14 dicas para realizar um casamento à distância | O Nosso Casamento

14 dicas para realizar um casamento à distância

Organização
Como fazer
Computador

Com planeamento e tempo tudo é possível! Vivem noutro país, mas gostavam de ter um casamento à vossa medida no local onde pelo menos um de vós nasceu? Não vão poder estar durante um ano (tempo necessário para planear um casamento) nesse local, deixando a vossa vida para trás, certo?

Ter a certeza que tudo corre como decidem, é muito difícil, para isso temos 14 dicas para planear um casamento de sucesso à distância.

1. Comecem a pesquisar na internet. Escrevam num motor de busca “casamento” e o local onde desejam que este aconteça, por exemplo: “Portugal, Braga”.

2. Organizem um dossier com diversos itens, como flores, catering, fotografias, etc, para que possam organizar orçamentos, facturas etc. Numa agenda registem sempre os tópicos das conversas tidas ao telefone, bem como um ficheiro no computador com os sites consultados e com os e-mails trocados, para terem uma referência no momento que fizerem, quer transacções, quer orçamentos.

3. Peçam aos fornecedores para enviarem amostras de cores, brochuras, fotografias; para os músicos enviarem gravações de outras performances noutros casamentos. Peçam-lhes referências de outros casais aos quais podem ligar para pedirem referências.

4. Caso decidam ter um(a) designer de casamentos, isto pode ser uma excelente opção pois conhecem os melhores fornecedores de casamento locais, conseguindo os melhores negócios. (Ler artigo: como contratar um organizador de casamentos).

5. Caso tenham familiares próximos do local onde desejam casar peçam-lhes recomendações, peçam-lhes para verificar as vossas escolhas. 

6. Experimentem contactar hotéis locais de renome, estes muitas vezes tem a opção de organizar toda a recepção, deixando muito pouco para fazer. Para além de que estes vos podem recomendar vários outros fornecedores de qualidade bem como floristas ou fotógrafos.

7. Para a florista enviem imagens precisas que pode ser por e-mail (atenção pois as cores dos monitores variam muito), ou directamente por carta, fotografias das flores ou dos arranjos que desejam exactamente. Podem retirar imagens de revistas, ou fotografar as flores que desejam.

8. Preparem a empacotagem do vestido de noiva e da roupa do noivo, para a viagem, com pelo menos 15 dias de antecedência pois se prepararem com menos antecedência, a probabilidade de se esquecerem de alguma coisa é de 99% de hipótese.

9. Actuem localmente, pensem que tipos de flores, de locais, de clima existem no vosso local de casamento. Na altura que se vão casar, voltem isso a vosso favor, podendo poupar trabalho e dinheiro. Por exemplo, se vão casar na Madeira em Julho, podem escolher flores que nessa época existam em abundância, diminuindo o vosso orçamento.

10. Caso só se encontrem com o oficial de cerimónia no dia do vosso casamento peçam previamente um rascunho da cerimónia para negociar mudanças no mesmo caso o desejem fazer.

11. Verifiquem com tempo todas as licenças necessárias ao casamento. (Ler artigo: Trâmites legais para casamento). Contem em ir buscá-las com antecedência, não esquecendo de contar com feriados e fins-de-semana. Podem ter que fazer uma viagem prévia para tratar destes promenores.

12. Marquem pelo menos duas reuniões prévias ao casamento; com o cabeleireiro e maquilhador e com o catering para fazer provas do menu e do bolo de casamento.

13. À medida que o dia do vosso casamento se aproxima verifiquem e reverifiquem todos os itens necessários para fazer e para ter nesse dia.

Sites úteis: 
http://www.dgrn.mj.pt/casar/casam1.asp
http://www.portaldocidadao.pt