Colocar extensões de cabelo, sim ou não?

extensões de cabelo

O penteado da noiva faz parte do seu look, e não há mãos a medir: teste de penteado, pintura de cabelo com tempo, tipo de penteado de acordo com o estilo do casamento e com o seu vestido de noiva, acessórios para o penteado… e extensões de cabelo.

Não haja dúvidas, este é um dia especial e todas as noivas desejam estar no seu melhor, por isso, se a possibilidade de colocar extensões no seu penteado para o casamento está a ser considerada, nós vamos ajudá-la a esclarecer algumas das suas dúvidas.

Se nunca usou extensões antes e o pretende fazer no dia do seu casamento, então deve fazer um teste primeiro. Isto porque poderá não gostar do efeito das extensões, de como se sente com elas… idealmente as de clip são as melhores para testar o efeito, porque não são coladas, nem cosidas, nem entrelaçadas, mas informe-se sobre o assunto e no final não deixe de consultar um bom cabeleireiro.

Que tipo de cabelo usar para as extensões

Existem três tipos de cabelo utilizados na colocação de extensões:

  • Cabelo Sintético: o mais fraco em termos de qualidade, a sua composição assemelha-se muito ao cabelo das bonecas.
  • Cabelo Processado: este cabelo é processado, ou seja, são recolhidas quantidades industriais de cabelo humano (a partir de dadores) que são posteriormente banhadas em ácido, em tinta e em silicone para dar brilho e cor homogénea às extensões.
  • Cabelo Natural: obviamente o melhor em termos de qualidade, durabilidade e aspeto. O cabelo 100% natural é alvo de um processo de escolha rigoroso, antes de ser embalado e exportado com certificado de origem, usualmente da Índia. Mantendo a sua escama original, este cabelo não é alvo de nenhum tipo de tratamento químico, tendo um aspeto também natural.

Que método escolher para aplicar as extensões de cabelo

Existem várias técnicas de aplicação de extensões que diferem entre si em diversos aspetos: o tipo de cabelo utilizado, o método de aplicação, a sua duração e o preço. O método de aplicação em si é muito variado e pode incluir entrançamento, fusão a quente, a utilização de cilindros, colas, ceras... Algumas das técnicas mais comuns são as seguintes:

Extensões Trançadas

Com um aspeto mais genuíno, estas extensões não prejudicam o cabelo, acompanhado antes o seu ritmo natural de crescimento. As extensões são entrançadas na cabeça graças às tranças horizontais previamente feitas no cabelo já existente. Este tipo de aplicação demora cerca de 6 horas, e dura cerca de 4 meses.

Extensões Cosidas ou Tissagem

A tissagem implica coser cortinas de cabelo ao cabelo original. Tendo como vantagens o fator preço e um tempo de aplicação mais reduzido, a sua grande desvantagem é não permitir a respiração adequada do couro cabeludo. Usualmente, a sua aplicação demora em média 3 horas, e tem uma duração de cerca de 2 meses.

Extensões com Micro-cilindros

Esta técnica tem várias vantagens, precisamente porque recorre a pequenos cilindros (de apenas 5 mm, que podem ser metálicos, metálicos revestidos de silicone ou plástico), que permitem uma fixação resistente e completamente camuflada pelo couro cabeludo. Usualmente esta aplicação de extensões capilares demora 4 horas a ser feita, e tem uma duração entre 3 e 5 meses.

Extensões de queratina com calor

Um dos métodos mais simples e talvez, por isso mesmo, um dos mais utilizados, implica a colocação das extensões uma a uma. Cada extensão possui uma gota de adesivo de queratina na sua ponta e, com recurso a uma pinça especial aquecida, a queratina derrete, fixando a extensão por completo. Embora moroso, o resultado final é bastante natural. O tempo de aplicação, em média, é de 4 horas e a sua duração varia entre 3 e 6 meses.

Extensões de queratina a frio

Estas extensões têm ao seu serviço as técnicas mais avançadas e rápidas do mercado. A aplicação é muito mais plana e conseguem-se pontos de união perfeitos. A aplicação é muito rápida, cerca de 1 hora, e a sua duração é de 4 a 6 meses.

Extensões coladas

As extensões coladas são ideais para criar um penteado mais elaborado, são mais duráveis que as presas com gancho, assegurando-se que nada sai do sítio durante o dia do casamento. Estas extensões podem durar cerca de 2 meses, mas podem dar mais problemas a remover se o trabalho não for bem feito.

Extensões presas com gancho (clip)

As extensões colocadas com clip podem ser feitas num salão profissional, mas também pode experimentá-las em casa para testar. Isto porque poderá colocá-las no início do dia e removê-las no final, tal como no dia do casamento. Se optar por estas extensões, leve-as ao seu cabeleireiro e faça uma simulação do penteado. Antes do dia do casamento, use o penteado durante um dia, e verifique se estas servem os seus propósitos. Mexa-se, dance, e veja se não caem ou saem do lugar.

Mantenha o look natutal

Se pretende manter um look natural, idealmente deve fazer as extensões algum tempo antes do dia do casamento. Isto para que exista uma habituação à sua nova imagem, especialmente se pretender usar o cabelo solto no dia do casamento. Usar as extensões no seu dia-a-dia será fundamental para que se sinta mais natural e à-vontade no dia do casamento e, claro, também será a melhor forma de perceber se gosta ou não de usar extensões.

Artigos relacionados

penteado e maquilhagem da noiva
A noiva é sempre o centro das atenções, e no dia do casamento deve estar no seu melhor. Os amigos e familiares estão prestes a...
noiva com cabelos apanhados
Quer seja um casamento formal, quer seja um casamento mais casual, o penteado da noiva reflete o seu estilo pessoal. Os...
Penteados de noiva Óscares
Uma boa forma de uma noiva procurar ideias para um penteado elegante, ou até para uma boa maquilhagem de festa ideal para...
Noiva com cabelos soltos
Se optar por exibir os seus cabelos longos e usar o cabelo solto no dia do casamento, então um penteado de noiva solto é...

nos fornecedores

A Noiv’art, situada em Coimbra, surge como manifestação de...
String Quartet Solutions disponibiliza um quarteto, trio ou...
Grupo musical com repertório diversificado, que se dedica a...

na galeria

Ferramentas