Etiqueta para a recepção do casamento

decoração

Uma recepção de casamento segue uma típica sequência e um formato que inclui várias etapas. Fica aqui uma ideia dos passos de uma recepção de um casamento, bem como uma breve descrição de cada passo.

  1. Os convidados chegam ao local da recepção
  2. Entrada no local dos convidados de honra
  3. Anuncia-se a noiva e o noivo
  4. Discurso dos pais da noiva
  5. Inicia-se a refeição
  6. Discursam os padrinhos, pais do noivo, noivo, noiva
  7. Corta-se o bolo de casamento
  8. Brinda-se ao novo casal
  9. Abre-se o baile com a primeira dança dos noivos
  10. Dançam o pai da noiva e noiva
  11. Dança o noivo com a sua mãe
  12. Atira-se o bouquet de noiva
  13. Dança-se até que os pés não aguentem mais

1. Os convidados chegam ao local da recepção

Alguns convidados chegam ao local da recepção um pouco mais cedo que outros, por isso tenham alguém para os receber no local. Preparem também alguns cocktails e aperitivos para que os convidados se sintam bem recebidos. Para evitar problemas, façam um programa de casamento onde coloquem todos os eventos com os respectivos horários, distribuindo-os aos vossos convidados logo antes do início da cerimónia do casamento, ou mesmo antes do dia do casamento. Tendo em vista os convidados que poderão chegar mais cedo, falem com o responsável pelo local da recepção para que ele se certifique que as mesas, os cartões de escolta, os cocktails e todas as decorações estão prontas algum tempo antes da chegada dos primeiros convidados.

2. Entrada dos convidados de honra

Depois de todos os convidados terem entrado no local da recepção, entram os pais da noiva, pais do noivo, padrinhos, menina das flores e menino das alianças, noiva e noivo. Todos estes devem ser anunciados pelo mestre de cerimónia um a um conforme vão entrando na recepção.

3. Anuncia-se a noiva e o noivo

Esta é o último dos anúncios. Todos já devem ter entrado antes dos noivos, sendo estes os últimos a serem anunciados. Podem optar por colocar uma música especial nesta altura para que a entrada no local seja mais especial ainda.

4. Discurso dos pais da noiva

Depois de estarem todos sentados à mesa é altura dos pais da noiva fazerem o seu discurso agradecendo a todos pela sua presença, dando as boas-vindas à noiva e à família dela à sua família, e fazendo um brinde aos noivos.

5. Inicia-se a refeição

Está na altura de iniciar a refeição, onde os noivos devem aproveitar para descansarem. Os noivos devem sempre ser os primeiros a ser servidos e a iniciarem a refeição.

6. Discursam os pais do noivo, noivo, noiva

Durante a refeição, entre pratos e até ao momento anterior ao cortar do bolo de casamento, devem discursar: pais do noivo, os padrinhos, noivo e logo antes de cortar o bolo, a noiva.

7. Corta-se o bolo de casamento

Ao som de uma música especialmente escolhida para o momento, a mão direita do noivo sobrepõe-se sobre a mão direita da noiva cortando assim a primeira fatia de bolo juntos. De seguida a noiva leva uma pouco de bolo à boca do noivo, ficando a restante fatia para a noiva. O resto do bolo é levado pelo staff para ser cortado e servido aos restantes convidados acompanhado de café, ou champanhe. O corte do bolo não deve ser feito em frente aos convidados. O bolo de casamento também pode ser servido como lembrança de casamento, especialmente se for em miniaturas sendo colocado em pequenas caixas de cartão e dado aos convidados para estes levarem para casa.

8. Brinda-se ao novo casal

Este brinde é um brinde especial, pois os noivos brindam juntos, entrelaçando os braços e bebendo champanhe.

9. Abre-se o baile com a primeira dança dos noivos

Este momento é um dos mais especiais depois do casal ter dado o nó. A música deve ser especial dependendo isso das preferências de cada casal. Os convidados devem presenciar o momento levantando-se e fazendo um círculo à volta do casal que dança.

10. Dançam o pai da noiva e noiva

Logo depois da primeira dança, a noiva deve dançar com o seu pai, caso não tenha pai, pode substituir a pessoa que o representa, como um tio ou o irmão.

11. Dança o noivo com a sua mãe

A dança entre o noivo e a sua mãe pode acontecer ao mesmo tempo que a dança da noiva com o seu pai. Se não tem mãe pode ser uma irmã.

12. Atira-se o bouquet de noiva

Nesta altura a noiva atira para trás das suas costas o seu bouquet, ou um substituto a todas as outras convidadas solteiras. Diz-se que a pessoa que apanhar o ramo será a próxima pessoa a casar.

13. Dança-se até que os pés não aguentem mais

Nesta altura a diversão está no seu auge, aproveitando todos para darem um pezinho de dança. Um bom DJ ou uma boa banda tem obrigação de tirar os convidados das suas cadeiras para se dirigirem à pista de dança!

Artigos relacionados

Durante a cerimónia de casamento Antes de mais: desligue o telemóvel, e nem pense deixá-lo a vibrar, pois apesar de não...
envelopes
Toda a gente sabe que se deve enviar um convite antes do casamento, para anunciar uma celebração da qual voc...
casamento vintage
Planear um casamento pode ser das coisas mais fabulosas da vida, desde a cerimónia à recepção – tudo tem de ser perfeito,...
Refeição de casamento
Um dos momentos onde mais podem envolver os convidados na festa do casamento é durante a refeição da recepção. Esta pode ser uma...

nos fornecedores

Carros, motas e bicicletas para casamentos - Transporte da noiva...
"Luminosidades - Captamos Emoções" O estilo descontraído e...
Desde 1922 que a Pronovias é uma referência no mundo dos...

na galeria

Ferramentas