Lua-de-mel de sonho na Costa Rica

 Costa Rica

Um país lindo e multifacetado, a Costa Rica recebe de braços abertos todos aqueles que têm o privilégio de a visitar e perder-se entre as suas paisagens exclusivas, praias tranquilas, parques naturais, florestas selvagens e estilo de vida ecológico.

Onde fica?

Localizada na América Central, a Costa Rica faz fronteira com a Nicarágua a norte, o Mar do Caribe a este, o Panamá a sul, e o Oceano Pacífico a oeste. Caracterizada por uma beleza natural única no mundo, a Costa Rica é conhecida pelas suas praias, montanhas, florestas e selvas tropicais, fauna e flora impressionantes. Na capital, San José, não falta nada e situada mesmo no coração do país, é o ponto de partida perfeito para conhecer o resto da Costa Rica. A simpatia dos seus mais de 4.3 milhões de habitantes, que falam maioritariamente espanhol, é outro ponto forte deste país hospitaleiro. "Pura Vida" é algo que vão ouvir constantemente na Costa Rica, pois é o epítome da forma de viver das suas gentes – de uma maneira pura, sempre com o bem-estar humano e do ambiente em vista. "Pura Vida" tanto é usada como uma saudação, como uma resposta à pergunta “como estás?”.

Melhor altura do ano para viajar?

A temperatura média anual na Costa Rica é de 26ºC, o que, à partida, torna este país num destino de lua-de-mel perfeito. Porém, importa notar que os meses mais secos registam-se entre Dezembro e Abril. As chuvas (por vezes apenas da parte da tarde, por vezes torrenciais e durante vários dias) são mais frequentes entre os meses de Maio e Novembro. Durante o Verão, ocorre por norma uma época igualmente seca – o “veranillo” – que tanto pode acontecer em Julho e Agosto como em Agosto e Setembro. Para além disso, tenham em conta que a costa caribenha é sempre mais húmida do que a costa pacífica. Preparem-se para uma viagem que pode durar aproximadamente 10 horas entre Portugal e a Costa Rica.

Que tipo de lua-de-mel escolher?

Se têm na Costa Rica um possível destino para lua-de-mel, saibam que podem organizar a vossa estadia consoante o tipo de lua-de-mel que pretendem gozar. Um dos países mais felizes e ecológicos do mundo, podem ter uma lua-de-mel 100% verde, optando por alojar-se num resort amigo do ambiente e desfrutar exclusivamente das atividades que a Mãe Natureza tem para oferecer… e na Costa Rica isso é muito! Imperdível é a observação noturna das tartarugas a invadirem as praias para pôr os seus ovos. Se pretendem passar a lua-de-mel à beira-mar, então apenas têm de escolher entre a costa do Caribe (mais quente e com inspirações africanas) e a costa do Pacífico (igualmente bela, tem tudo desde praias cheias de animação, a praias desertas) e do tipo de alojamento preferido (resorts de luxo mesmo em cima da praia, hóteis-boutique…)… depois é só estender a toalha e desfrutar. Se a aventura vos corre no sangue, então uma lua-de-mel radical, com caminhadas ou rapel nas florestas selvagens, canoagem nos Canais Tortuguero ou uma visita ao Vulcão Arenal é um bocadinho daquilo que a Costa Rica vos pode oferecer.

O que provar?

Se são bons garfos, preparam-se para se deliciarem com uma cozinha simples, mas com sabores tradicionais. A comida tipicamente caseira da Costa Rica reúne os melhores e mais saborosos ingredientes para confecionar pratos como “gallo pinto” (pequeno-almoço típico composto por arroz e feijão frito em conjunto); “sopa negra” (confecionada com feijão preto e ovo escalfado); “casado” (arroz, feijão, carne estufada, salada de repolho e “plantains” fritos – banana frita); “olla de carne” (sopa de bife, milho, yucca, nampi, chuchu e plantain). No final de cada refeição ou então a qualquer hora do dia, não se esqueçam de se deliciarem com uma chávena do famoso café da Costa Rica.

O que comprar?

A moeda oficial da Costa Rica são os Colones e com eles podem adquirir uma enorme e colorida variedade de lembranças da vossa lua-de-mel: pulseiras de mil e uma cores e bijutaria em ouro, prata e com pedras preciosas; artigos em pele e cerâmica; artesanato indígena (bordados, esculturas em pedra e madeira). E não se esqueçam de levar um pouco do delicioso café da Costa Rica para recordar o maravilhoso sabor da vossa lua-de-mel uma vez em casa!

Artigos relacionados

República Dominicana
A República Dominicana é um dos destinos favoritos para viagens de lua-de-mel nas Caraíbas, principalmente para quem prefere um...
Se desejam momentos românticos debaixo do sol em ilhas desertas, com um oceano de águas turquesa, onde mergulhar é um deleite, e...
Japão, um país distante, e que pode ser simplesmente um local inesquecível para uma viagem a dois em lua-de-mel. A distância...
Hum… Lua-de-Mel, onde devemos ir? Apresentamos várias hipóteses de resposta a uma questão que certamente vos fará pensar e...

na galeria

Ferramentas