Como resolver grandes problemas com os lugares da recepção no dia do casamento

Quanto tempo perderam a organizar a disposição da lista de convidados na recepção do casamento? Provavelmente bastante. Porém, no dia do casamento há sempre problemas que acontecem, independentemente do vosso bom planeamento. Saibam que problemas podem surgir e como os resolver.

Um dos convidados não aparece

Pode acontecer não apenas por falta de consideração da parte do convidado, mas porque é possível acontecer algum percalço como uma doença grave. É notoriamente mais fácil resolver a situação de um convidado que não apareça do que resolver a situação de um que apareça a mais. O mais óbvio a fazer é pedir ao catering para remover o lugar dessa pessoa na mesa. Se por acaso essa pessoa fizer muita diferença na sua localização, como se estiver na mesa de honra, o ideal é mudarem algum familiar mais próximo para esse local, para não ficar um espaço vazio com muito destaque. Não se esqueçam de mudar os cartões marcadores de lugar também. Tenham também cartões de escolta suplentes – caso usem estes – para conseguirem re-escrever o nome do convidado a mover de mesa e recolocar o novo número da mesa.

Os convidados não conseguem encontrar a mesa e o lugar na recepção

Antes de tudo, organizem o espaço à prova de confusão: disponham à entrada da recepção cartões de escolta com o nome e mesa dos convidados colocados por ordem alfabética, coloquem marcadores de mesa com o número ou nome de cada mesa; e disponham em cada mesa marcadores de lugar. Se a recepção do casamento envolver muitos convidados devem designar algumas pessoas (hospedeiros) para levar os convidados até à respetiva mesa ajudando-os a encontrar o seu lugar. Se não puderem pagar a hospedeiros, e para além de colocarem cartões escolta e marcadores de mesa, peçam a amigos ou familiares jovens, para ajudarem nesta tarefa. Para tal forneçam o esquema da sala, a lista dos convidados e os seus lugares nas mesas.

Um convidado traz um acompanhante, e não avisou que o ia fazer

Quer seja devido a um mal-entendido, ou a um faux pas da parte do convidado relativamente ao RSVP, este tipo de situação acontece muitas vezes. E para se prepararem para tal acontecimento, podem optar por acrescentar uma mesa de reserva com 4 lugares extra ou poderão optar por colocar numa das mesas da recepção dois lugares extra, para prevenir este tipo de acontecimento. Se algum convidado aparecer dobrado em dois, é fácil encaixá-lo numa mesa que já tem lugares a mais. Se isto não acontecer, é fácil, removam as mesas e os lugares a mais da recepção. Porém não exagerem no número de lugares que pedem a mais pois terão de pagar por eles.

Um dos convidados não tem lugar marcado

Por vezes, por muito cuidado que se tenha, a ansiedade traz consigo falhas de atenção que podem levar a este tipo de problemas. Ao dispor os cartões escolta, os cartões marcadores, por vezes pode acontecer escapar um. E como se certificarem que este tipo de situação não acontece? Coloquem sempre o nome dos convidados por ordem alfabética, em vez de os colocarem por mesa, e verifiquem se essa ordem corresponde aos cartões que têm designados. Façam isto não apenas uma ou duas vezes, façam várias! Se contrataram um wedding planner ou alguém do local da recepção está encarregue de tratar destes detalhes, forneçam à pessoa responsável a lista correta dos convidados do casamento, bem como a disposição dos convidados pretendida, com tudo verificado e reverificado diversas vezes, para diminuir a probabilidade de surgir um lapso destes.  A pessoa deverá voltar a verificar tudo de novo.

Artigos relacionados

Noivo e padrinhos
Segundo as nossas estatísticas, 34% dos noivos participam muito no planeamento do casamento, e apenas 7% não participam nada....
Vestido de noiva, lembranças, bolo de casamento
As cores base da decoração do casamento são essenciais, quer usem um tema, ou apenas cores inspiradoras. O tema e a cor são a...
Num casamento as flores são quase sempre itens indispensáveis a considerar no orçamento. Para conseguir o...
Só porque já contrataram o DJ ou a banda para a recepção do casamento, não significa que não tenham de se preocupar mais....

nos fornecedores

Fotografia e Video personalizados
Renovada e aberta ao público desde Julho de 2013, a Casa do...
O seu dia inesquecível vai ser vivido connosco! Tornamos o seu...

na galeria

Ferramentas