11 coisas que nunca (mesmo nunca!) deve dizer a uma noiva

No meio de toda a azáfama típica da organização de um casamento, a última coisa que a noiva precisa é de ouvir comentários menos positivos… Entre uma crítica, um comentário menos agradável ou uma pergunta inadequada, há coisas que não devem ser ditas. Para uma noiva que esteja numa fase mais sensível, ouvir alguns comentários, mesmo quando ditos sem maldade, pode ser altamente stressante. E porque não queremos noivas tristes e nervosas, reunimos as 11 coisas que em momento algum deve dizer a uma noiva!

1. Quanto dinheiro custou a quinta? E o vestido? As flores da igreja foram caras?

O dinheiro gasto no casamento só aos noivos diz respeito. É inapropriado fazer perguntas sobre quanto custou isto ou aquilo só porque tem curiosidade. Se não quer deixar a noiva constrangida, evite fazer perguntas sobre este assunto.

2. Vais emagrecer, certo?

A noiva é que sabe se quer e se precisa de emagrecer. Inclusive, no caso de a noiva já estar a tentar emagrecer, é bastante desagradável ouvir uma pergunta deste género. Mesmo que não o faça com maldade, evite falar à noiva sobre os quilinhos que ela possa ter a mais.

3. O teu vestido é mesmo igual ao da minha amiga Joana que casou o ano passado.

Nenhuma mulher gosta de estar vestida igual a outra…muito menos no dia do casamento! Quando uma noiva compra um vestido, ela escolhe-o porque se sente única e maravilhosa. Portanto, mesmo que já tenha visto o mesmo vestido na sua amiga Joana, não o comente com a noiva… Ok?

4. Tens mesmo a certeza que queres casar?

Partindo do principio que quem organiza um casamento é porque quer dar este passo, não faz sentido nenhum fazer esta pergunta! A noiva está numa fase feliz, mas também de ansiedade e nervosismo e perguntas como esta só a vão irritar e dar asas a sentimentos menos positivos. Se, eventualmente, a noiva parecer reticente na sua decisão, aborde o assunto de uma maneira mais cautelosa e sensata.

5. Vi a meteorologia e parece que vai chover no dia do teu casamento.

Sim, e provavelmente a noiva também já viu e já está nervosa o suficiente com este facto. Não precisamos de piorar a situação, certo? Se quer abordar o assunto, faça-o dando alternativas positivas para contornar a questão.

6. É apenas uma festa, não precisas de te chatear tanto com isso!

Para si pode ser apenas mais uma festa, mas para a noiva é uma grande festa, a maior de todas! Nunca, mas nunca, se refira ao casamento de alguém como sendo “apenas uma festa”. Para quem se está a esforçar para agradar aos convidados, pode até ser ofensivo ouvir uma coisa destas.

7. Não sei para que vais casar, hoje em dia mais de metade das pessoas acabam por se divorciar.

Não sabe, nem precisa de saber! Mesmo dito de forma inocente e sem maldade, este comentário vai entristecer a noiva. Afinal, quando alguém casa, é porque acredita que é para sempre…

8. Vais-me convidar, certo?

Esta é uma das perguntas mais desagradáveis que se pode fazer a alguém que vá casar. Afinal, mesmo quando gostamos das pessoas, por diversos motivos, não é possível convidar toda a gente. Para além disso, para uma noiva, independentemente da resposta, é sempre desagradável ouvir esta pergunta.

9. Porque vais convidar o João? Ele é tão chato…

A lista de convidados apenas aos noivos diz respeito. O casamento é deles, o momento é para celebrar o amor e união deles e, assim sendo, faz sentido convidarem quem eles gostam! Ninguém mais se deve meter neste assunto, certo?

10. Essa decoração não me parece nada chique, acho que não vai impressionar…

Mais um assunto sobre o qual cabe apenas aos noivos tomarem decisões… Os gostos variam de pessoa para pessoa e o que é bonito para uns é feio para outros. Caso queira dar um conselho ou uma opinião, tenha cuidado com a maneira como o vai fazer.

11. O teu pai e a tua mãe vão ficar na mesma mesa? Eles não falam há tanto tempo…

Se os pais da noiva estão separados e têm dificuldades em se relacionaram, acredite que este é um tema de difícil gestão para noiva. Ela é que tem que lidar com o problema e moderar a relação dos próprios pais. Assim sendo, não comente a situação, pois acredite que esse já deve ser um problema bastante inquietante para ela.

Artigos relacionados

Há imensas formas de tornar o seu casamento único e inesquecível. Todos os pormenores contam, verdade? E o momento de atirar o...
bouquet de flores
Quando toca a marcha nupcial e a noiva entra pelo corredor, a primeira coisa que a antecede é o seu belo bouquet. O bouquet...
Se procura inspiração para o seu look de noiva… poderá encontrá-la aqui. Cada noiva tem o seu próprio estilo, e cada casamento...
No meio de toda a azáfama típica da organização de um casamento, a última coisa que a noiva precisa é de ouvir comentários menos...

nos fornecedores

Chamo-me Pedro Filipe. Para mim, a fotografia, mais que um hobby...
atelier Paula Lage O amor não conhece fronteiras... A equipa...
Aluguer de coche para casamentos e outro tipo de eventos.

na galeria

Ferramentas