Como remover rapidamente uma nódoa do vestido de noiva

Vestido de noiva

Não importa o cuidado que possa ter, por vezes o batom da amiga, a gordura de um canapé, o pisar de um sapato, uma nódoa de vinho tinto, podem estragar o lindo vestido de noiva. Para limpar ou disfarçar rapidamente uma nódoa ou mancha no vestido de noiva, ficam as seguintes sugestões.

Preparar um kit emergência

Para prevenir este tipo de desastres convém ter à mão uma espécie de kit emergência para o vestido de noiva. Este kit inclui:

  1. Toalhas de algodão de mão, brancas
  2. Um pau de giz branco
  3. Pó de talco
  4. Lençinhos limpa nódoas
  5. Álcool etílico
  6. Cotonetes
  7. Fita adesiva de dupla face forte
  8. Agulha e linha na cor do vestido
  9. Sabão
  10. Alfinetes-de-ama

Nunca esfregar

Quando se deparar com uma nódoa no vestido, nunca, mas nunca a esfregue. Se esfregar a nódoa só fará com que esta se entranhe ainda mais no tecido. Em vez disso, pegue numa toalha branca e absorva a nódoa, ou com uma faca fina tente raspar suavemente o resíduo. Se for uma nódoa de gordura coloque logo pó de talco em cima e deixe absorver.

Comece sempre pela extremidade

Nunca comece a limpar a nódoa do centro para o exterior, comece a limpar do exterior para o centro. Pegue num cotonete embebido num produto de limpeza e comece a limpar do exterior para o interior. Atrás do cotonete vá enxaguando com um tecido branco seco. Tecidos como seda são sempre mais complicados de limpar porque absorvem mais rapidamente a nódoa. Antes de usar qualquer tira-nódoas, teste-o primeiro numa parte do vestido como a bainha interna para ver se estraga ou causa nódoa.

Se usar um secador para secar a mancha, não o chegue demasiado próximo do tecido, seque-o ao longe para não estragar o tecido do vestido.

Como eliminar rapidamente manchas comuns

Vinho tinto

Use uma toalha branca para absorver o máximo de líquido possível. Faça-o de forma suave evitando entranhar mais a nódoa. Com um pano molhado em água morna, dê pequenas pancadinhas do exterior para o interior da mancha para ir absorvendo. Cubra a restante mancha com giz ou pó de talco.

Gordura

Polvilhe a mancha com pó de talco para absorver a gordura; depois de ter absorvido a gordura, escove o pó de talco. Molhe um cotonete com álcool etílico e do exterior da nódoa para o interior vá limpando. Cubra a restante nódoa com giz branco ou pó de talco.

Tinta

Com um cotonete embebido em álcool etílico, vá limpando do exterior para o interior da mancha de tinta. Cubra a restante nódoa com giz branco ou pó de talco.

Verniz

Antes de experimentar remover directamente com acetona, experimente colocar um pouco de acetona numa parte do vestido que não seja visível para ver o que acontece no tecido. Se nada acontecer, com um cotonete embebido em acetona incolor, comece das extremidades a dar pequenas pancadinhas até ao centro. No final coloque pó de talco ou giz branco.

Maquilhagem

Para uma nódoa de maquilhagem como batom, ou outra, o ideal é usar um lenço tira nódoas e com pancadinhas suaves ir removendo pouco a pouco a nódoa. No fim, se ainda restar mancha, cubra-a com giz branco ou pó de talco.

Sangue

Com água morna vá limpando do exterior para o interior da mancha.

Nódoa antes do dia do casamento

Leve o vestido imediatamente a uma lavandaria de excelente qualidade. Nesta altura não pense no quanto isso vai custar, porque apenas boas lavandarias sabem fazer limpeza a vestidos de noiva.

Ideias de última hora

Se já não há tempo de fazer mais nada, saiba que quase todas as situações podem ser remendadas desde que se acalme e pense numa solução. Se a nódoa não sair, experimente prender uma pregadeira ou até aplicar alguns brilhantes por cima.

Se o vestido se rasgar, desde cola para tecido a fita adesiva de dupla face forte, tudo serve para dar conta do recado.

Num fecho que encravou, use bálsamo labial sem cor ou um pouco de sabão das mãos sem cor para o fazer correr.

A verdade é que a não ser que seja algo demasiado drástico, a maioria das pessoas não vai perceber o problema no vestido. Mantenha a atitude e divirta-se, afinal é só por um dia.

Artigos relacionados

cocktails de ananás
Dar uma festa para muitas pessoas não tem de ser difícil. Pode até ser algo muito divertido. Quer estejam a dar uma festa...
Vestido de noiva de baile
Os vestidos de noiva com silhueta de baile, também conhecidos como silhueta de princesa, são vestidos intemporais e muito...
vestidos de noiva modernos
Os vestidos de noiva atuais estão aí, e os grandes criadores ditaram a moda e as tendências dos mesmos. Se está à procura de um...
Noivos
Tradicionalmente, depois do cocktail da recepção do casamento, e dos convidados estarem todos sentados nas suas mesas, entram...

nos fornecedores

Organização de eventos. Desde a gestão de orçamento, passando...

na galeria

Ferramentas