Casar em casa

mesa de festa de casamento debaixo de ramada de uvas

Para alguns noivos, não há lugar melhor para casar que uma casa: um casamento celebrado na tradicional casa de família do noivo ou da noiva. Um casamento em casa pode também ser realizado na casa emprestada de um amigo, na casa dos próprios noivos, ou na casa de um familiar chegado. Se pretendem que o vosso casamento tenha um toque de história e de intimidade, um casamento em casa é, sem dúvida, uma solução cheia de charme.

Caso possuam uma casa à beira-mar ou uma casa de campo, e esse local parece ser um local onde o vosso casamento pode ser um casamento de sonho… Mãos à obra, toca a realizar sonhos!

Questões principais

Quantas pessoas pretendem convidar, existe espaço dentro de casa para acolher todos os convidados com qualidade – senão, será que existe espaço suficiente no exterior para montar uma tenda? Onde vai ser a cerimónia e a receção? A cozinha serve para preparar tudo, ou terá de se mandar vir a comida de fora? Existe exaustor, casas de banho, ar condicionado?

Sentar ou ficar de pé

Se celebrarem a cerimónia em casa, juntamente com a receção do casamento, devem decidir se os convidados irão ficar sentados ou de pé durante a cerimónia, e se essas cadeiras farão falta para a recepção sentada – se sim, quem é que as vai mudar de sítio? Quantas cadeiras terão de alugar?

Alugar uma pista de dança

Já experimentaram dançar na relva? Não o façam, pois a experiência não é muito agradável, a não ser que o façam descalços. Se não tem espaço para os convidados poderem conviver e dançar, considerem alugar uma superfície para o efeito.

Insetos

Dependendo da estação do ano, poderão existir insetos, como mosquitos, entre outros, por isso considerem espalhar velas de citronela, e repelente no local. Não há nada mais desagradável do que insetos mandarem embora os vossos convidados mais cedo.

Estilo vs Local

Escolham um estilo de casamento de acordo com o aspecto do local. A casa e os exteriores são o palco e a inspiração do casamento. Se tem uma casa no campo a decoração pode ser baseada em musgo e flores campestres. Adotem uma decoração pessoal. Se o casamento vai decorrer numa casa tipo solar, provavelmente uma tenda no jardim, com grandes candelabros, será uma opção muito elegante.

Pontos fulcrais

A primeira impressão é muito importante, por isso certifiquem-se que quando os convidados chegarem ao local, eles sentem o espírito do casamento e de toda a decoração. Talvez decorar as árvores da entrada com fiadas de velas, ou as portas com arcos de flores, seja um gesto acolhedor.

Não se esqueçam dos custos escondidos

A não ser que o casamento seja uma cerimónia intimista, não se torna necessariamente mais barato celebrar um casamento em casa. Considerem os custos de tenda, WCs portáteis, aluguer de material de cozinha, contratação de ajudantes, limpeza, arrumação, eletricidade, aluguer de mesas e cadeiras, entre outros.

Licenças

Para além de obviamente deverem avisar os vizinhos do evento, deverão verificar as licenças para o ruído, bem como todas as legalidades necessárias à realização de um evento.

Regras

É importantíssimo transmitirem a ideia dos limites físicos da propriedade e da casa aos convidados. Se pretendem que a casa não seja acedida por ninguém, tranquem todas as portas; se pretendem manter uma parte da casa aberta aos convidados e outras não, coloquem cordões a limitar os locais que não devem de ser acedidos.

Alugar a tenda

Se consideram alugar uma tenda, tenham em atenção pormenores como a climatização, se o casamento será de dia ou de noite, quantidade de convidados, dimensão da banda, local para dançar e tudo mais o que se irá passar na tenda. Alguma tendas são mais à prova de água do que outras; algumas têm laterais removíveis conforme o tempo. Pensem se será necessário aquecer o local, ou arrefece-lo? E se o equipamento elétrico vem junto com a tenda, ou terão de aluga-lo?

Iluminação

Tenham em atenção à iluminação do local, não só no local da recepção do casamento, mas também nas casas de banho, locais onde os convidados possam passar, bem como no local onde estacionam os carros.

Objetos preciosos

Retirem objetos preciosos do caminho. Desta maneira quer vocês, quer os vossos convidados, não terão de se preocupar com acidentes, e os convidados terão mais espaço para se movimentarem livremente. Retirem carpetes que poderão ser estragadas, e tomem medidas para sapatos sujos, pois a chuva é sempre uma hipótese a considerar.

