O bolo de casamento

bolo de casamento com flores

Quem não se lembra de um vistoso e saboroso bolo de casamento simbolizando um testemunho de felicidade? Como um dos protagonistas da recepção, convém dar-lhe o devido destaque, como por exemplo não colocar o bolo próximo de um vidro, pois as fotografias não resultam bem com o reflexo.

Nos dias correntes existem vários estilos de bolos de casamento, e é claro, tudo depende do estilo do casamento, formal ou informal. Mas como em tudo, o bolo deve de estar em coerência com o vosso estilo, com o casamento e com a formalidade da festa. Num casamento formal - depois dos hors d’oeuvres, e de uma refeição de três pratos - normalmente os convidados não estão na disposição de comer sobremesas seguidas do bolo de casamento. Neste caso, aproveitem e poupem algum dinheiro servindo o bolo como única sobremesa.

Um bolo de casamento pode ter a forma e sabores que desejarem, tais como: cenoura, limão, chocolate; pode até ser um típico bolo de casamento francês: uma elegante cascata de profiteroles… Podem optar por decorar o bolo não apenas com flores, mas usar algo diferente, como frutos silvestres ou um misto de vários. Na altura de decidirem o género de bolo de casamento que desejam, devem decidir o seu tamanho; para isso devem contar cerca de 100 gramas de bolo por pessoa.

Embora o bolo de casamento não desfile nas passadeiras de moda, também segue tendências – hoje em dia existe a opção de conceber o bolo de casamento como um conjunto de miniaturas individuais (semelhantes a pequenos queques) colocadas numa torre elaborada, em número suficiente para todos os convidados. Esta opção é atractivamente agradável a nível visual.

Recheios que combinam com cada tipo de bolo

Bolo de Chocolate

  • Recheio de infusões de frutas: framboesa, cereja, laranja (Grand Marnier), banana, morango
  • Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), pistáchio, avelã, manteiga de amendoim ou praliné
  • Mousses e cremes de manteiga: mocha, café (Kahlua, expresso, cappuccino), chocolate, chocolate branco, baunilha, menta
  • Opções diferentes: creme de coco, mascarpone, creme de chocolate

Não usar!: creme de limão ou mousses como mousse de maracujá, pêssego ou lima

Bolo de baunilha, ou bolo amarelo

  • Recheio de infusões de frutas: framboesa, cereja, laranja (Grand Marnier), morango, creme de limão, maracujá, pêssego, lima, manga, ananás
  • Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), pistáchio, avelã, praliné
  • Mousses e cremes de manteiga: amaretto, mocha, cappuccino, chocolate, chocolate branco, baunilha
  • Opções diferentes: creme de coco, creme de natas com chocolate

Não usar!: menta, mascarpone, creme de queijo

Bolo de cenoura ou bolo de limão

  • Recheio de infusões de frutas: creme de limão, framboesa
  • Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), avelã
  • Mousses e cremes de manteiga: limão, chocolate branco, baunilha
  • Opções diferentes: creme de queijo, mascarpone

Não usar (!): recheio à base de chocolate, menta, coco, lima, frutos tropicais

Bolos de casamento de todo o mundo: ideias e tradições para o casamento

China. O bolo de casamento tradicional chinês é colossal, uma criação de muitas camadas, conhecidas por Lapis Surabaya. As camadas representam a escalada de sucesso dos noivos. A noiva e o noivo cortam o bolo de baixo para cima, oferecendo as primeiras fatias aos avós e aos pais, sendo todas servidas pelos recém-casados.

Dinamarca. O bolo cornucópia, é um bolo em forma de anel, feito de amêndoas, creme de pasteleiro e maçapão. O exterior é decorado com um trabalhado de açúcar, e o centro é preenchido com fruta fresca, doces, e bolo de amêndoa. Para evitar a má sorte, os recém-casados cortam o bolo juntos; todos os convidados têm direito a uma fatia.

Inglaterra. O bolo de casamento tradicional, é o tradicional bolo inglês, feito de passas, amêndoas, cerejas, e é coberto com doces especiais feitos de maçapão. E em vez de guardarem só uma fatia para o próximo aniversário de casados, os britânicos guardam o topo do bolo, chamado o "christening cake”, até ao nascimento do primeiro filho.

França. O bolo de casamento tradicional, e o famoso croquembouche, uma pirâmide de profiteroles recheados com creme, revestida a caramelo. Outra oferta popular são os múltiplos bolos esponja redondos, colocando o maior na base até ao mais pequeno no topo. Neste caso podem existir até 10 camadas!

Itália. Na Itália existem vários bolos de casamento, dependendo da região, em alguns locais nem sequer existe bolo de casamento. Nas regiões onde se serve bolo de casamento, existem costumes variados, como servir mille-foglia, um bolo italiano feito de camadas de massa folhada, creme de pasteleiro, chocolate, creme de baunilha, e coberto com morangos.

Artigos relacionados

diveresas sobremesas com mousse de chocolate e morangos
Os pormenores são a diferença, e pensar neles como algo que fará brilhar qualquer festa, especialmente a do casamento, é uma...
mosaico topo do bolo dos noivos
Quem está a planear um casamento sabe que, a par com as grandes decisões, também são os pequenos detalhes que conferem...
sobremesas de casamento
O bolo de casamento é a principal nota doce do casamento. No entanto, podem marcar pontos pela originalidade com as restantes...
Bolos de casamento
O bolo de casamento é cada vez mais um dos protagonistas do dia do casamento. É esperado que um bolo de casamento seja uma obra...

nos fornecedores

Há momentos que são Especiais e Únicos. Nós vamos tornar o seu *...
Mais do que votos eternos de uma noite inesquecível, celebre um...
AMAR CORDAS - MÚSICA PARA CERIMÓNIA DO CASAMENTO Bom preço + Boa...

na galeria

Ferramentas