Como fazer uma lista de convidados para o casamento

Família em casamento casula

Convidar o primo que vive na Alemanha, que nunca se viu, ou a colega com quem se trabalha diariamente? Saibam que quando começarem a preparar a lista de convidados para o casamento, surgirão vários momentos de indecisão.

Elaborar uma lista de convidados implica decisões muito importantes que podem ser resolvidas tendo em conta o orçamento disponível, ou a intimidade do casamento pretendida. No final, poderão acabar com uma lista de convidados maior ou menor, tendo de reajustar todo o casamento a essa lista.

Na realidade, as pessoas que devem rodear os noivos num casamento devem ser pessoas que têm um significado especial para os mesmos. A lista de convidados de casamento será o indicador do casamento que se pretende. Passar por este processo decisivo implica tomar decisões acerca de quem é importante, e de deixar passar quem não é tão importante, aproveitando e cortando custos; mas não stressem, pois as pessoas verdadeiramente importantes estarão presentes de certeza!

Ficam aqui alguns pontos que podem ajudar a elaborar e a gerir a lista de convidados

Prever a lista de convidados

Visão/sonho para o casamento

Com que sonharam? Com uma recepção íntima apenas com os familiares e amigos mais próximos, ou com um luxuriante casamento, onde estarão presentes todos os parentes, amigos e colegas de trabalho? Não têm de escolher nenhuma das duas hipóteses, podem optar por uma intermédia, no entanto, reflictam sobre o tipo de casamento que se adequa aos vossos sonhos.

Orçamento disponível

Usualmente o catering faz o seu preço baseado no número de convidados. Esta premissa é essencial para determinarem o número de convidados que podem ter presentes na recepção do casamento. É muitíssimo importante que antes de mais, determinem o orçamento, para saberem os valores que podem despender. Saibam que a maior despesa de um casamento é com a recepção, logo quantos mais convidados, maior o custo.

Data do casamento

Se o casamento for celebrado durante a semana, num fim-de-semana prolongado, ou numa ocasião em que a maioria das pessoas não esteja de férias, a probabilidade de terem mais respostas negativas ao convite de casamento é maior.

Disposição do local da recepção/cerimónia

Independentemente de poderem ter disponibilidade financeira, e de todos os convidados poderem estar presentes no dia do casamento, se o local da cerimónia e da recepção não for capaz de acomodar o número de convidados que desejam ter presentes: terão de optar entre escolher outro local ou reduzir a lista de convidados. Antes de começarem a elaborar a lista de casamento, façam uma pesquisa e saibam qual a capacidade dos locais onde gostariam de poder celebrar o casamento, e contem com essa variável.

Elaborar a lista de convidados

Comecem por elaborar a lista de casamento ideal, sem restrições, incluindo todas as pessoas que desejavam ter presentes no dia do casamento. Incluam também os convidados da parte dos vossos pais, ou seja, as pessoas que eles pretendam convidar.

Depois de disporem de uma lista que inclua os vossos convidados e os dos vossos pais, é só pegar nessa informação e decidir, baseado na intimidade pretendida e no orçamento disponível, quem devem convidar.

Elaborem uma Lista A

Depois da lista geral formada, comecem por fazer uma lista A, ou seja, a lista de quem não prescindem de ter ao vosso lado no dia do casamento, como amigos e familiares muito chegados.

De seguida, da restante lista geral, tentem excluir as pessoas com as quais sentem que não têm relações muito próximas, ou que possam ser fonte de problemas em situações como o casamento.

Assinalem também os que podem contribuir para ajudar na despesa do casamento, como os padrinhos, pais, tios, etc.

Decidam como vão dividir os convites. O ideal é dividirem o número de convites disponíveis em: metade para a noiva e metade para o noivo, e de cada metade retirar 1/3, dando esse 1/3 aos vossos pais, para que eles possam convidar quem desejam. 

Elaborem uma Lista B

Depois de elaborarem a lista A, certamente sobrarão alguns nomes. Se ainda têm orçamento disponível, poderão elaborar uma lista B, que usualmente incluirá: primos afastados, namorados de amigos, etc. Esta lista também será útil no caso de algum dos convidados da lista A recusar o convite e poder ser substituído por um da lista B. Na realidade isto é opcional, pois, no dia do casamento só devem ter ao vosso lado pessoas que sintam que vão dar mais significado ao dia, por isso, não convidem ninguém só porque sim.   

Reduzir a lista de convidados

Na realidade este passo não é muito fácil de tomar, mas tem de se ter em mente que devem ter presentes quem podem ter, e quem sentem que devem ter.

Para ou reduzirem a lista de convidados, podem decidir com base em algumas respostas:

  • Pretendemos convidar crianças, ou não?
  • Convidamos namorado(a)s de amigos solteiros?
  • Convidamos pessoas pelos presentes que nos podem oferecer?
  • Convidamos pessoas com quem já não falamos há anos?
  • Convidamos colegas de trabalho?
  • Convidamos amigos ou familiares que tendem a fazer cenas desagradáveis nestes momentos?

Logo que tenham tudo decidido e a lista de convidados final esteja elaborada, podem enviar os convites, ou seja, pelo menos 2 meses e meio antes da data do casamento.

Esperem para ver quem responde e, mediante as respostas, poderão enviar convites às pessoas que desejam convidar da lista B. Tentem não demorar muito tempo a enviar os convites da lista B, para que as pessoas não se apercebam do sucedido.

Artigos relacionados

Paris Hilton, Beyoncé
Nada como aprender a ser bem fotografado como com os profissionais: modelos e celebridades.
reunião de negócios
Um gestor profissional de casamentos (também referido como organizador), é uma decisão que os noivos devem...
placard de casamento
Se estão de mãos na cabeça pois querem cortar nos convidados da lista de casamento e não sabem como, ficam aqui algumas dicas...
casamento
Acabaram de ficar noivos? Eis as 10 primeiras coisas a fazer.

nos fornecedores

Organização de eventos. Ideias de Veludo tira dúvidas, organiza...
Realizamos Casamentos Simbólicos sem referências religiosas, que...

na galeria

Ferramentas