Cerimónia de casamento inter-religiosa

casamento inter-religioso

Pode acontecer não partilharem a mesma religião, surgindo um dilema ou porque ambos sempre sonharam com uma cerimónia à luz de uma religião, ou porque não querem desiludir nenhum lado das famílias. Cada religião tem as suas regras acerca da cerimónia, podendo mesmo existir um “não” nas leis da religião onde nem será possível colocar a hipótese de uma cerimónia inter-religiosa.

Na religião católica cristã a cerimónia inter-religiosa propriamente dita não existe. Podem no entanto optar por uma celebração do casamento pela igreja católica com a participação de um outro sacerdote de outra religião. Se um dos noivos for católico cristão e a celebração da cerimónia for feita por um sacerdote cristão, ainda que com a participação de um sacerdote de outra religião, o resultado final do casamento será um casamento católico cristão.

Se as vossas religiões forem mais tolerantes, só terão de encontrar um sacerdote de cada religião que aceite celebrar uma cerimónia conjunta. Esta situação poderá ser difícil de gerir, mas se for possível, talvez seja a mais justa para ambos. Caso a vossa religião não permita cerimónias conjuntas, o ideal será: ou optarem por uma cerimónia apenas civil, ou por uma cerimónia de apenas uma religião, pedindo para serem abençoados pela outra religião, numa cerimónia menos oficial.

Artigos relacionados

casamento campo
Se sonharam com um casamento ao ar livre com um tom rústico e com ar natural, um casamento no campo pode bem ser a realização...
Um casamento católico implica sempre um Curso de Preparação para o Matrimónio anterior ao dia do casamento.
A cerimónia de casamento é dotada de algumas regras de etiqueta que servem para facilitar todo o decorrer da mesma...
hena
O Islão é muito mais que uma religião: suplementa os princípios de uma vida social ou política. O casamento muçulmano pode...

na galeria

Ferramentas