Listas de presentes de casamento

serviço de loiça formal

Esta é uma excelente maneira de facilitar as ofertas aos convidados, bem como receberem o que realmente vos irá fazer falta na nova casa.

Momento certo

A altura mais correcta para pensarem na lista de casamento será entre os sete e os três meses antes do casamento, embora seja perfeitamente aceitável pensarem nisso mal estejam noivos.

Tipos de listas

As listas de casamento não são exclusivamente feitas à base de presentes que se desejam receber para a nova casa. Imaginem que necessitam de um carro novo, podem abrir uma lista de casamento numa marca de automóveis em que os convidados irão contribuir com um valor cada um para a compra do vosso novo meio de transporte, podem fazer isso numa empresa de jardinagem que faça um jardim na vossa nova vivenda, podem fazer uma lista numa garrafeira, etc. A lista de casamento também pode ser feita para a lua-de-mel; neste caso os convidados irão contribuir para a viagem de lua-de-mel, contribuindo cada um com uma quantia numa agência de viagens à escolha dos noivos. Para além destes exemplos, existem os mais diversos, que vos permitem adaptar as vossas necessidades e gostos ao que desejam receber como presentes de casamento.

Diversas listas

As listas relacionadas com um casamento não se limitam à lista principal, podem fazer listas de desejos relacionadas com as comemorações pré-casamento, como listas de presentes para a despedida de solteira. Na despedida de solteira as amigas da noiva devem oferecer-lhe uma pequena lembrança para a sua vida de casada ou mesmo para a noite de núpcias; algo um pouco mais simbólico do que material. A noiva poderá escolher numa loja de lingerie, alguns conjuntos especiais para a sua vida íntima e colocar nesse local a lista de desejos para a despedida de solteira.

Locais

A lista de casamento não tem de ser exclusivamente feita num só local; podem faze-la em diversas lojas - ou porque é mais conveniente ou porque desejam diferentes presentes que são vendidos em lojas diferentes. Neste caso devem fazer uma lista com as listas de casamento. Imaginem que fazem uma lista de casamento na loja da localidade onde vão casar, e há muitos convidados oriundos de outro local - que até é bastante distante do local onde vão casar -, poderão ter duas listas feitas em dois locais distintos.

Quantidade

Saibam que um só registo é provavelmente pouco e que mais de cinco são demais. Dois ou três locais com listas de casamento permitem uma maior possibilidade de escolha, sendo um número bastante razoável de gerir. Tenham sempre o cuidado de verificar se não repetem itens nas lojas.

Prever o futuro

Ainda que sejam um casal que não gostam muito de cozinhar e não prevejam que os utilitários de cozinha vos poderão ajudar numa nova vida a dois, tenham em consideração que a vida e os gostos também mudam. O mesmo se passa ao fazerem listas de casamento com itens que nunca irão usar, como comprar um serviço de porcelana exclusivo próprio para jantares mais formais, e a vossa maior fonte de diversão é fazer festas ao ar livre com a família.

Questões

Na loja que pretendem fazer a vossa lista de casamento devem perguntar se a loja:

  • Tem diversas filiais pelo pais, e se sim onde?
  • Se entrega os presentes e quando é que o faz?
  • Se cobra taxas de entrega?
  • Se os convidados podem fazer compras por internet, telefone ou faxe?
  • Se tem uma linha telefónica grátis?
  • Se o registo irá estar disponível on-line?

Vosso estilo

Façam uma lista do que já possuem e do que ainda faz falta. Tenham em conta o tipo de vidas que irão ter: se vão dar festas com estilo mais formal ou se necessitam mais de loiças para o dia-a-dia. Vejam o padrão de cores e a combinação com a vossa nova casa. Não coloquem um fondue na lista de casamento, se não planeiam ter jantares de amigos à volta de um fondue com conversas pela noite dentro. Vejam o nível de formalidade da vossa vida, os vossos amigos ou familiares são pessoas mais formais, que apreciam um bom jantar sentado com um serviço de porcelana ou são do género mais descontraído que apreciam um buffet num serviço mais moderno e informal?

