Decidir o tema do casamento

Está na altura de se inspirarem e determinarem o vosso tema de casamento

Muitos casamentos incorporam poesia, leitura, música contemporânea; outros misturam várias tradições, como um ritual budista e um jantar temático japonês. A noiva já não tem de se restringir ao vestido branco; muitos casamentos são mais descontraídos e casuais e outros mais formais e elegantes. Para determinar tudo isto é importante que se reúnam e determinem o vosso sentido de estilo. É importante decidirem o que gostam, mas por vezes mais importante é determinarem o que não gostam. Façam juntos as questões que vos apresentamos a seguir, e chegarão ao tipo de casamento que se ajusta perfeitamente a vocês.

  1. Quais os vossos restaurantes favoritos? Descrevam porque gostam deles, a atmosfera, o tipo de cozinha, qualidade da comida, a maneira como a comida é servida e até como o restaurante é decorado.
  2. Quais as vossas comidas favoritas? Francesa, típica portuguesa, portuguesa inovadora, japonesa, chinesa, grelhados, indiana, etc. Existe(m) algum(s) prato(s) favorito(s) nos restaurantes onde costumam ir?
  3. Qual a vossa sobremesa favorita? Se vos derem a escolher, qual o tipo de chocolate que preferem: branco, leite, preto, os três ou nenhum?
  4. Quais são as vossas bebidas favoritas, cocktails de fruta, chá gelado, cerveja, bebidas espirituosas, licores, bebidas brancas, vinhos?
  5. Onde gostariam de passar as férias? O que é apelativo para vocês neste local, e porquê? É um local formal, cosmopolita, rústico ou mais descontraído?
  6. Preferem a cidade ou o campo?
  7. Quais os livros, espectáculos, filmes, histórias ou autores favoritos? Porque é que são favoritos, que sentimentos vos são apelados nesses filmes, livros ou histórias?
  8. Qual a vossa flor favorita? Existe alguma flor que não gostem?
  9. Quais as vossas cores favoritas? E quais as cores que não gostam?
  10. Tem algum hobby ou interesse que gostariam de incorporar no vosso casamento? Ex: Música, vinhos, etc…
  11. Que designer ou marcas de roupa preferem? Preferem-no pelo corte, pelas cores ou pelos tecidos?
  12. Têm preferência por algum tipo de tecido ou padrão? (ex: tecidos: seda; padrões: bolas)
  13. Existe alguma parte do dia ou do ano que vos inspire? Preferem o pôr-do-sol ou o amanhecer? Preferem o sentimento de aconchego de uma lareira? Será que podem passar isto para o vosso casamento?
  14. Têm algum tipo de colecção que possa servir de tema do casamento? Talvez linhos da avó, loiças antigas, caixinhas de jóias, pendentes de cristal, miniaturas de carros ou de barcos.
  15. Imaginam o vosso casamento como um conto de fadas, sonhado desde a vossa infância, ou algo com carácter mais contemporâneo?
  16. Vêem o vosso casamento como um único evento, ou uma série deles durante vários dias?
  17. Qual o vosso tipo de música favorita? Façam uma lista dos vossos artistas favoritos e das suas músicas, e obviamente as músicas que não desejam ouvir no casamento.
  18. Se tiverem um dia sem nada para fazer, o que gostariam de fazer? Adoravam passar o dia num SPA a mimarem-se, ou a fazerem um passeio na montanha? Pensem sobre a forma como podem transportar isto para o vosso casamento. Que magia especial se reflecte na vossa escolha?
  19. Qual o vosso estilo de fotografia favorito? Fotojornalismo (fotografia com movimento semelhante às reportagens, tenta-se captar o espírito do dia em vez de um sorriso artificial), documentário (o fotógrafo irá registar tudo o que se passa em todos os momentos) ou retrato tradicional (típica fotografia estática de casamento)?
  20. Que tipo de fotografias preferem? Preto e branco, cor, sépia?

Mediante as respostas dadas a estas questões poderão identificar um tema, ou um estilo que possam incorporar no vosso casamento. O tema poderá relacionar-se com um filme favorito, uma cor, um poema, uma flor predilecta. Deverá ser sempre algo que vocês estimem, e qualquer que seja o tema que decidam, esse tema deverá guiá-los em tudo no vosso casamento. É importante que os vossos convidados identifiquem esse tema em todos os elementos do casamento, nos menus, nos convites, no bolo de casamento, na música, nas ofertas, na comida, etc.

Artigos relacionados

noiva portuguesa
Quando se pensa nas fotografias do casamento, ninguém quer aparecer com um nariz brilhante, olheiras, ou outras imperfei...
Vestidos de noiva nova colecção
Existem diversas silhuetas de vestidos de noiva, mas o seu vestido de noiva deve ser um que seja adequado ao seu tipo de corpo...
mesa de casamento
Não saber onde se sentar faz as pessoas sentirem-se desconfortáveis. O plano de distribuição de...

nos fornecedores

Organização de eventos. Desde a gestão de orçamento, passando...

na galeria

Ferramentas