Contratem um artista

Se o tema do casamento será a casa onde o casamento será celebrado, considerem contratar um artista que faça um esboço da casa. Usem este grafismo e imprimam-no em diversos itens do casamento – convites, cartões de agradecimento, cartões de escolta e cartões de localização individuais, entre outros.

Casa emprestada

Se a casa não for vossa, reúnam-se com o dono da casa bem antes do casamento. Falem sobre todas as possibilidades, que partes da casa são permitidas, que partes não o são e certifiquem-se que estão em sintonia. Falem sobre os riscos de um evento com bastantes pessoas e de fazer um seguro de responsabilidade civil.

Catering

O melhor será deixar o catering encarregue a uma empresa especializada. Preparem tudo, falem com a empresa responsável pelo catering, definam que recursos de cozinha são necessários para preparara a comida, bem como os equipamentos eléctricos devido à necessidade de electricidade extra. Discutam também quantas pessoas extras serão necessárias contratar, ou se a empresa trata de providenciar todo o pessoal. Se o contrato do pessoal está por vossa conta, considerem contratar alunos de escolas hoteleiras.

Remodelações

Se pretendem fazer remodelações na casa, decidam o orçamento que podem despender, e tenham a certeza que o layout da casa e do exterior é suficiente para permitir abarcar com o número de convidados do vosso casamento. Se for necessário fazer remodelações contratem uma equipa de remodelação, mas antes de mais elaborem um calendário que permita terminar as remodelações pelo menos um mês antes do casamento. A decoração dos espaços interiores da casa, está adequada ou vai precisar de mudanças? Principalmente nas salas onde os convidados podem parar conversar e conviver.

Deixamos uma lista do que devem ter em conta se pretendem ter um casamento em casa:

  • Lugares sentados. Aluguem cadeiras suficientes para que todos possam ter um lugar sentado.
  • Cozinha. Certifiquem-se que as entradas/saídas da cozinha são amplas e não têm nada a bloqueá-las. As mesas da comida devem ser de acesso fácil.
  • Casas de banho. Contem com uma casa de banho para cada 20 a 50 convidados. Se não existirem mais casas de banho, aluguem casas de banho portáteis de exterior. Optem por fazer destas as casas de banho masculinas.
  • Valores. Não utilizem os vossos objectos pessoais, como pratos, porcelanas antigas, ou cristais. Optem por alugar o material de catering, para evitarem desgostos.
  • Animais de estimação. Coloquem os vossos animais de estimação na casa de um amigo, ou num hotel de animais.
  • Limpeza. Contratem um serviço especialista em limpezas para limparem no dia antes e no seguinte ao casamento. A limpeza não deve ser um motivo de stress, por isso, deixem-na para os profissionais.
  • Electricidade. Se optaram por uma tenda de exterior, não se esqueçam que têm de ter energia suficiente para as iluminações, bem como para o material de som da banda. Levem um electricista ao local para verificar se precisam de geradores adicionais para suportar todo o consumo de energia.
  • Estacionamento. Façam uma simulação dos lugares disponíveis para as viaturas dos vossos convidados; avisem os vossos vizinhos do aumento do tráfego nessa zona, no dia do vosso casamento.
  • Espaços. Lembrem-se de que é necessário espaço para montar a tenda, colocar as cadeiras, atoalhadas e loiças, e um local para colocar a banda e para fazer o baile.

Artigos relacionados

mesa de festa de casamento debaixo de ramada de uvas
Para alguns noivos, não há lugar melhor para casar que uma casa: um casamento celebrado na tradicional casa de família do noivo...
 maquilhagem e tatuagens
Se escolheu um vestido de noiva lindo, mas as costas ou os braços mostram uma tatuagem que não deseja exibir no dia do...
mesa decorada com vasos de flores em tons rosa
Num casamento as flores são quase sempre itens indispensáveis a considerar no orçamento. Para conseguir o...
Primeira dança dos noivos
A primeira dança dos noivos será certamente um momento apreciado, não só pelos noivos como por todos que o assistem. Algumas...

nos fornecedores

Organização de casamentos em locais e actividades...
Organização de eventos. Ideias de Veludo tira dúvidas, organiza...
A Step é o resultado de um projeto profissional de duas sócias,...

na galeria

Ferramentas