Benefícios

Antes de escolherem o local onde irão fazer a vossa lista de casamento, pesquisem e vejam o local vos oferece melhores condições, descontos e ofertas. Vejam por exemplo se a loja dará desconto nas peças que ficarem por comprar na lista de casamento, e se sim que desconto vos oferece?

A dois

Dêem estes passos juntos, apreciem os momentos em que irão escolher a base de uma vida a dois, com os pormenores que irão dar cor à vossa vida. Falem sobre o tipo de casal que gostariam de ser, que estilo de casa gostariam de ter; talvez o noivo escolha os electrodomésticos e a noiva os lençóis… Evitem que os vossos familiares opinem sobre o assunto; a vida que uns têm não é necessariamente a ideal para outros.

Tipo de convidados

Certifiquem-se que os presentes nas listas de casamento estão de acordo com as possibilidades financeiras dos vossos convidados. Façam uma lista com um leque de variedade que possa gradar a todos, pensem nos padrinhos, nos amigos que ainda podem estar a estudar, nas pessoas que podem estar desempregadas e nos familiares mais próximos. Embora possa ser um pouco frio pensar desta maneira, é importante que se pense nesses pormenores.

Número de itens

Devem sempre colocar mais itens na lista de casamento do que o número de convidados, para providenciar uma maior variedade. Ter mais opções só faz com que estejam a dar uma ajuda aos vossos convidados, proporcionando-lhes uma maior escolha.

Dia de folga

Quando forem decidir os itens que gostariam de ter na lista de casamento, aproveitem o dia com calma e levem tudo pensado. Devem ir uma primeira vez aos locais que pretendem para dar uma vista de olhos, para trazer catálogos. Reflictam sobre as opções, e depois de terem as ideias delineadas, tirem um dia para poderem decidir tudo. É importante que façam tudo com calma para que um dia não se arrependam por terem escolhido presentes errados e desadequados; não tentem fazer uma lista de casamento em duas horas.

Estratégia

Se o que necessitam e desejam mesmo é de um serviço completo, comecem a lista com esse serviço, à medida que os elementos forem diminuendo vão acrescentando outros, para que se certifiquem que esse serviço é realmente oferecido. Assim desta maneira não vão ficar com tudo que queriam menos em vez do serviço, porque os convidados não adivinham o que vocês desejam. De outra forma podem deixar na lista da loja as prioridades do que mais vos faz falta.

Listas de casamento de caridade

Especialmente indicadas para segundos casamentos, este tipo de listas é ideal para quem já tem tudo, ou para quem pretende ajudar outros de acordo com uma consciência de solidariedade. Este tipo de listas pode ser feito na totalidade dos presentes ou somente numa parte da lista de casamento. Para fazerem uma lista destas devem dirigir-se a uma instituição de solidariedade e abrirem uma conta bancária onde os convidados irão depositar o valor dedicado ao presente de casamento. Podem escolher uma ou mais instituições, que podem ser de maior ou de menor dimensão como a Unicef, casa do Gil, Abraço, União Zoófila, etc.

Momento do registo

Se estão a mais de um ano do casamento e decidiram fazer a lista de casamento, evitem escolher artigos que podem mudar com a nova colecção porque os convidados podem comprar esses artigos e mais tarde verificar que esses mesmos artigos se encontram em saldo, podendo ter pago um valor inferior por eles; ou simplesmente porque já não se encontram disponíveis na loja porque já foram descontinuados.

Verificar e confirmar

Mal tenham a lista de casamento impressa - de preferência com a imagem dos produtos associada a cada nome -, certifiquem-se que não existem erros, e que está tudo correcto. Apontem o nome da pessoa que os ajudou a seleccionar a lista de casamento para falarem com ela caso tenham alterações posteriores a fazer.

Devoluções

Averigúem a política de devolução das lojas. Verifiquem se aceitam os presentes que vocês menos gostarem, e quanto tempo tem para fazer a devolução. Saibam se vão gerir os presentes associados a cada convidado e como o pretendem fazer.

