Como organizar um casamento na praia

Os pés na areia, o mar como pano de fundo… Os casamentos em cidades diferentes daquela onde os noivos vivem estão na moda e os casamentos na praia são um dos mais escolhidos entre os casais que pretendem celebrar o amor que os une. Mas, afinal, como organizar um casamento na praia? É complicado? Há cuidados especiais a ter?

O local

A primeira tarefa a riscar da “To Do List” é mesmo a escolha do local onde se realizará a cerimónia. Uma praia com pouco movimento ou até uma zona reservada de um hotel ou restaurante, por exemplo, poderá ser uma boa hipótese.
A praia poderá ser o palco da cerimónia e do copo-de-água ou apenas de um dos momentos. Prefere a praia da sua infância? Ou um local paradisíaco, noutro país? Há milhares de praias espalhadas pelo mundo e muitas delas cumprem os seus requisitos – concretize este sonho!

Decoração

Tem o mar como pano de fundo e por isso não precisa de nada de muito elaborado para surpreender os seus convidados. Transforme o areal no espaço dos seus sonhos ao adicionar mobílias simples, tons pastel, detalhes em madeira clara, tecidos leves e elementos naturais como flores (mas lembre-se: as flores devem ser resistentes ao calor)!

Burocracias

No caso português, para realizar um casamento à beira-mar, é necessário solicitar uma autorização à Capitania a que pertence a praia escolhida pelos noivos. E se a festa for celebrada com o lançamento de fogo-de-artifício - ou se os noivos quiserem tornar o ambiente mais acolhedor com uma grande fogueira, por exemplo - uma licença para essa finalidade também é necessária.

O vestido

Com certeza que sonha com um look adequado ao espaço e à ocasião. Se vai casar na praia, recomendamos que escolha um vestido mais leve e fluído, que combine na perfeição com o penteado – menos elaborado, sem recorrer a apanhados muito complexos. Quando mais natural e descontraída, melhor! Os vestidos compridos sem cauda são os mais indicados para um casamento na praia.

A não esquecer

A praia não está, à partida, preparada para receber um casamento. Dessa forma, é preciso ter algumas precauções: alugar casas de banho para que os convidados não tenham que procurar um café ou restaurante sempre que precisarem de a utilizar (o que poderá ser aborrecido também para os donos dos estabelecimentos nas redondezas), garantir zonas de sombra com sofás e cadeiras para que tanto os noivos como os convidados possam descansar e evitar os raios de sol mais fortes, alugar geradores para que tudo funcione na perfeição e todos estejam confortáveis (na praia não há eletricidade!), disponibilizar entretenimento para as crianças (porque não brinquedos de praia, um carrinho de gelados e uma zona onde possam fazer papagaios de papel?) e, claro, estabelecer uma alternativa para o caso de estar muito vento ou para o caso de chover no grande dia (esperamos que não mas é sempre melhor prevenir do que remediar, correto?).

O casamento na praia é sempre único e especial, tanto para os noivos como para os convidados, que ficam maravilhados com os detalhes e toda a temática que converge na beleza do mar e no conforto dos pés descalços na areia.

Todas as imagens deste artigo foram cedidas pela Set Lounge Beach Weddings

Artigos relacionados

1. Balões Seja na hora da saída da igreja ou como forma de decorar a quinta onde será realizada a cerimónia, os balões parecem...
O dia de casamento é o dia em que se celebra o amor do casal e se inicia uma nova vida, construída em conjunto. No entanto, o...
Casar em casa, casar numa quinta, casar num espaço diferente, casar numa pousada, ou casar num hotel? O primeiro passo no...
Os pés na areia, o mar como pano de fundo… Os casamentos em cidades diferentes daquela onde os noivos vivem estão na moda e os...

nos fornecedores

A Quinta do Brijal é o sitio idílico para a celebração de um...
Situada a 3Km de Barcelos, a Quinta das Tendinhas encontra-se...
Na Quinta do Palácio Rauliana poderá encontrar um verdadeiro...

na galeria

Ferramentas