Como fazer um convite de casamento com o vosso estilo

convite de casamento moderno

Cerca de quatro meses antes do vosso casamento, e logo após terem escolhido a data, o local, o estilo e a formalidade do mesmo, está na altura de pensar nos convites de casamento.

Não se esqueçam que os convites de casamento podem demorar até mês e meio a preparar e a imprimir. Devem disponibilizar algum tempo para escolher o tipo de letra, papel, cores, emblemas ou carimbos com iniciais para selar os convites. Aqui devem ter em conta a coerência do design dos convites com os cartões de localização dos convidados nas mesas e na igreja, bem como os menus.

Os convites devem, sem dúvida alguma, reflectir o estilo que escolheram para o vosso casamento, e implicitamente a vossa personalidade como casal. O convite de casamento anuncia a nova vida do casal, que pode ser formal, informal, elegante ou divertida.

Quando a cerimónia é num local diferente da recepção, deve incluir as diferentes moradas ou então devem enviar dois convites distintos para os diferentes acontecimentos. Quando a recepção não acontece logo depois da cerimónia não se esqueçam de mencionar as horas a que inicia.

O convite de casamento também pode mencionar o tipo de vestuário a usar, logo por baixo da morada. Por exemplo, caso o vosso casamento seja um casamento formal deve mencionar o uso de “fraque” ou “smoking”.

Juntamente com o convite de casamento pode ir uma pequena amostra do vosso estilo pessoal, como uma fita impressa com os vossos nomes. Imaginem que vão comemorar o vosso casamento com um chá das cinco, em vez de um jantar formal, podem juntar ao convite de casamento um saquinho de chá aromatizado (mas não se esqueçam de o pesar nos correios para estarem a contar com eventuais custos extra.

De extrema importância é, nunca fazerem menção aonde estão registadas as vossas listas de casamento. Só o mencionam a quem vos perguntar! Não mencionem também qualquer tipo de título como Dr., Eng., etc.

Peçam primeiro uma amostra na gráfica e, não se esqueçam de verificar datas, horários, moradas e todos os itens antes de enviar para impressão. Não descuidem este pormenor para não terem uma dor de cabeça posterior.

Quando se escreve num convite de casamento “Convidamos a Sra. X e o Sr. Y e sua família”, significa que toda a família que mora nessa casa está convidada.

No caso de convidarem casais que não são casados, ou seja, não têm o mesmo apelido mas moram juntos, enviem um convite com o nome completo de cada um no mesmo envelope. Se não vivem juntos enviem dois convites de casamento separados. No caso de um casal gay, aplicam-se as mesmas regras.

Incluam um último elemento juntamente com o convite, um Cartão de Resposta (RSVP) com um envelope e selo, auto-endereçado, e esperem a resposta. Caso não obtenham resposta no próximo mês, liguem com o convidado, pois pode não ter recebido o convite. O cartão RSVP pode ser um cartão separado do convite, requerido em casamentos formais. Para pouparem custos, e no caso de o casamento ser informal, o RSVP pode ser impresso no verso do próprio convite.

Dica: Cartões de Respostas (RSVP), este acrónimo provém do francês, que significa “répondez s’il vous plaît”.

Um convite de casamento deve conter 4 itens:

  1. O que é o evento;
  2. Quem é que está a fazer o convite;
  3. Aonde e a que horas vai acontecer;
  4. Morada e telefone para responder (RSVP).

O que um convite de casamento não deve conter:

  • Lista de casamento.... Jamais!

Artigos relacionados

cerimónia de casamento
A cerimónia de casamento é dotada de algumas regras de etiqueta que servem para facilitar todo o decorrer da mesma...
convite de casamento rosa e brnaco com pássaros
O texto para os convites de casamento nem sempre é sabido, e de acordo com o tipo de casamento que pretendem celebrar, assim deve...
Presentes de casamento Se receber um convite de casamento tem de enviar um presente aos noivos, mesmo que não pretenda...
convite de casamento
O estilo dos convites de casamento anuncia o casamento que está para vir, porque os convites de casamento devem evidenciar o que...

nos fornecedores

Lá bem a norte deste nosso Portugal, implantada na região de...
A Quinta da Memória é prova viva de que o romantismo e o...
Olá, chamo-me Andreia Faustino e sou Maquilhadora. Os meus...

na galeria

Ferramentas