Colocar uma mesa formal para o vosso casamento

Dispor os convidados

 Para fazer um almoço formal e ordenado são necessários 3 tipos de cartões: o cartão escolta, o cartão de mesa e o cartão pessoal.

O cartão escolta deve estar situado numa mesa à entrada do local, ou na sala de recepção, referindo o número da mesa do convidado. Normalmente está inserido num envelope miniatura com o nome do convidado escrito no exterior, ao lado direito.

O cartão pessoal é colocado no lugar específico da mesa onde se vai situar o convidado. Escrevam dos dois lados do cartão o nome do convidado para que se visualize bem.

Um cartão de mesa é o pedaço de papel que identifica a mesa, pode ter um número ou um nome. Este nome pode ser relacionado com um tema que vos seja caro, como nomes de poetas diferentes, flores, cidades do mundo.

Os cartões pessoais, por razões práticas e económicas são só usados para os convidados mais ilustres, ou seja os que se vão sentar na mesa dos noivos. No caso do casamento ser muito formal aconselha-se a sua utilização para cada convidado individualmente.

Como colocar uma mesa formal apropriadamente

Os talheres devem estar colocados de acordo com os pratos a ser servidos. Devem estar colocados do exterior para o interior.

Coloquem o prato base e do lado esquerdo mais afastado comecem colocando os garfos; primeiro o garfo da salada, garfo de peixe, e o garfo de carne; do lado direito mais afastado coloca-se a colher de sopa, a faca do peixe e por fim a faca de carne junto ao prato. Todas as facas devem ter a lâmina voltada para o prato.

Coloquem talheres de acordo com os pratos que vão servir, neste exemplo assume-se que existe uma salada, uma sopa, um prato de peixe e um de carne.

Os cabos dos talheres devem estar todos alinhados.

O garfo e a colher de sobremesa colocam-se na parte superior do prato, horizontalmente; a colher coloca-se com o cabo para o lado direito e logo acima desta coloca-se o garfo que deve ter o respectivo cabo para o lado esquerdo.

Logo acima da colher e garfo de sobremesa coloca-se o cartão pessoal com o nome do convidado.

O prato do pão e da manteiga coloca-se na parte superior esquerda, logo por cima dos garfos. A faca da manteiga coloca-se horizontalmente sobre o prato com a lâmina para baixo.

Os copos devem ser colocados na parte superior das facas, em que o copo da água se coloca à esquerda do copo de vinho. Cada faca deve ter à sua frente (mais ou menos) o copo correspondente ao vinho ou licor que vai ser servido com cada prato.

O guardanapo coloca-se em cima do prato, ou ao lado direito das facas.

Artigos relacionados

prenda noivo
Se recebeu o romântico anel de noivado, então talvez retribuir ao noivo, possa ser um gesto ainda mais romântico. O anel de...
É de extrema importância que cada um dê as boas-vindas à família um do outro. Depois de...
prato de massa
Evitem estas comidas e sintam-se bem no dia do casamento.
sobremesas de casamento
Os pormenores são a diferença, e pensar neles como algo que fará brilhar qualquer festa, especialmente a do casamento, é uma...

nos fornecedores

CANTATA é um grupo musical criado pela sintonia melódica...
A recém inaugurada Quinta do Monte conta com uma localização...
Momentos especiais merecem o encanto, o requinte e a beleza que...

na galeria

Ferramentas