10 mitos sobre o casamento

Bouquet de rosas

Hoje em dia existem muitas dúvidas acerca do que fazer e do que não fazer num casamento, e existem muitos mitos com os quais devem ter cuidado para não caírem neles, pensando que são obrigações. Ficam aqui 10 mitos sobre o casamento.

1. Os padrinhos de casamento têm de ser os padrinhos de batismo

Os padrinhos de casamento nada têm a ver com os padrinhos de batismo. Se querem convidar padrinhos de batismo para o casamento, não há nada que diga que não o possam fazer, mas antes de decidirem os padrinhos de casamento confirmem que serão pessoas com a proximidade e intimidade suficiente com os noivos para conseguirem ajudar a planear o casamento. Perguntem-se:  “A madrinha vai ser capaz de organizar a despedida de solteira?” (o mesmo para o padrinho);  “A madrinha vai ser capaz de acompanhar a noiva na sua demanda pelo vestido de noiva perfeito?”. Resumidamente: os padrinhos de casamento devem ser os melhores amigos dos noivos para conseguirem ser capazes de cumprir bem as suas obrigações e não alguém que sentem dever em convidar.

2. O nosso amigo faz um trabalho tão bom como um fornecedor

Só porque o vosso amigo tira fotografias bonitas não significa que seja capaz de fazer um bom trabalho no vosso casamento. Os amigos são bons para ter como convidados no dia do casamento; não se esqueçam que o trabalho profissional é isso mesmo, é profissional, e se tiverem de reclamar um mau trabalho não existe amizade no meio para impedir que o façam.

3. O fornecedor é amigo de um amigo e não necessito de me preocupar com nada escrito

Nada contra o facto de se confiar nos amigos, mas quando se trata de negócios não se pode colocar o fator confiança em cima da mesa de negociação. Um contrato de fornecimento de serviços com todas as condições descritas protege ambas as partes, independentemente de ser amigo ou conhecido de algum amigo. Peçam sempre contratos escritos a todos os fornecedores, e faturas! Lembrem-se que não existe nenhum casamento onde tudo corra como os noivos idealizaram.

4. A noiva tem de usar branco

Se o estilo da noiva não está de acordo com o branco, pode usar a cor que melhor ajudará a realçar a sua personalidade. Porém, hoje em dia o branco dos vestidos de noiva já só é branco puro muito raramente. Existem muitos tons de branco desde a pérola ao creme até ao branco champanhe … Adicionalmente ao vestido de noiva, uma noiva não tem necessariamente de usar véu, pode sempre substitui-lo por flores, uma peça de joalharia, nada forçosamente branco, mas sim em cores mais marcantes que podem contrastar com o branco do vestido ou complementar a cor do vestido de noiva. Para além de tudo, pode sempre usar um vestido branco com uma fita de cetim colorida a demarcar a cintura, um bolero colorido, uns sapatos de noiva coloridos, etc…

5. Se foram ao casamento deles têm de os convidar para o vosso

Não têm de convidar ninguém apenas porque foram convidados para o casamento dessas pessoas. O dia é vosso e apenas vocês sabem quem desejam convidar para o vosso casamento. Convidem as pessoas a quem se sentem chegados. Se pretendem dar uma justificação podem sempre dizer que tiveram de restringir a lista de convidados de casamento.

6. Um designer/gestor de casamentos é muito caro

Por vezes apenas um designer/gestor de casamentos é capaz de sugerir ideias, conceitos e mesmo outros fornecedores com quem trabalha, o que poderá fazer com que obtenham uma poupança considerável. Muitos designers/gestores de casamentos trabalham exclusivamente com certos fornecedores – por este motivo conseguem descontos que de outra forma seriam difíceis de obter. Se mesmo assim acharem que é caro contratar um organizador de casamentos podem sempre contratar um gestor de eventos apenas para o dia, para manter tudo a correr sem preocupações.

7. Fazerem tudo vocês poupa muito dinheiro

Pois, nem sempre fazerem tudo vocês mesmos poupa dinheiro. Por um lado, tempo é dinheiro e o tempo e desgaste que se acaba por consumir ao ter de fazer tudo, especialmente se pretenderem fazer tudo de forma correta, não compensa. Antes de decidirem fazer vocês mesmos toda ou alguma parte do casamento, saibam quanto custa serem os profissionais a fazerem-no; e mais importante que isso, calculem o tempo e custo dos materiais, bem como o conhecimento necessário para elaborarem cada projeto do casamento.

8. Os padrinhos têm o dever de pagar as alianças de casamento

Os padrinhos de casamento têm deveres, mas não de oferecer nada em especial, a não ser um presente de casamento como todos os outros convidados. Os padrinhos têm sim o dever de apoiar os noivos no percurso do planeamento do casamento; têm a obrigação de conhecer muito bem os noivos e serem companheiros neste percurso, mantendo uma amizade para a vida.

9. Um casamento é tão caro que não se pode ter um

Nem sempre se tem de fazer um empréstimo para pagar um casamento. Está certo que um casamento, especialmente a receção, custa dinheiro, mas nem sempre tem de custar uma fortuna. Uma lista de convidados mais restrita, um almoço simpático na casa da família, as flores do campo em belos vasos de vidro, o acolher dos convidados com comida caseira e pormenores que farão um casamento de baixo orçamento tão memorável como um cheio de luxo, que implique uma recepção sentada e um jantar de três pratos e uma banda a tocar. Todos os casamentos são especiais e exclusivos. Um casamento para ser um sucesso apenas necessita de dois noivos apaixonados e de uma lista de convidados próximos que sintam genuinamente que querem partilhar este momento especial, por isso, não importa a forma como este é conseguido, nem com o orçamento com que é feito.

10. Temos de se servir pratos consensuais

Mas porquê cair no bacalhau e cabrito? Hoje em dia existe uma seleção inúmera de caterings de excelente qualidade que tanto podem dar sugestões consensuais como outras mais originais. Optar por um prato consensual e outro mais arrojado, tornará uma recepção de um casamento menos monótona. Deem ao chef do catering a oportunidade de vos surpreender previamente ao dia do casamento com algumas sugestões distintas das comuns e surpreendam os vossos convidados também.

Artigos relacionados

A tradição existe: o noivo não deve ver a noiva antes do casamento. Atualmente, apenas 25% dos noivos pretendem ver-se...
recepção de casamento moderna  mesa formal com serviço de vidro castanho
Dispor os convidados  Para fazer um almoço formal e ordenado são necessários 3 tipos de cartões...
cerimónia de casamento
A cerimónia de casamento é dotada de algumas regras de etiqueta que servem para facilitar todo o decorrer da mesma...
mulher com lenço de limpeza de maquilhagem
Às vezes mais importante do que o que fazer é o que não fazer.

nos fornecedores

Coloco qualquer tipo de musica nas festas de acordo com o...
Organizamos e Realizamos Animação em todo o tipo de eventos....
A Quinta Linda Rosa, situada numa zona repousante e apaixonante...

na galeria

Ferramentas