Menino das alianças

menino das alienças com almofada em cerimónia de casamento

O menino das alianças pode ter dois papéis: menino das alianças e pajens. Os pajens ajudam a noiva com a cauda do seu vestido, enquanto os meninos das alianças transportam as alianças do casamento até ao altar.

Quais os deveres do menino das alianças?

O menino das alianças é uma criança com idade compreendida entre os 4 e os 8 anos, que entra no corredor do local da cerimónia antes da menina das flores. Usualmente leva uma pequena almofada ou uma salva de prata com duas alianças atadas (ou idealmente alianças a fingir, pois de outra forma poderá perdê-las). 

É importante que mencionem os deveres ao menino das alianças antes do dia, e no dia do casamento, para que ele compreenda qual o seu papel e a responsabilidade do mesmo. Também é de extrema importância que ensaiem com ele a entrada na igreja antes do dia do casamento.

Quem convidar para menino das alianças?

Se tiverem um sobrinho pequeno, ou priminho, talvez este seja o ideal para o papel de menino das alianças. Pensem em quem tenha uma idade dentro da indicada para um menino das alianças no seio da vossa família e, se não existir ninguém, talvez um filho de um amigo chegado seja a solução. De qualquer forma um menino das alianças não é exigência num casamento, se não tiverem ninguém para ocupar esse papel, o padrinho é sempre o responsável pelas alianças, mesmo que exista um menino das alianças para as levar... O menino das alianças não tem obrigatoriamente de ser um menino, pode perfeitamente ser uma menina, podendo ir vestida da mesma forma que a menina das flores.

O que vestir ao menino das alianças?

O menino das alianças, ou os pajens, requerem roupa formal, podendo ir vestidos com pequenos smokings, mas tudo depende da formalidade do casamento e do à-vontade da criança com as roupas. Esqueçam os ténis e os jeans, se o casamento for menos formal talvez uns calções e uma camisa sejam o ideal. Fatos de veludo para o Inverno, e de linho para o Verão são os ideais. As cores bordeaux, bege, azul-marinho ou verde-escuro são muito populares. Nunca se esqueçam de experimentar as roupas nos pequenos antes do dia!

É também super importante que as crianças se sintam confortáveis dentro das roupas que escolherem para elas, no entanto, saibam que podem sempre aliar o conforto ao estilo do casamento.

O que leva o menino das alianças?

É importante que as crianças tenham as mãos ocupadas, por isso é importante que o menino das alianças leve sempre uma almofada ou algo com as alianças para sentir que está a cumprir uma tarefa. Transportar algo do ponto A ao ponto B dará à criança um sentido de maior responsabilidade do que se ela apenas for a passear de mãos vazias.

O que oferecer?

Como recompensa ofereçam sempre um pequeno brinquedo que sirva, de preferência, para entreter o menino durante a cerimónia. De qualquer forma é sempre boa ideia sentar a criança com os seus pais para assegurar que ele se porte bem.

Quem paga as roupas do menino das alianças?

Os noivos devem pagar o fato do menino das alianças, os pais poderão pagar o calçado. Se pretenderem pagar tudo, não há nada contra isso.

Não se esqueçam de agradecer às crianças o seu desempenho, bem como aos pais das mesmas. Saber agradecer é sempre muito importante!

Artigos relacionados

Num momento tão especial como o casamento, é natural que deseje incluir e fazer com que a sua mãe se sinta um elemento especial...
menina das flores no casamento
As crianças são um encanto num casamento, contribuem com a sua pureza, cor, alegria e bênção de uma forma fresca e divertida....
placard de casamento
Se estão de mãos na cabeça pois querem cortar nos convidados da lista de casamento e não sabem como, ficam aqui algumas dicas...
noiva a abraçar a mãe
Tradicionalmente são os pais da noiva que fazem o convite de casamento, mas vocês também o podem fazer, ou...

nos fornecedores

Chamo-me Pedro Filipe. Para mim, a fotografia, mais que um hobby...
O dia do nosso casamento é único e merece ser celebrado ao som...
Vasta experiência na realização de eventos festivos. Experiência...

na galeria

Ferramentas