Porém, podem ser os noivos a combinar esta primeira reunião, podendo esta também ser uma boa altura para marcar o jantar de noivado, onde ambas as famílias poderão conviver.

Quando marcar a festa de noivado

Uma festa de noivado necessita de uma data, e a ideal será nem muito tempo depois do noivado, nem muito perto do dia do casamento. O ideal é que a festa de noivado esteja mais próxima do pedido de casamento do que do dia do casamento.

O recomendado é cerca de um a dois meses depois do dia do pedido de casamento. Porém, se pretenderem ter um noivado bem longo, podem esperar diversos meses até o belo anel de noivado poder ser celebrado.

Quem convidar para a festa de noivado

A festa de noivado não é a festa de casamento, portanto deverão convidar as pessoas mais próximas, como os familiares e amigos mais próximos. Mais importante que isto, é que independentemente de quem convidarem para a festa de noivado, devem obrigatoriamente convidar esses mesmos convidados para a celebração do casamento. Se vão celebrar um casamento muito íntimo apenas com amigos e familiares próximos, então o jantar de noivado deverá ser ainda mais reservado. Para decidirem quem convidar para esta festa ou apenas este jantar mais especial comecem a lista com os nomes dos familiares mais próximos e só depois os amigos.

Como convidar

Um convite para uma festa de noivado ou para o jantar de noivado não tem de ser formal como os convites de casamento. É claro que se preferirem optar por um convite mais formal também o poderão fazer, dando à festa de noivado uma sofisticação maior. Um convite virtual por e-mail, um postal divertido, um telefonema atempado, tudo está certo quando se trata de convidar alguém para a festa de noivado. Enviem/façam os convites com um mês ou três semanas de antecedência, especialmente se desejarem convidar pessoas que estão mais distantes.

Onde e o que servir

Um jantar de noivado pode ser um churrasco no jardim dos pais, ou um jantar elegante numa sala privada de um hotel. Tudo depende do que pretendem. Tradicionalmente, o jantar de noivado era oferecido pelos pais do noivo, mas como hoje em dia a realidade já não é a mesma, podem celebrar a festa de noivado como acharem mais conveniente. Podem aproveitá-la para dar uma ideia do que esperar do dia do casamento, ou apenas reunir familiares e amigos à volta de um boa nova: o vosso casamento. O que servir aos convidados deverá ser o vosso bom senso a ditar; de acordo com as circunstâncias e formalidade que decidirem implementar no evento, não se esqueçam que isto não é o dia do casamento e não necessitam de servir um jantar de cinco pratos.

Decoração e tema da festa de noivado

Na dúvida, optem pelo simples. Optar por um tema e estilo distinto do casamento é sempre uma boa opção, para não entediar as expectativas dos convidados. Não vão querer ofuscar o dia do casamento com a festa de noivado, certo? Se estão a pensar celebrar um casamento mais simples com decorações menos luxuosas, então podem aproveitar esta oportunidade para darem um toque mais arrojado à decoração da mesa do jantar.

Aproveitem para homenagear

Tradicionalmente o pai da noiva deve fazer um pequeno discurso a abençoar a união, fazendo um brinde aos noivos. Porém todos podem fazer brindes, discursos e celebrar a vossa decisão de casar. Façam um discurso acerca do que sentem, do que gostariam que o dia do vosso casamento fosse, e do que sentem em relação aos vossos convidados. Nunca é demais homenagear quem mais se ama.

Créditos imagens:1

Artigos relacionados

placard de casamento
Se estão de mãos na cabeça pois querem cortar nos convidados da lista de casamento e não sabem como, ficam aqui algumas dicas...
decoração
Uma recepção de casamento segue uma típica sequência e um formato que inclui várias etapas. Fica aqui uma ideia dos passos de...
cartões marcadores casamento
Se este é o vosso dia, também é um dia importante para os vossos convidados, pois certamente também vos são estimados. Como tal...
mesa decorada com vasos de flores em tons rosa
Num casamento as flores são quase sempre itens indispensáveis a considerar no orçamento. Para conseguir o...

nos fornecedores

A Step é o resultado de um projeto profissional de duas sócias,...
A BragaEventos, é uma empresa de âmbito nacional, especializada...
A Frontkom é uma empresa que oferece serviços diferenciados na...

na galeria

Ferramentas