Deveres dos padrinhos e madrinhas

padrinhos casamento

Saibam quais os deveres dos padrinhos e madrinhas do casamento.

Como escolher o padrinho

Na altura de escolher o padrinho, será aconselhável escolherem alguém que conheça o casal. É importante que a noiva simpatize com ele e que seja alguém que se dê com ambas as famílias; normalmente um familiar ou um bom amigo. Nunca se devem ofender se alguém declinar a proposta de ser o padrinho de casamento.

Tarefas do padrinho

  • Organizar a despedida de solteiro do noivo.
  • Reunir os amigos e familiares do noivo, e organizar todos os aspectos de um evento que agrade ao noivo.
  • Na cerimónia deve ajudar o noivo no que ele necessitar, e deve ser responsável pelas alianças.
  • Deve ajudar o noivo a chegar à cerimónia a horas.
  • No caso de não terem um “mestre de cerimónia”, este papel pode ficar para o padrinho, ajudando os convidados a tomar os seus lugares, entregando os missais.
  • O padrinho coloca-se ao lado direito do noivo, entregando-lhe as alianças na altura certa.
  • Na recepção do casamento, o padrinho deve fazer um pequeno discurso, com um pouco de humor, mas jamais deve dizer algo de mau gosto.
  • Deve fazer um brinde aos noivos, e nunca se esquecer de mencionar o quanto bela a noiva está.
  • É também de sua responsabilidade decorar o carro de saída dos noivos e o quarto da noite de núpcias; isto se os noivos não viajarem nessa noite.

Agradecimentos ao padrinho

Como imaginam as tarefas do padrinho, não são poucas, e como tal nunca devem de deixar de agradecer especialmente ao padrinho, pois ele deu um contributo muito especial para que o casamento corresse da melhor maneira.

Como escolher a madrinha

Tal como o padrinho devem sempre escolher amigas muito próximas, irmãs ou familiares para este papel. Devem escolher alguém, que para além de ter uma relação afectiva convosco, seja calma, responsável, e que ajude a noiva a passar os maiores momentos de stress; acima de tudo não deve ser alguém que tem tendência a dar o seu parecer em tudo. Se acham que alguém vai ficar ofendida por não ter sido escolhida para madrinha, ofereçam-lhe outro papel no vosso casamento, pode por exemplo fazer a leitura durante a cerimónia.

Tarefas da madrinha

  • Deve acompanhar a noiva na escolha do vestido.
  • Ajudar a planear o casamento.
  • É também de sua responsabilidade organizar a noite de despedida de solteira da noiva, de preferência algo que a noiva aprecie e não uma festa ou um fim-de-semana que a madrinha gostasse de fazer.
  • No dia do casamento, deve ajudar a noiva a preparar-se, acompanha-la nos momentos anteriores ao casamento, acalmando-a e dando-lhe apoio.
  • Deve também ajudar a noiva a fazer as malas para a lua-de-mel, e assegurar-se que a mala da noiva para a noite de núpcias é entregue no quarto de hotel onde os noivos vão passar a noite, se não partirem directamente para a lua-de-mel.
  • Durante a cerimónia deve assegurar-se que a noiva está sempre no seu melhor, desde ajudar a ajustar o vestido, ou ajudar a compor a maquilhagem ou o penteado.
  • A madrinha deve também ser a responsável pelo ramo da noiva durante a cerimónia.
  • Durante a recepção deve dançar com o padrinho, e ajudá-lo na decoração do carro de saída dos noivos e na decoração do quarto da noite de núpcias, bem como ajudar a noiva em todas as situações mais complicadas.
  • A madrinha deve assumir o seu papel, estando sempre atenta e disposta a ajudar a noiva e nunca se distrair pensando só em si.

Agradecer à madrinha

O papel da madrinha antes e durante um casamento, é muito importante, e deve ser reconhecido como tal. Podem oferecer uma jóia, um cesto com um bom champanhe e chocolates, enfim, devem oferecer algo que saibam que ela vai apreciar, ou alguma lembrança que relembre o dia especial que ela ajudou a criar.

Artigos relacionados

Calendário com a data de casamento
Se estão a pensar casar, então procuram o dia certo e especial para marcarem a data do casamento. Pois é, nem todos os dias são...
Presentes de casamento Se receber um convite de casamento tem de enviar um presente aos noivos, mesmo que não pretenda...
Um casamento chique e glamoroso não significa de todo o casamento mais caro de sempre. Um casamento chique e glamoroso pode ser...
empregado de mesa em catering
Se o local do vosso casamento não providencia o catering; ou se o catering providenciado não é o indicado para vocês, o ideal...

nos fornecedores

A BragaEventos, é uma empresa de âmbito nacional, especializada...
Organização de casamentos em locais e actividades...
Realizamos Casamentos Simbólicos sem referências religiosas, que...

na galeria

Ferramentas