Livro de honra: o livro de mensagens aos noivos

Livro de honra aos noivos com imagem em quadro

As palavras leva-as o vento, e para que nem um tufão as roube, nada como ter um livro de honra no casamento para que os convidados escrevam as suas mensagens de felicidade aos noivos. Desta forma conseguirão preservar as memórias de todos os que estiveram presentes, de uma forma romântica e tradicional, mantendo essas memórias vivas num futuro distante. Mais tarde, folheando as páginas, olhando para as frases e assinaturas, recordarão os detalhes do dia do casamento.

Local ideal

Usualmente a recepção é o local predilecto para colocar o livro de honra dos convidados, pois, as pessoas estão mais descontraídas e com mais inspiração para escrever algumas palavras. No entanto, dêem ênfase à mesa do livro de honra: coloquem-na num local visível, com um arranjo floral divertido, chamando desta forma a atenção dos convidados. Complementem a mesa com molduras de fotografias relativas ao casamento dos vossos pais, avós e de gerações passadas que considerarem apropriadas. Esta também é uma forma de homenagearem os vossos familiares.

Incentivar os convidados

O livro de honra dos convidados não tem de estar apenas num local da recepção. Passar o livro pelos convidados é uma óptima forma de os incentivar a escrever algo. Peçam a um amigo que se encarregue dessa tarefa, levando o livro de mesa em mesa para que os convidados o assinem. Com o livro, passem diversas esferográficas para que os convidados sintam que não existe nenhum impedimento a escrever algo no livro de honra. Ajudem os vossos convidados a escrever, peçam ao mestre da cerimónia que anuncie que vai ser passado o livro de honra, onde poderão escrever um poema, uma frase, um desenho, um conselho para uma vida a dois... desta forma todos irão contribuir com algo para o vosso livro de memórias.

Personalizar o livro de honra

O livro de honra existe em muitos tamanhos, formatos e em muitos tipos de papel. Podem adquiri-lo em qualquer papelaria, loja da especialidade, ou optarem por mandar fazer um personalizado, de acordo com o tema ou gostos pessoais. Na capa do livro de honra podem incluir a vossa fotografia, o convite de casamento, o monograma. Podem também incluir o monograma em todas as páginas, forrá-lo com tecido, usar fitas de cetim,...

Captar o espírito do momento

Olhar para palavras escritas é comovente, mas se as palavras forem complementadas com imagens, será ainda melhor. Podem elaborar um livro de honra com imagens. Peçam a um amigo ou até ao fotógrafo de serviço para tirar fotografias com uma câmara polaróide a cada convidado, de seguida o convidado cola a imagem no livro e complementa-a escrevendo uma frase no livro ou até na própria fotografia. É uma forma excelente de recordar o espírito do casamento.

Dêem indicações

Podem tornar o livro de honra mais específico, como por exemplo: colocar uma nota ao lado do livro, pedindo aos convidados para deixarem um conselho para a vossa vida de casados.

Alternativa ao livro de honra

Uma óptima alternativa ao livro de honra dos convidados são os cartões individuais de mensagens. Em vez de um livro poderão providenciar pequenos cartões e envelopes, onde os convidados escrevem a sua mensagem, inserem-na dentro do envelope e colocam-no num recipiente. Estes cartões podem, mais tarde, ser incluídos num livro delineado à medida. Outra alternativa simples ou até complementar, será disponibilizarem apenas uma fotografia de ambos que apreciem, e pedirem aos convidados para a assinarem nas margens (10 a 15 centímetros) para que mais tarde a possam emoldurar com a bênção de todos.

Dêem o exemplo

Peçam aos vossos pais e amigos mais próximos para serem os primeiros a assinar o livro de honra, para que os restantes convidados não se sintam intimidados por serem os primeiros a fazê-lo. Especifiquem os contornos que gostariam que as palavras deles tivessem, para que os convidados se possam inspirar, pois, usualmente as pessoas tendem a copiar as entradas que foram escritas antes delas.

Com ainda mais significado

Podem iniciar o livro de honra algum tempo antes do dia do casamento; podem anexar imagens vossas, algumas inscrições, algum cartão mais especial que tenham recebido, entre outros detalhes que possam ter um significado especial. Podem inaugurar este livro como sendo o diário de toda a preparação do casamento e terminá-lo com as palavras dos convidados e com algumas fotografias do dia.

Artigos relacionados

casal de noivos na praia
Imaginem   um dos cenários mais românticos e relaxados que conseguirem para a celebração de um casamento... Existe uma...
números
Para que um casamento corra sem precalces, é necessário planeamento e método. Saibam quando devem comprar o vestido, distribuir...
Casamento com menos stress
Planear um casamento desde o início até ao grande dia é, de facto, difícil e pode acarretar momentos de cansaço e de stress....
Casamento no campo
Se sonharam com um casamento ao ar livre com um tom rústico e com ar natural, um casamento no campo pode bem ser a realização...

nos fornecedores

A BragaEventos, é uma empresa de âmbito nacional, especializada...
Organização de casamentos em locais e actividades...
A Step é o resultado de um projeto profissional de duas sócias,...

na galeria

  • véu de noiva catedral
  •  Sapatos Christian Louboutin

Ferramentas