O que não fazer num casamento

o que não fazer num casamento

Às vezes mais importante do que o que fazer é o que não fazer. Existem condutas de comportamento regradas pela etiqueta e fundamentadas pelas boas maneiras, que por vezes se pensa que não têm razão de ser, mas na verdade demonstram respeito pelos outros, e acima de tudo, fazem com que haja uma harmonia e um prazer na convivência.

Não deve; mas se aparecer numa festa com um traje desapropriado, não decida fazer disso um problema. Aja de uma forma simpática, cordial e bem-educada. Ninguém vai ligar ao facto de não estar apropriadamente vestido (a não ser que apareça, tal como no filme da Bridget Jones, em que ela aparece num casamento vestida de coelhinha), acredite que se vão recordar de si como a pessoa simpática, divertida e bem-educada e não a pessoa que “apareceu mal vestida”.

Relembre que um traje apropriado, com uma atitude de mau comportamento ou falta de educação não serve para criar uma boa imagem de si. Já que, o que fica na memória a longo prazo são as atitudes e não a aparência. Veja, por exemplo, certamente você só escolhe para seu amigo alguém que o trate com respeito e não alguém que seja mal-educado e até inconveniente, certo?

Ditam as regras da boa convivência que mais importante do que saber o que fazer é “saber o que não fazer”, por isso não seja mal-educado, presunçoso, arrogante ou exibicionista e saiba que ouvir demonstra boa educação. Tenha sempre em conta os sentimentos da outra pessoa quando expressa as suas opiniões, evitando puxar assuntos muito polémicos. Já imaginou o desagradável que seria estragar o casamento ou a festa de alguém por estar a discutir exaltado no meio de um salão com alguém que não partilha da mesma opinião consigo?

No caso da noiva é importante que este dia seja de facto o seu, não querendo dizer com isto que tenha direito a desrespeitar os seus convidados ou os seus fornecedores. Não chegue atrasada ao casamento (ok… uns dez ou quinze minutos, nada mais), a partir daí, apesar de se pensar que isso é uma prática típica de uma noiva, não está correcto! A recepção está marcada para as X horas, e caso se atrase, tudo se vai atrasar, passando os convidados, tal como os fornecedores, momentos de espera desconfortáveis.

Artigos relacionados

Depois do dia do casamento A não ser que seja familiar ou algum convidado de honra, não ligue para os noivos até cerca de um...
A cerimónia de casamento é dotada de algumas regras de etiqueta que servem para facilitar todo o decorrer da mesma...
Se estão de mãos na cabeça pois querem cortar nos convidados da lista de casamento e não sabem como, ficam aqui algumas dicas...
Se os noivos são oriundos de culturas diferentes, e têm famílias com dois idiomas diferentes então a solução será criarem um...

nos fornecedores

O Quarteto Covers é um grupo clássico constituído por músicos...
Vanessa Campos, com carteira profissional de oficial de...
A Quinta do Brijal é o sitio idílico para a celebração de um...

na galeria

Ferramentas