Como fazer e saber

Infelizmente não é correcto colocar a informação da vossa lista de casamento nos convites de casamento. Esta informação só deve ser dada a quem a solicitar. Nunca incluam a lista de casamento nos convites. Tudo se sabe, e o ideal é passar a palavra através dos pais e dos padrinhos. No entanto podem colocar esta informação no vosso site pessoal de internet e colocar o link do site nos convites de casamento.

Acompanhem

Se a loja não dispõem da gestão da lista de casamento on-line, desloquem-se até lá, ou telefonem para verificarem se necessitam de adicionar artigos, ou retirar alguns. Muitos artigos são comprados nas duas semanas anteriores ao casamento, logo mantenham-se mais atentos nesta altura, verificando se necessitam acrescentar mais itens à lista. Informem-se se a loja envia e-mails à medida que os itens forem sendo a adquiridos com a informação de quem os adquiriu.

Convidados atrasados

Deixem a lista de casamento aberta pelo menos até um mês depois do casamento, para que os convidados que não tiveram oportunidade de vos comprar um presente, ou para quem não pode comparecer ao casamento por algum motivo.

Dinheiro

Se preferem receber dinheiro em vez de presentes, tenham sempre em atenção, quando enviarem o cartão de agradecimento depois do dia do casamento, de mencionar no que estão a pensar gastar esse dinheiro.

Sejam agradecidos

Das atitudes mais reprováveis que existem é não saber agradecer. Se gostam de receber a confirmação dos vossos convidados, eles também gostam de receber um “obrigado” formal, a agradecer a sua presença e o seu presente. Logo depois da lua-de-mel (até dois meses depois) enviem um cartão de agradecimento a todos os convidados com uma ou duas frases de agradecimento, expressando assim as vossas boas maneiras como casal que são.

Dicas para fazer uma lista de casamento:

  • Façam a lista de casamento a dois, se um de vocês se sentir melhor com a escolha de electrodomésticos, e o outro da decoração, dividam as tarefas.
  • Antes de andarem de loja em loja a verificar todas as possibilidades, façam uma pesquisa das lojas que disponibilizam este serviço on-line, e quais os itens que elas oferecem.
  • É melhor colocar artigos a mais do que a menos; se receberem artigos de que gostem menos podem sempre devolve-los e trocá-los por outros de que gostem mais.
  • Certifiquem-se que o vosso registo tem uma variedade de artigos de diversos preços fazendo listas de artigos com preços inferiores a 50€, inferiores a 75€, inferiores a 100€, inferiores a 200€, etc.
  • Coloquem a vossa lista de casamento na vossa página de internet; coloquem o link do site nos vossos convites.

Listas de casamento on-line

Hoje em dia nem sempre existe tempo ou disponibilidade para gerir uma lista de casamento: ir até às lojas, seleccionar os produtos, etc... Os convidados também nem sempre conseguem dirigir-se a todas as lojas onde os noivos desejam fazer as listas de casamento: ou porque são distantes do local onde vivem, ou porque o tempo disponível nem sempre abunda. Nestes casos existe sempre uma solução: as listas de casamento on-line. Estas listas permitem sem grandes esforços elaborar uma lista de casamento on-line onde os noivos podem gerir os seus presentes. Adicionalmente também permitem aos  convidados a comodidade de oferecer o presente de casamento sem sair de casa. Se o vosso tempo e disponibilidade são escassos talvez esta seja uma boa solução.

Artigos relacionados

Recepção de casamento
Na recepção de casamento É apropriado falar com a noiva e com o noivo, mas não deve monopolizar o tempo deles. A não ser que...
Se recebeu o romântico anel de noivado, então talvez retribuir ao noivo, possa ser um gesto ainda mais romântico. O anel de...
mesa decorada com vasos de flores em tons rosa
Num casamento as flores são quase sempre itens indispensáveis a considerar no orçamento. Para conseguir o...
carro antigo para levar os noivos
O transporte serve para levar a noiva até à cerimónia e seguidamente levar os recém-casados at...

nos fornecedores

A Frontkom é uma empresa que oferece serviços diferenciados na...
A Step é o resultado de um projeto profissional de duas sócias,...
Organização de eventos. Ideias de Veludo tira dúvidas, organiza...

na galeria

Ferramentas