Como incluir um animal de estimação no casamento

noivos com o gato

Os animais de estimação são parte da família de cada um, por isso é muito comum que se desejem incluir num dia tão importante como o dia do casamento. Ficam aqui algumas ideias que incluem o vosso amigo de estimação no vosso casamento.

  • Antes de tomarem qualquer tipo de decisão verifiquem se o local da cerimónia, ou da recepção do casamento permite animais; conversem com o vosso oficial da cerimónia, e confirmem se este não tem qualquer alergia ao animal.
  • Depois de ultrapassarem as restrições que podem existir relativas à incorporação do animal de estimação na vossa cerimónia de casamento, falem com um ou dois dos vossos convidados, amigos e familiares que gostem do vosso animal da mesma forma que vocês, e com os quais ele esteja costumado. Perguntem a essas pessoas se não se importam de tomar conta dele, levando uma trela para o levar à rua ou a passear, caso ele necessite. Desta maneira, poderão estar descansados, sabendo que o vosso animal de estimação irá estar bem entregue. Não se esqueçam de agradecer; saibam que por muito que o vosso tio adore o vosso animal, não quer dizer que não seja uma tarefa difícil para ele.
  • Certifiquem-se que os vossos convidados se sentirão à-vontade com o vosso animal de estimação. Conversem com eles previamente, incluindo os meninos das alianças, confirmando se não são alérgicos, ou mesmo se tem fobias relacionadas com o animal.
  • Decidam qual o papel do vosso animal de estimação no vosso casamento. Tenham em mente o temperamento do animal. Se tem um pássaro como animal de estimação será que ele tem de estar sempre dentro da gaiola, ou fica quieto no ombro de alguém? Se tem um gato, talvez seja difícil ficar quieto devido ao seu temperamento natural, e ao facto de estar na presença de muitos desconhecidos. No caso de ser um cão, se este for um cachorrinho que ainda não aprendeu as regras, não é justo esperar que esteja quieto.
  • Juntem o vosso animal aos vossos preparativos para o grande dia; sempre que possível levem-no convosco quando vão visitar o local da cerimónia ou da recepção, para que ele se habitue a esses mesmos locais. Se o local não se encontrar disponível, levem o vosso animal aos mais variados sítios, para que ele se habitue a estar em locais muito diferentes do seu habitat natural.
  • Se o vosso animal irá usar algum adereço como um laço ou almofada das alianças, habituem-no a usar estes itens, treinem com ele, e recompensem-no pelo esforço, oferecendo-lhe comida da qual ele gosta e elogiem a sua prestação. Façam disto uma experiência positiva não só para vocês mas também para o animal.
  • Preparem-se para situações que não estão previstas, e sejam flexíveis quanto a elas. Não importa o quanto tudo está planeado, nunca nada é certo com um animal de estimação à mistura. Preparem-se para os “acidentes” do animal, e preparem-se para terem de os limpar. Preparem-se também para excluírem o vosso animal, levando-o para casa, no caso dele se sentir desconfortável com a situação; talvez ele se sinta mais feliz em casa com o seu brinquedo favorito.
  • Caso o vosso animal se sinta desconfortável e o tenham de levar para casa, ou não o possam incluir na cerimónia por algum outro motivo, se for possível, combinem com o vosso fotógrafo alguma fotografias em casa com o vosso animal para juntar ao álbum de casamento, certamente dará ao álbum um carácter mais meigo.
  • O dia de casamento é um dia em que o enfoque está sempre nos noivos, e assim é esperado ser. Com a presença de um animal de estimação, preparem-se para ocasionalmente o vosso amigo vos roubar alguma atenção.

Imagem: Filipe Santos

Artigos relacionados

quadro de inspiração
Para conseguirem um dia de casamento memorável, todos os detalhes contam, especialmente a inspiração que vos levará a criar um...
Imaginem   um dos cenários mais românticos e relaxados que conseguirem para a celebração de um casamento... Existe uma...
Família em casamento casula
Convidar o primo que vive na Alemanha, que nunca se viu, ou a colega com quem se trabalha diariamente? Saibam que quando...
tendências para o casamento
As tendências para o casamento 2012 já aí estão - e nós estamos atentos. Para que celebrem um casamento de acordo com o vosso...

nos fornecedores

Organização de eventos. Desde a gestão de orçamento, passando...

na galeria

Ferramentas