Como cortar na lista de convidados de casamento

Se estão de mãos na cabeça pois querem cortar nos convidados da lista de casamento e não sabem como, ficam aqui algumas dicas para o fazerem. Incluir o primo ou excluir o amigo?

1. Quem pagar…

Quem paga ou ajuda a pagar os custos do casamento? Se forem os pais da noiva a pagar o casamento, então eles terão direito a ter mais convidados, isto é uma realidade. Se estão a pagar a meias, então cada uma das partes terá direito ao mesmo número de convidados. Decidam um número exato de convidados que cada parte pode convidar e mantenham-se fiéis a esse número.

2. Comecem em grande

Esta outra opção implica que comecem com a lista dos convidados que gostariam de ter presentes no casamento - a lista de sonho. Depois comecem a cortar, até chegarem ao número de pessoas que se adequa ao vosso orçamento e estilo de casamento.

3. Contemplem as prioridades

O que é mais importante: o tipo de casamento ou o número de convidados? Se pretendem ter um casamento mais acolhedor e pequeno ou íntimo e luxuoso, convidarem 200 pessoas pode não ser compatível. Decidam o que é mais importante para vocês.

4. Deixem o sentimento de culpa de lado

Um casamento não tem como função convidarem as pessoas que já não vêem há 10 anos. Um casamento é um dia para partilhar com quem mais se ama. Por muito que ambos tenham partilhado a secretária da escola com diversos amigos, mas que já não estão presentes na vossa vida, não se sintam na obrigação de os convidar. De outra forma acabarão a convidar o Sr. motorista da Carris que simpaticamente vos leva todos os dias para o trabalho.

5. Criar um espaço para as crianças

Quer seja durante a cerimónia do casamento, quer seja durante a receção, contratem baby-sitters para cuidarem dos mais pequenos. As crianças não pagam uma refeição completa nem implicam tantos custos como um adulto num casamento. Planeiem com o catering um menu especial para as crianças e planejem ter uma sala à parte com diversões infantis como livros de colorir, pequenos brinquedos, jogos, para que as crianças possam comer e estar juntas.

6. Não convidar crianças

Usualmente é uma decisão difícil, mas se optarem por um casamento apenas com a presença de adultos, enderecem os convites diretamente para cada casal ou pessoa (Sra. Alberta Roriz e Sr. João Costa, em vez de para Sra. Alberta Roriz e Sr. João Costa e sua família). Se os convidados responderem ao convite com a intenção de levarem crianças, digam que sim, porém, que preferiam que fosse uma festa de adultos. Contudo, tenham em consideração ter sempre alguém para cuidar de alguma criança cujos pais não tenham com quem a deixar. 

7. Dividir por mesas

Façam um esquema da sala da receção, dividam os convidados por mesa e decidam. Coloquem um número de convidados ímpar em cada mesa, pois as pessoas tendem a conversar mais se não estiverem em pares. Verifiquem os interesses e compatibilidade de cada convidado. Coloquem também as pessoas que gostam de dançar perto da pista de dança, para terem logo pessoas a dançar quando iniciar o baile.

Artigos relacionados

noivo
Segundo as nossas estatísticas, 34% dos noivos participam muito no planeamento do casamento, e apenas 7% não participam nada....
Os vestidos de noiva com silhueta de baile, também conhecidos como silhueta de princesa, são vestidos intemporais e muito...
noivos com o gato
Os animais de estimação são parte da família de cada um, por isso é muito comum que se desejem incluir num dia tão importante...
mesa de casamento
Não saber onde se sentar faz as pessoas sentirem-se desconfortáveis. O plano de distribuição de...

nos fornecedores

Organização de eventos. Desde a gestão de orçamento, passando...

na galeria

  • Vestido de Noiva

Ferramentas