Como realizar um casamento tradicional chinês

cerimónia do chá do casamento chinês

Os casamentos chineses estão repletos de diferentes preparações simbólicas, muito diferentes dos casamentos ocidentais. Em termos de emoções são exactamente iguais aos ocidentais - bonitos, engraçados e românticos.

Cor

A cor vermelha é a cor normalmente usada nos casamentos chineses, pois para os chineses, esta cor representa o amor. A roupa da noiva é muitas vezes de cor vermelha, tais como os convites de casamento, as caixinhas das lembranças, e até os envelopes das ofertas em dinheiro.

Escolher o momento do casamento

Os chineses escolhem dias de comemorações de acordo com a astrologia. É costume os casais casarem-se na meia hora, ou no dia do aniversário, em vez de à hora certa. Desta maneira os casais começam as suas novas vidas juntos numa altura em que os ponteiros do relógio estão a subir em vez de estarem a baixar.

Antes do casamento

Antes do dia do casamento a noiva chinesa tradicionalmente entra em reclusão com as amigas mais próximas.
Ao contrário dos casamentos ocidentais, um casamento chinês é organizado e pago pela família do noivo. É frequente antes do casamento, a família do noivo transportar presentes de casamento em caixas vermelhas, para a casa da noiva. Um desses cestos ou caixas contém o "uang susu" ou o dinheiro do leite. Outros contêm presentes pessoais para a noiva, para que no dia do casamento todos os seus bens pessoais estejam na casa do noivo. Três dias antes do casamento, as mulheres da família da noiva retribuem o gesto, levando à família do noivo presentes embrulhados em papel vermelho.
Outro ritual importante é o facto de o casal comprar uma nova cama para a sua noite de núpcias, e cobri-la com novos lençóis, que deverão ser vermelhos. Caso o casal já tenha uma cama, não deverão deixar de comprar roupa de cama nova para o dia do casamento. Uma cama nova e uns lençóis novos simbolizam um começo novo, e supostamente trazem boa-sorte ao casal de noivos.  

Dia antes do casamento

A noiva e o noivo, na noite anterior ao casamento, realizam uma cerimónia que envolve o pentear e o desentrançar dos cabelos; isto simboliza a entrada na idade adulta. A noiva deverá realizar esta cerimónia de baixo do olhar da lua para desejar descendência. Ambos devem escovar o cabelo quatro vezes, trazendo cada escovadela a boa-sorte. A primeira escovadela simboliza a união do casal desde o início do casamento até ao fim, a segunda escovadela trás harmonia e verdade até ao fim da vida, a terceira escovadela trará filhos e netos, e a quarta trará saúde e um casamento duradouro

O dia da cerimónia

Na manhã do casamento, o noivo é simbolicamente vestido pelos seus pais. O noivo chega à casa da noiva no caminho para o local de casamento. Ele deve levar presentes em dinheiro, embrulhados em tecido vermelho, para oferecer aos amigos da noiva, em retribuição por deixarem a noiva sair para casar. Ao sair de sua casa, a noiva não deve tocar com os pés no chão até chegar ao local da cerimónia; portanto a noiva deverá ser carregada ao colo até ao carro. Se for aberto um guarda-chuva vermelho sobre ela nesta altura, este gesto trará boa-sorte e fertilidade à noiva.
O casal de noivos serve chá a ambos os casais de pais enquanto se ajoelham em sua frente para o fazer – um gesto simbólico para pedir permissão para o casamento. Depois disto o noivo e noiva partem para o local da cerimónia de casamento, juntos.

Cerimónia de casamento chinesa

A cerimónia de casamento é usualmente presenciada só pelos casais de linha directa das famílias. Em contraste com as preparações de casamento ocidentais super elaboradas, a cerimónia de casamento chinesa é muito simples. A noiva e o noivo são conduzidos ao altar da família, onde prestam homenagem ao Céu e Terra, aos familiares passados e ao deus Tsao-Chün. É servido chá com duas sementes de lótus aos pais do noivo. De seguida a noiva e o noivo fazem uma vénia um ao outro. Isto completa a cerimónia de casamento chinesa, excepto em algumas religiões onde ambos bebem vinho pelo mesmo copo, e comem açúcar moldado em forma de um galo.

Depois da cerimónia

Tradicionalmente depois da cerimónia, os recém-casados, segurando a taça em ambas as mãos e ajoelhados, servem o chá primeiro aos pais do noivo, seguindo-se os familiares mais velhos até aos mais novos. A regra geral é ter a mulher do lado esquerdo e o homem do lado direito. As pessoas servidas sentam-se em cadeiras, enquanto os noivos se ajoelham. Em retorno, os recém-casados receberão envelopes vermelhos da sorte recheados com jóias ou dinheiro O casal normalmente costuma fazer uma sessão fotográfica profissional antes de atender à recepção do casamento. 

Recepção do casamento chinesa

A recepção é considerada a parte mais importante num casamento chinês. Na recepção é proferido um discurso feito por um especialista contratado para a ocasião. O discurso é seguido pelo cortar do bolo de casamento. O tradicional bolo de casamento é gigantesco, feito com muitas camadas. As camadas simbolizam uma escada que o casal subirá até ao sucesso; por isso os casais cortam o bolo de baixo para cima. O cortar do bolo é o único evento da recepção. A noiva e o noivo oferecem um pedaço de bolo reciprocamente, com os braços entrelaçados, tentando não destruir a maquilhagem elaborada da noiva. Um pedaço do bolo é então cortado para ambos os pais dos noivos e para os avós; este pedaço será levado à boca dos seus pais e avós, pela noiva e pelo noivo, que segurarão no pedaço de bolo juntos. Por vezes é feito um brinde de casamento e os convidados são convidados a saudar os noivos e os seus pais. A música da recepção pode passar por um simples teclado musical, até à utilização de uma orquestra. É costume os convidados apertarem as mãos antes de abandonarem a recepção. Um casamento chinês mais elaborado, uma recepção sentada, poderá ter 9 ou 10 pratos diferentes.
As noivas chinesas habitualmente trocam de indumentária três vezes durante a recepção.

Ritual da noite do casamento

Na noite do casamento, o quarto dos noivos deverá ter acesas, velas com dragões e Fénix, para afastar os maus espíritos. Os recém-casados beberão vinho de duas taças atadas com um fio vermelho, com os braços entrelaçados. Este é o voto formal de casamento na cultura chinesa.

Depois do casamento

Na manhã do casamento a noiva deverá preparar o pequeno-almoço do noivo, e nos três dias seguintes ao casamento, os noivos deverão visitar os pais da noiva. O casal de recém-casados deverá levar presentes, e a família da noiva deverá retribuir com outros presentes.

Artigos relacionados

Cerimónia de casamento
Pode acontecer não partilharem a mesma religião, surgindo um dilema ou porque ambos sempre sonharam com uma cerimónia à luz de...
mulher ao telemóvel a fazer telefonema
Com planeamento e tempo tudo é possível! Vivem noutro país, mas gostavam de ter um casamento à...
casamento
Acabaram de ficar noivos? Eis as 10 primeiras coisas a fazer.
Caixa de prenda com dinheiro
Tradicional questão: “Quem paga o quê num casamento?”

nos fornecedores

A Frontkom é uma empresa que oferece serviços diferenciados na...
Organização de eventos. Ideias de Veludo tira dúvidas, organiza...
A Step é o resultado de um projeto profissional de duas sócias,...

na galeria

  • vestido de noiva de baile

Ferramentas