Colocar uma mesa formal para o vosso casamento

Dispor os convidados

 Para fazer um almoço formal e ordenado são necessários 3 tipos de cartões: o cartão escolta, o cartão de mesa e o cartão pessoal.

O cartão escolta deve estar situado numa mesa à entrada do local, ou na sala de recepção, referindo o número da mesa do convidado. Normalmente está inserido num envelope miniatura com o nome do convidado escrito no exterior, ao lado direito.

O cartão pessoal é colocado no lugar específico da mesa onde se vai situar o convidado. Escrevam dos dois lados do cartão o nome do convidado para que se visualize bem.

Um cartão de mesa é o pedaço de papel que identifica a mesa, pode ter um número ou um nome. Este nome pode ser relacionado com um tema que vos seja caro, como nomes de poetas diferentes, flores, cidades do mundo.

Os cartões pessoais, por razões práticas e económicas são só usados para os convidados mais ilustres, ou seja os que se vão sentar na mesa dos noivos. No caso do casamento ser muito formal aconselha-se a sua utilização para cada convidado individualmente.

Como colocar uma mesa formal apropriadamente

Os talheres devem estar colocados de acordo com os pratos a ser servidos. Devem estar colocados do exterior para o interior.

Coloquem o prato base e do lado esquerdo mais afastado comecem colocando os garfos; primeiro o garfo da salada, garfo de peixe, e o garfo de carne; do lado direito mais afastado coloca-se a colher de sopa, a faca do peixe e por fim a faca de carne junto ao prato. Todas as facas devem ter a lâmina voltada para o prato.

Coloquem talheres de acordo com os pratos que vão servir, neste exemplo assume-se que existe uma salada, uma sopa, um prato de peixe e um de carne.

Os cabos dos talheres devem estar todos alinhados.

O garfo e a colher de sobremesa colocam-se na parte superior do prato, horizontalmente; a colher coloca-se com o cabo para o lado direito e logo acima desta coloca-se o garfo que deve ter o respectivo cabo para o lado esquerdo.

Logo acima da colher e garfo de sobremesa coloca-se o cartão pessoal com o nome do convidado.

O prato do pão e da manteiga coloca-se na parte superior esquerda, logo por cima dos garfos. A faca da manteiga coloca-se horizontalmente sobre o prato com a lâmina para baixo.

Os copos devem ser colocados na parte superior das facas, em que o copo da água se coloca à esquerda do copo de vinho. Cada faca deve ter à sua frente (mais ou menos) o copo correspondente ao vinho ou licor que vai ser servido com cada prato.

O guardanapo coloca-se em cima do prato, ou ao lado direito das facas.

Artigos relacionados

mesa de festa de casamento debaixo de ramada de uvas
Para alguns noivos, não há lugar melhor para casar que uma casa: um casamento celebrado na tradicional casa de família do noivo...
Se realmente estão à procura de distinção e elegância para o vosso casamento, optar por...
Um dos momentos onde mais podem envolver os convidados na festa do casamento é durante a refeição da recepção. Esta pode ser uma...
Desde sempre que as propriedades afrodisíacas de certos elementos, como os alimentos, aparecem referidas na história. Os...

nos fornecedores

A Quinta do Brijal é o sitio idílico para a celebração de um...
Sonus Sax é uma empresa dedicada à animação musical ao som de um...
atelier Paula Lage O amor não conhece fronteiras... A equipa...

na galeria

Ferramentas