5 tradições portuguesas para o casamento

 tradições portuguesas para o casamento

Num casamento português com certeza… pode existir um toque especial tradicional aliado ao presente. Descubram 5 sugestões para temas de casamento que sugerem incorporar a tradição portuguesa no casamento.

1. As rendas

Não há nada tão tradicional e bonito como as rendas ou bordados portugueses: elas existem de norte a sul do país e desde a antiguidade que são estrelas no dia do casamento. Um casamento moderno pode ter reminiscências do passado, incorporando as rendas de uma forma criativa. A avó tem toalhas de renda? Porque não usar algumas para decorar o espaço? Porque não ter um bolo de casamento desenhado com o padrão da renda do vestido da noiva? E usar saquinhos de renda para encher com alfazema para oferecer aos convidados? E se há flor que combina com as rendas são os cravos brancos, de folhas rendadas e puras, nada mais indicado para complementar o dia do casamento.

Créditos imagem: Bolo
Carimbo à venda em: A Vida Portuguesa

2. O bigode republicano

Se há algo que se deve incorporar num casamento é humor. E hoje em dia é comum dar o toque das tradições antigas de forma humorística e divertida. Resultado: fotografias bem alegres para mais tarde recordar. Ofereçam diversos bigodes republicanos aos convidados com uma nota humorística para que se sintam inspirados para uma fotografia bem-disposta. Lembrem-se que o dia do casamento é para ser divertido!


Bigode Republicano à venda em: A Vida Portuguesa 

3. O galo de Barcelos

E que maior imperador da vida portuguesa do que o galo de Barcelos? Hoje em dia este ícone da cultura portuguesa recebeu nova cara e foi criado o galo POP, onde alguns destes espécimes são peças únicas criadas por artistas. Criem o vosso casamento com uma pitada de Portugal, incorporem a tradição, mas de forma moderna! Usem os galos de Barcelos para marcadores de mesas, como porta-alianças, para as crianças colorirem, para que os convidados os assinem com mensagens, enfim…. para darem cor à imaginação do dia do casamento!

Créditos imagens: Galo de Barcelos Pop, Sapatos

4. Os cartões serrote

Porque não usarmos cartões portugueses como cartões de agradecimento, adendas dos convites, para cartões marcadores de local, para dar um sentido de tradição e de elegância ao bom estilo português? Os cartões serrote são únicos e muito divertidos e acima de tudo originais.

Créditos imagens: Cartões Serrote

5. A lavanda e violetas

Para além dos cravos, a lavanda e as violetas são flores de grande tradição portuguesa, mesmo no casamento. O aroma da lavanda é um dos mais apreciados em aromaterapia, e oferecerem lembranças de saquinhos de lavanda, sabonetes Claus de violeta, decorar o bolo de casamento com violetas ou alfazema cristalizadas, incorporar a cor lilás na paleta de cores, decorar com vasos de alfazema, dará ao casamento um caráter português muito elegante.

Créditos imagens: Sabonetes Claus, Flores

Artigos relacionados

sobremesas do casamento
O bolo de casamento é a principal nota doce do casamento. No entanto, podem marcar pontos pela originalidade com as restantes...
Num casamento as flores são quase sempre itens indispensáveis a considerar no orçamento. Para conseguir o...
Hoje em dia existem muitas dúvidas acerca do que fazer e do que não fazer num casamento, e existem muitos mitos com os quais...
noivos com o gato
Os animais de estimação são parte da família de cada um, por isso é muito comum que se desejem incluir num dia tão importante...

nos fornecedores

A Sensus of Beauty dedica-se à maquilhagem para eventos...
Construímos esta empresa na base da experiência, na dedicação e...
Vanessa Campos, com carteira profissional de oficial de...

na galeria

  • noivos abraçados

Ferramentas