Itinerário do casamento para o noivo

Noivos

O grande dia do casamento chegou, e todo o trabalho a que se propôs com a sua noiva, chegou. Para o ajudar elaborámos uma ideia geral que o auxiliará a gerir o seu dia do casamento, começando no dia anterior. Prepare tudo para minimizar erros e ansiedades neste dia.

Dia anterior

Apesar de normalmente este ser um dia de ansiedade, deve ser em grande parte, um dia de descanso. Neste dia, se tem convidados que chegam para o casamento, certamente terá de os receber; poderá também ter de correr atrás de alguns detalhes de última hora e nem sempre é fácil receber pessoas, gerir problemas de última hora e relaxar ao mesmo tempo – mas, apesar de tudo, tente pelo menos tirar um tempo para descansar e relaxar.

Ansiedades de última hora

Quando parar, é normal questionar tudo, afinal com a última correria nem teve tempo de pensar no assunto. Questionar é normal e todos passam por isso. Não dê muita importância ao facto, e veja isto como um sinal da seriedade sobre a sua decisão. A sua noiva também terá estas dúvidas, acredite. Em vez de estar a pensar nisso, leia um livro, dê um passeio, ou esteja com a sua família.

Discurso do casamento (30 minutos)

Em alguma altura, durante o dia anterior, se ainda não pensou no que vai dizer aos seus convidados, está na hora de o fazer. Ensaie algumas palavras de agradecimento aos seus pais, amigos, família e, claro, de apreço à sua noiva. Isto para que durante a recepção do casamento as palavras não lhe faltem – porque tudo que é planeado sai sempre melhor.

Durma (6 a 8 horas)

No mínimo 6 horas, e umas 9 de preferência. Esta noite, é importante que aproveite para descansar e, claro, até o noivo precisa do seu sono de beleza!

O dia do casamento

Logo de manhã (2 horas)

Será certo que, devido à ansiedade, o descanso merecido tenha sido um pouco mais turbulento. Comece o dia com um pequeno-almoço saudável, evitando alimentos menos aconselhados. Se preferir tomar o pequeno-almoço com os seus pais, faça-o porque será certamente um momento muito agradável. Tome o pequeno-almoço antes de vestir o seu fato de noivo, porque já imaginou que se o sujar... pode não haver tempo de o limpar.

Mais tarde, se desejar, cerca de 1:30 horas antes da cerimónia, combine com o padrinho do casamento, e outros amigos mais chegados, juntarem-se para relaxar um pouco na companhia deles.

Prepare-se (1 hora)

Depois do pequeno-almoço está na hora de tomar o seu banho, fazer a sua barba, pentear o cabelo e vestir o seu fato de noivo, que pode ser um fraque, smoking, traje de passeio ou até de praia. Se vai usar um boutonniere ele ser-lhe-á entregue na manhã do seu casamento; se tiver boutonieres para os convidados de honra, marque uma hora para se encontrarem todos antes da cerimónia e distribuir os boutonnieres por todos, isto porque certamente não estará com paciência para andar à procura de todos antes da cerimónia. Por fim, terá certamente o fotógrafo do seu casamento a tirar-lhe fotografias com os seus amigos, pais e familiares antes do casamento.

45 minutos antes da cerimónia

E o transporte para a cerimónia? Vai ser conduzido, vai conduzir, vai de táxi, de limusina, carruagem puxada por cavalos? O transporte deve chegar ao local da cerimónia cerca de 30 minutos antes desta começar. Desta forma estará lá a tempo, poderá cumprimentar os convidados e esperar ansiosamente pela sua querida noiva.

30 minutos antes da cerimónia

Se está atrasado, saiba que não é o primeiro noivo, nem será o último. Porém, deve fazer para que isso não aconteça. Com uma boa gestão do tempo e bom planeamento conseguirá estar a tempo na cerimónia.

Alguns momentos antes da cerimónia

Nesta altura os nervos podem tomar conta de si, mas evite stressar muito, converse com o padrinho, com o seu pai e outros convidados para desanuviar o momento. Inspire profundamente e expire calmamente. Embora as atenções estejam todas em si neste momento, afinal você é o noivo, relaxe, isso é completamente normal. Não se decida esconder, e claro está nervoso, mas isso é normal!

A cerimónia (30 a 45 minutos)

A cerimónia passará a voar, quando der por ela estará casado, a sair do local da cerimónia e ainda nem sequer parou para perceber isso. Por isso, aprecie este momento, esqueça tudo e aproveite este momento com a sua noiva. Embora possa estar nervoso e por vezes seja mais difícil estar concentrado na cerimónia, não diga apenas os votos, sinta-os, porque afinal é isso que é importante. E também não se esqueça de olhar nos olhos da sua noiva quando o fizer, afinal é a ela que está a fazer as promessas.

Depois da cerimónia (20 a 40 minutos)

Entre a cerimónia e o início da recepção do casamento, provavelmente estará na hora de estar presente numa sessão fotográfica de recém-casados, por vezes com os amigos e família, por vezes a sós com a sua amada. Esta parte é a parte fácil, sorrir, ser romântico e seguir as instruções do fotógrafo. 

Cocktail da recepção (45 minutos a 1 hora)

Os recém-casados surgem no local da recepção e convivem com os convidados, tiram algumas fotografias, comem e bebem alguma coisa, e juntamente com os pais de ambos (porque todos fazem o papel de anfitriões), cumprimentam um e outro convidado, especialmente os que já não veem há bastante tempo.

A recepção (3 horas)

Basicamente significa comida, bebida, brindes e alguns discursos. Se pretende fazer um discurso, marque previamente com o técnico de som ou com o mestre-de-cerimónias que pode ser o DJ, a altura em que o pretende fazer, bem como os restantes discursos que outras pessoas pretendem fazer. No final, está na hora de provarem o delicioso bolo dos noivos e depois prepare-se para bailar.

Pós-recepção (2 a 3 horas)

Esta altura é o início da grande diversão, mas também o início do fim do casamento. Divirta-se ao máximo, dance com a sua noiva a primeira dança, dance com a sua mãe e irmã e seja você mesmo, divertindo-se com todos. A certa altura está na hora de saírem e de deixarem os convidados na festa.

Noite de núpcias

Provavelmente será uma noite menos entusiasta – o dia foi grande e o cansaço é grande. Se estão muito cansados não se preocupem com isso, é normal, durmam e de manhã compensem.

Presentes de casamento 

Na manhã seguinte ao dia do casamento é comum abrirem os presentes, descobrir o que receberam – sempre com uma atitude de gratidão e humildade. Nem que a tia Júlia tenha oferecido uma colcha feia, ela ofereceu porque achou que iam gostar. Estão casados, apreciem.

A doce lua-de-mel

Boa viagem, estas serão umas férias bem diferentes de todas que já tiveram e virão a ter.

Artigos relacionados

Para que um casamento corra sem precalces, é necessário planeamento e método. Saibam quando devem comprar o vestido, distribuir...
Se este é o vosso dia, também é um dia importante para os vossos convidados, pois certamente também vos são estimados. Como tal...
Noivo e padrinhos
Segundo as nossas estatísticas, 34% dos noivos participam muito no planeamento do casamento, e apenas 7% não participam nada....

nos fornecedores

ALLBAND - música ao vivo, possibilidade de karaoke e música...
Bem-vindos à Algarve Wedding Entertainment. Temos serviços...
Aluguer de coche para casamentos e outro tipo de eventos.

na galeria

Ferramentas