Escolher as alianças de casamento

alianças de casamento

Escolher as alianças de casamento pode não parecer uma etapa do casamento que pareça um grande problema, mas ainda assim é importante o suficiente, pois será algo que usarão durante muito, muito tempo...A aliança de casamento pode ter pedras preciosas, ou metais que complementem o anel de noivado, mas a decisão final só é tomada mediante os gostos pessoais.

Clássico ou Moderno

Existem alianças com texturas, pedras, ou simplesmente lisas. Se preferem a aliança de ouro amarelo polido com um aspecto tradicional, podem optar por alianças de ouro de 14, 18 ou 24 quilates. Quanto maior o número de quilates do ouro, mais dourada será a aliança. Se tem preferências mais modernas, podem preferir uma aliança com uma superfície menos arredondada, ou até com as extremidades quadradas.

 

Quando começar a procurar?

São precisos pelo menos dois meses para pesquisar quer a forma, quer o preço. Este período de tempo será importante para seleccionarem duas ou três alianças de casamento que vos tenham encantado, revendo-as e experimentando-as diversas vezes. Se pretendem adquirir alianças feitas à medida, ou feitas especialmente para vocês, necessitarão ainda de mais tempo. Se pretenderem fazer uma gravação da data de casamento, esta pode demorar até um mês, por isso acrescentem mais este tempo. Se estão com muita pressa podem sempre comprar as alianças e questionar a possibilidade de as trazerem mais tarde para gravar.

Orçamento

O orçamento dispendido nas alianças ronda entre 2 ou 3% do orçamento total do casamento. O preço médio de uma aliança de casamento é cerca de 130 €. No caso de optarem por platina o preço já pode subir para cerca de 500 €. Se forem adicionados diamantes, o preço será ainda maior.

Estilo de vida

As alianças de casamento devem ser escolhidas pelo casal, pois caso contrário será quase como casar sem um dos noivos. A aliança de casamento deve de estar de acordo com o vosso estilo de vida. Para os que gostam de desporto, devem optar por alianças mais finas e mais redondas, em vez de alianças maiores e mais trabalhadas; para quem trabalha com as mãos devem evitar as pedras, e optar por alianças lisas e mais espessas.

Qualidade

As alianças de casamento deverão ter duas marcas na parte interior, a primeira indica a marca do fabricante, e a segunda indica a qualidade do material. Se a aliança tiver mais do que um material, por exemplo se for de ouro e de platina, esta aliança deverá de ter três marcas, duas marcas de qualidade do material e uma do fabricante.

Estilo

Pensam usar as alianças de casamento até … muito tempo; e por ser muito tempo que irão passar com estas alianças, elas deverão de estar de acordo com o passar dos anos. Tentem não escolher alianças que passem rapidamente de moda, ou que se fartem com facilidade. Comprar alianças de casamento não é o mesmo que comprar uns jeans que se podem arrumar quando estamos fartos deles. Podem sempre optar por alianças de platina lisas, e irem incrustando um pequeno diamante por cada ano do vosso aniversário de casamento.

Alianças diferentes

As diferenças tendem a complementar-se. Se chegarem à conclusão que isso se reflecte na escolha das alianças, preferindo optar por uma aliança distinta para cada um, para homogeneizarem a escolha, podem optar por escolher a mesma inscrição, ou o mesmo metal base para as alianças, sendo os feitios e ornamentações distintos.

Altura ideal para comprar

Sim, também existe uma altura mais indicada para comprar as alianças de casamento. Se tiverem feito exercício físico, ou pela altura da manhã, os dedos tendem a estar mais inchados, durante o período também os dedos tendem a estar mais inchados. Até do Verão para o Inverno os dedos variam de largura… Optem por fazer a prova final numa altura em que estejam calmos, e que a temperatura do corpo esteja mais normal.

Personalização diferente

Se não conseguem resumir o que gostariam de colocar inscrito nas vossas alianças de casamento, ou gostariam de gravar a letra de uma música ou até um poema, considerem faze-lo! Podem faze-lo em redor da aliança. Esta inscrição pode não ser muito visível ao olho nu, mas vocês sabem que ela está lá, podem optar também por faze-lo numa pedra que esteja incrustada na aliança. Perguntem detalhes ao vosso joelheiro.

O que devem saber

Devem consultar sempre um joalheiro em que confiem, ou recomendado por amigos; perguntem sempre pelo certificado do diamante, com a medida da pedra, peso, corte e qualidade; considerem o corte do diamante a característica mais importante, pois é o que determina o seu brilho.

Tipo de mãos

A forma das mãos também desempenha um papel muito importante na escolha das alianças. Tal como uma moldura é fundamental para a fotografia também as mãos o são para as alianças.

  • A aliança mais achatada fica melhor num dedo mais fino.
  • Uma aliança muito fina pode parecer algo perdida numa mão grande. Optem por alianças de largura média com algum design mais apelativo.
  • Para dedos compridos, uma aliança com um design diagonal dá a ilusão de uma largura maior.
  • Numa mão com dedos mais grossos, pode-se usar uma aliança mais larga, desde que esta tenha os cantos arredondados, pois exercem menos pressão sobre os dedos.
  • Uma mão pequena fica melhor com uma aliança com diversas pedras, uma série de pequenas pedras colocadas em linha.
  • Considerem o peso das alianças na altura da escolha. Uma aliança adornada por diamantes implica um visual com mais impacto e deve de ser escolhido de acordo com a forma da mão e dos dedos em mente. Pedras maiores combinam com mãos maiores.

Artigos relacionados

casal de noivos na praia
Imaginem   um dos cenários mais românticos e relaxados que conseguirem para a celebração de um casamento... Existe uma...
diveresas sobremesas com mousse de chocolate e morangos
Os pormenores são a diferença, e pensar neles como algo que fará brilhar qualquer festa, especialmente a do casamento, é uma...
Calendário com a data de casamento
Se estão a pensar casar, então procuram o dia certo e especial para marcarem a data do casamento. Pois é, nem todos os dias são...
cerimónia religiosa com cálice flores e vela
1. Por exemplo, em vez de terem uma recepção formal com um almoço ou jantar sentados, optem por uma festa...

nos fornecedores

A BragaEventos, é uma empresa de âmbito nacional, especializada...
A Step é o resultado de um projeto profissional de duas sócias,...
Organização de casamentos em locais e actividades...

na galeria

Ferramentas